O que significa gratidão? Conheça os benefícios de ser grato no dia a dia

O que significa gratidão? Conheça os benefícios de ser grato no dia a dia

9 minutos de leitura

Você já agradeceu hoje? Ser grato por tudo o que acontece de bom em nossa vida é muito importante e é uma prática que deve ser levada para o dia a dia. Mas, afinal, você sabe o que significa gratidão? O sentimento promove um ciclo do bem, mas vai muito além. Quem é grato tem muito mais felicidade e até mesmo saúde e bem-estar. 

Vamos conversar sobre a gratidão? Acompanhe o artigo abaixo para entender seu significado, benefícios e, ainda, dicas para ser mais grato no seu dia a dia. Vamos lá?

Afinal, o que significa gratidão?

Mais do que uma hashtag em legendas no Instagram, a gratidão é um sentimento e um estado de espírito, além de um hábito que deve ser aprimorado todos os dias. O poder da gratidão está inerentemente relacionado à felicidade.

Conseguir praticar a gratidão todos os dias trará mais bem-estar e plenitude, além de ajudar a transformar a forma como você vê e vive a vida.

Você sabe qual o significado de gratidão? Segundo o dicionário Aurélio, a definição de gratidão é:

      Substantivo feminino

  1. Qualidade de quem é grato.
  2. Reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento, reconhecimento. 

Ou seja, de forma simples, podemos dizer que gratidão significa reconhecimento. Gratidão é uma expressão emocional voltada para quem age de forma positiva diante dos acontecimentos e nos ajuda a enxergar o lado bom da vida.

Inicialmente, a gratidão era considerada apenas uma expressão em forma de gestos ou palavras para agradecer aos outros por nos ajudarem quando precisamos.

Porém, sentir-se grato também está associado a um estado de espírito pessoal e não se trata apenas de coisas boas. A gratidão pode estar relacionada a todos os eventos na vida de uma pessoa, e ela também pode ser grata pelas experiências ruins que a fizeram aprender.

Portanto, a gratidão não pode estar relacionada apenas à graça ou ajuda recebida, mas também é saber ser grato por todas as experiências que uma pessoa tem em sua vida e em seus relacionamentos.

Origem da gratidão

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O termo gratidão tem origem no latim “gratitudine”, que expressa o reconhecimento das coisas boas que aconteceram com você. Na verdade, reconhecer um bem recebido é a alta qualidade de quem é grato.

Acredita-se que a palavra tenha se originado de filosofias orientais, como yoga e zen budismo. Para os praticantes dessas filosofias, a gratidão é algo extremamente natural, e não apenas pelos benefícios recebidos, mas também pela vida, universo, natureza, família, entre outras coisas. 

Ah, e não para por aí! Ela também tem um significado muito importante no contexto religioso, pois a gratidão a Deus é um dos princípios do cristianismo. Aliás, na Bíblia, existem diversos versículos que mencionam que devemos ser gratos em todas as situações porque é a vontade de Deus. 

Os principais benefícios de praticar a gratidão

Além de entender o que significa gratidão, é importante saber que ser grato proporciona diversos benefícios e é fundamental para a felicidade e os relacionamentos. Portanto, o nível de gratidão que mantemos em nossas vidas muda nossa saúde física e mental. Em outras palavras, nossa felicidade e bem-estar também dependem de nossa gratidão.

Ainda, os benefícios da gratidão vão além da construção de relacionamentos saudáveis, com ganhos emocionais que o sentimento pode proporcionar. 

A gratidão estimula o hipotálamo, uma área do cérebro que conecta o sistema nervoso ao sistema endócrino por meio de uma glândula chamada hipófise. Depois, é liberada a ocitocina na corrente sanguínea. Os resultados dessa ação são:

  • Maior afeto;
  • Tranquilidade;
  • Diminuição da ansiedade e medo;
  • Aumento de emoções positivas;
  • Maior satisfação com a vida;
  • Vitalidade;
  • Otimismo.
  • Aumento dos sentimentos de compaixão e generosidade. 

Um dos principais benefícios da gratidão é o aumento da compaixão e generosidade, o que é essencial para construir relacionamentos saudáveis. Por isso, agradecer de forma consciente, reconhecendo o desprendimento do outro, abre as portas para o nascimento de relacionamentos. 

Redução de sentimentos negativos

Outro importante benefício da gratidão é seu papel na redução de sentimentos ruins e energias negativas. O que é muito importante até mesmo para evitar doenças. 

Nosso corpo e mente não foram feitos para carregar sentimentos ruins e, quando eles se acumulam, o corpo encontra meios de manifestar problemas, levando à diversas doenças.

Para que tenha uma ideia, segundo pesquisadores da Universidade de Concordia, em Montreal (Canadá), os sentimentos negativos podem danificar o metabolismo, o sistema imunológico e os órgãos do corpo. Esses sentimentos ruins também são responsáveis por desequilibrar os nossos chakras. 

Por outro lado, os pensamentos positivos melhoram até mesmo a saúde do cérebro e coração, reduzindo riscos de ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC). 

Melhora a autoestima e sensações de prazer 

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Quando experimentamos sentimentos de gratidão, estimulamos o ‘sistema de recompensa’ do nosso cérebro. Graças a este sistema, temos uma sensação de bem-estar em relação às emoções.

Por isso, quando expressamos gratidão, estamos estimulando o funcionamento desse sistema, que é a base neurológica de nossa autoestima, satisfação, bem-estar e prazer. 

Em outras palavras, quando o cérebro percebe que algo bom aconteceu ou que somos gratos por algo, uma substância chamada dopamina é liberada. Este neurotransmissor é responsável pela sensação de recompensa e prazer.

Enquanto isso, a dopamina promove os resultados de realização e, portanto, nos encoraja a sempre agir em direção a outros objetivos, propósitos e necessidades.

Foco no que é realmente importante

A gratidão ajuda a criar uma espécie de filtro mental e emocional que nos leva a dar valor aos detalhes do dia a dia. Ao estar mais presente e consciente de tudo ao seu redor, é possível discernir aquilo que merece nossa atenção, tempo e esforço.

Sentir-se grato por cada momento ajuda a focar naquilo que é realmente importante, diminuindo o fluxo de pensamentos e emoções desnecessariamente negativos.

Reconhecimento das bênçãos diárias

Estamos constantemente preocupados com coisas supérfluas que nos desgastam mais do que somos capazes de perceber. Seja com prazos para cumprir no trabalho, horas gastas no trânsito, discussões sem sentido com pessoas que amamos, estamos sempre irritados com coisas que demandam energia que poderia ser gasta com algo que de fato nos faz bem.

A gratidão ajuda a reconhecer os detalhes que enfeitam os nossos dias, aqueles momentos que nos mostram como somos abençoados e como devemos agradecer por tudo o que temos. Seja um emprego, a possibilidade de nos locomovermos por aí, a presença das pessoas que amamos na nossa vida. Tudo é motivo para agradecer e, percebendo isso, a vida fica bem mais leve.

Desenvolvimento do otimismo

Em meio ao caos, é fácil se apegar mais ao que existe de negativo ao invés de procurar ser otimista em relação à vida. Ao praticar a gratidão como um exercício diário e constante, é possível alterar a forma como enxergamos o mundo e vivemos a vida.

Diante disso, sentir-se grato pelos detalhes ajuda a transformar o funcionamento da mente para que ela passe a estimular comportamentos e instintos mais positivos.

Ao ver o copo meio cheio, aprendemos a enxergar até mesmo as situações mais difíceis com otimismo, encontrando uma oportunidade de aprendizado em cada obstáculo da vida.

Como praticar a gratidão no dia a dia

Sentir-se grato é um exercício diário que precisa ser trabalhado constantemente. A gratidão não é apenas uma palavra bonita e motivacional, ela carrega uma força e pode realmente ser responsável por mudanças incríveis.

Agora que sabemos um pouco mais sobre os benefícios da gratidão, vamos aprender como praticá-la diariamente em busca de bem-estar e qualidade de vida!

Diante de tantos benefícios, você sabe como ser grato no dia a dia ou quais os exemplos de gratidão podemos praticar em nossa vida? Pois saiba que existem diversas pequenas ações que podemos fazer para ser mais gratos e melhorar nossa saúde e ter mais alegria na vida.  

Então, agora que você já sabe o que significa gratidão, vamos aprender a colocá-la em prática. 

Dê valor às coisas simples à sua volta

Imagine uma flor crescendo, um passarinho cantando ou uma criança sorrindo. Você agradece pelas coisas simples à sua volta? Essa é uma excelente maneira de começar a praticar a gratidão. 

Um hábito muito comum é que as pessoas esperam grandes acontecimentos para serem gratas, mas a felicidade deve estar nas pequenas coisas do dia a dia. Seja grato por acordar bem, por estar saudável, por ter um trabalho, por ter um teto. 

Dê valor ao que você tem e não somente ao que quer

Uma grande oportunidade de praticar a gratidão é agradecer por aquilo que você tem. Todas as pessoas têm sonhos e metas e isso é muito bom. Porém, o problema está em ficarmos esperando alcançar esses sonhos para ser feliz e grato. 

Por exemplo, um empreendedor tem o sonho de ter uma empresa multinacional com milhares de clientes. Porém, ele deve lembrar que tudo começa com o primeiro passo e ser grato por cada novo cliente que ele consegue. 

Plante e pratique o bem

A gratidão é como um ciclo. A melhor maneira de agradecer por algo é retribuir o que é bom. É um ciclo: você recebe boas energias, irradia boas vibrações e tudo funciona assim. Sua boa energia cria mais positividade e tudo volta para você. 

Dessa forma, quando você é grato e pratica o bem, a gratidão está sendo plantada e outras pessoas continuarão a fazer esse ciclo girar. 

Busque o autoconhecimento

Buscar conhecer a si próprio é um exercício que demanda força de vontade, peito aberto e disposição para aprender, mesmo que cause desconforto no início. Ao olhar para si e tentar se conhecer de forma honesta e bondosa, é fácil reconhecer padrões de comportamento e entender melhor como funciona seu fluxo de pensamentos.

Dessa forma, você identifica o que é possível mudar, o que precisa ser trabalhado e onde a gratidão pode e deve atuar de forma mais intensa.

Medite

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A meditação é um hábito que pode potencializar o autoconhecimento, além de ajudar a acalmar a mente, melhorar a respiração, trazer a atenção para o momento presente e distribuir melhor as energias pelo corpo.

Procure dedicar pelo menos 20 minutos por dia para meditar. Para isso, comece sentando de forma confortável, com a coluna ereta e as mãos apoiadas sobre os joelhos. Então, feche os olhos e concentre na sua respiração, inspirando e expirando devagar, dedicando tempo a esse movimento tão natural.

Depois de acalmar a respiração, observe o fluxo de pensamentos, sem render nenhum tópico, apenas observando como os pensamentos vem e vão.

Entoe mantras

Entoar mantras pode parecer algo inofensivo, mas eles são orações intensas com poderes inacreditáveis. Em muitas culturas os mantras são entoados antes de realizar as mais simples tarefas como comer, tomar banho e até mesmo pisar no chão. Isso porque eles buscam conectar corpo, mente e espírito ao mesmo tempo em que pedem e agradecem.

Mantras são formas de vocalizar sentimentos, ao mesmo tempo em que vários deles contém frases e palavras de gratidão, o que ajuda a trazer essa prática para o dia a dia de forma ainda mais natural e bonita.

Conhecendo o poder da gratidão, você pode perceber que sua prática é extremamente benéfica, porque ajuda a acalmar a mente, transforma a maneira com a qual vivemos a vida e traz diversos benefícios físicos.

Agora que você sabe o que significa gratidão, pelo que você é grato? Todos os dias, pela manhã, faça uma pequena lista com 3 coisas pelas quais você é grato. Ao final do dia, faça novamente. Você irá perceber como com o tempo fica fácil de fazê-las e como sua vida fica mais leve e saudável!

Falando em gratidão, os mantras são importantes palavras que nos ajudam a ter mais positividade e elevação, facilitando assim a prática da gratidão. Então, confira o nosso artigo com 5 mantras para você praticar

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