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Conheça as 4 principais técnicas de respiração para relaxamento

Nós desaprendemos a respirar ao longo da vida, pois deixamos que as tensões e o estresse da rotina dominem nosso corpo e nossa mente. Como forma de restabelecer o controle e o ritmo natural dessa função, podemos recorrer às técnicas de respiração para relaxamento.

O yoga traz ensinamentos sobre os pranayamas, que são exercícios respiratórios voltados para o equilíbrio da energia vital, o fortalecimento do sistema imunológico, a diminuição da ansiedade e o aumento da concentração.

Essas práticas de respiração milenares baseiam-se em quatro movimentos: a inspiração (Puraka), a expiração (Rechaka), a retenção com os pulmões cheios de ar (Antara Kumbhaka) e a retenção com os pulmões vazios (Bahya Kumbhaka).

O “respirar consciente” também está ligado ao conhecimento das respirações baixa (abdominal ou diafragmática), média (intercostal) e alta (sub-clavicular). O domínio da respiração completa é essencial para a realização dos 4 principais pranayamas listados a seguir. Confira!

1. Sama Vritti Pranayama

A Sama Vritti Pranayama é conhecida como respiração igual, simétrica ou quadrada. Caracteriza-se pela repetição de um ciclo respiratório composto de inspirações, expirações e retenções com duração regular. Com essa prática, o estresse e a ansiedade dão lugar a uma sensação de calma e de bem-estar.

O foco desse exercício é igualar o tempo de cada movimento da sequência. Por exemplo, você deve:

  • inspirar em 4 segundos;
  • reter a respiração com os pulmões cheios em 4 segundos;
  • expirar em 4 segundos;
  • reter a respiração com os pulmões vazios em 4 segundos.

2. Nadi Shodhana Pranayama

A Nadi Shodhana Pranayama é uma técnica de respiração alternada. Nela, o praticante realiza uma sequência básica de movimentos, ora obstruindo a narina direita, ora a narina esquerda, enquanto os pulmões estão cheios de ar.

A prática periódica desse pranayama auxilia no processo de limpeza e purificação dos canais de energia do corpo. Essa técnica também ajuda a relaxar, a afastar o estresse e a preparar a mente para entrar em estado meditativo.

3. Adhama Pranayama

O foco da Adhama Pranayama é a respiração abdominal. Esse exercício é bastante indicado para quem sofre de insônia, pois ajuda a acalmar a mente na hora de dormir. Ele também auxilia no controle e na diminuição de sintomas de ansiedade e de depressão.

Ao iniciar essa técnica de respiração para relaxamento, o praticante deve apoiar as mãos sobre o abdômen para levar a consciência respiratória para esta musculatura e sentir os movimentos do diafragma durante a inspiração e a expiração.

4. Ujjayi Pranayama

A Ujjayi Pranayama é uma técnica que envolve respirações completas e profundas com uma leve contração da garganta. Isso é feito durante a inspiração e a expiração para diminuir a passagem de ar, o que resulta em um sussurro ou ruído baixo.

Para a realização de todos os exercícios apresentados, é importante contar com a orientação e o acompanhamento de um professor ou instrutor de yoga. Lembre-se de que o domínio da respiração completa e o controle do corpo e da mente demandam tempo e dedicação. 

Agora que você já conhece as principais técnicas de respiração para relaxamento, leia nosso artigo sobre os benefícios do incenso de cravo que podem facilitar ainda mais sua busca por momentos de equilíbrio e prosperidade. 

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