Confira como ter uma vida zen e plena

Confira como ter uma vida zen e plena

3 minutos de leitura

Ter uma vida zen é um dos grandes objetivos de muitos de nós. No entanto, as preocupações, a ansiedade e o estresse que nos circulam, muitas vezes, parecem sugar nossa energia. Nesse sentido, começar compreendendo o que é o conceito pode ajudar na jornada.

A palavra zen tem como significado estar em estado contemplativo e meditativo. Para isso, é necessário seguir algumas práticas — entre elas a meditação. O zen tem uma história que começa pelo mestre indiano Bodhidharma, que levou suas práticas até a China.

No Japão, o zen ganhou força com as práticas disseminadas por Doguen Zenji e incorporou aspectos da cultura local. Por isso é comum e correto associarmos o zen com um estado de serenidade e paz. Mas afinal, como obter esse estado, uma vez que precisamos lidar com tantas frustrações naturais da vida humana?

Neste post, conheça algumas dicas para colocar em prática no seu cotidiano e ter uma vida mais zen. Aproveite-as!

Faça uma coisa de cada vez

Mesmo que de forma mental (executar uma tarefa pensando na próxima), o acúmulo de atividades é uma das razões do aumento do estresse e da ansiedade. Fazer uma tarefa de cada vez é uma forma de manter o foco e efetuá-la com mais eficiência.

Para isso, é necessário prestar atenção em todas as etapas dela. Desde minimizar uma janela no computador até algum afazer doméstico ou cuidado com o corpo, coloque sua atenção total em cada mínima etapa.

Aproveite o presente

Essa dica está diretamente ligada à acima. A ansiedade nada mais é do que a antecipação de diversas tarefas e hipóteses. Contudo, muitas estão no futuro e sobre elas não temos controle, afinal, não temos como acelerar o tempo.

Estar presente no aqui e agora é um dos pilares do budismo e uma das práticas para alcançar uma vida zen. Para praticar, basta tirar o foco dos pensamentos e sentimentos que causam dores e colocá-lo nas ações.

Como exemplo, sinta os sentidos — como se permitir ouvir mesmo que barulhos muito altos e irritantes — e aceite-os ou toque em algum objeto e preste atenção a movimentos do corpo e use essa ação para viver o momento presente em sua totalidade.

Medite para uma vida zen

Com a prática frequente de meditação, nosso cérebro fica mais oxigenado e relaxado, o que possibilita que pensemos e olhemos os acontecimentos de uma forma mais clara. Assim, prestamos mais atenção e contemplamos mais a vida.

Cada um pode encontrar a melhor forma para meditar. E não é preciso estar em um ambiente silencioso e específico para isso. Voltar a atenção para a respiração e para o momento presente já são formas de entrar em estado meditativo. Assim sendo, você pode praticar em qualquer lugar!

É justamente nos momentos mais conturbados do cotidiano que viver uma vida zen faz diferença. Com a prática meditativa e de contemplação do que é real e do que é fruto da nossa mente, nossa mudança de comportamento quando uma frustração aparece pode ser notada.

Por fim, não podemos esquecer que o autoconhecimento é uma jornada individual. Precisamos nos perdoar e não querer apressar entrarmos em um estado zen. Se falharmos em algum momento, não devemos nos culpar por isso.

Então, gostou do post? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento para uma vida zen!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest