Ter uma vida zen é um dos grandes objetivos de muitos de nós. No entanto, as preocupações, a ansiedade e o estresse que nos circulam, muitas vezes, parecem sugar nossa energia. Nesse sentido, começar compreendendo o que é o conceito pode ajudar na jornada.
A palavra zen tem como significado estar em estado contemplativo e meditativo. Para isso, é necessário seguir algumas práticas — entre elas a meditação. O zen tem uma história que começa pelo mestre indiano Bodhidharma, que levou suas práticas até a China.
No Japão, o zen ganhou força com as práticas disseminadas por Doguen Zenji e incorporou aspectos da cultura local. Por isso é comum e correto associarmos o zen com um estado de serenidade e paz. Mas afinal, como obter esse estado, uma vez que precisamos lidar com tantas frustrações naturais da vida humana?
Neste post, conheça algumas dicas para colocar em prática no seu cotidiano e ter uma vida mais zen. Aproveite-as!
Faça uma coisa de cada vez
Mesmo que de forma mental (executar uma tarefa pensando na próxima), o acúmulo de atividades é uma das razões do aumento do estresse e da ansiedade. Fazer uma tarefa de cada vez é uma forma de manter o foco e efetuá-la com mais eficiência.
Para isso, é necessário prestar atenção em todas as etapas dela. Desde minimizar uma janela no computador até algum afazer doméstico ou cuidado com o corpo, coloque sua atenção total em cada mínima etapa.
Aproveite o presente
Essa dica está diretamente ligada à acima. A ansiedade nada mais é do que a antecipação de diversas tarefas e hipóteses. Contudo, muitas estão no futuro e sobre elas não temos controle, afinal, não temos como acelerar o tempo.
Estar presente no aqui e agora é um dos pilares do budismo e uma das práticas para alcançar uma vida zen. Para praticar, basta tirar o foco dos pensamentos e sentimentos que causam dores e colocá-lo nas ações.
Como exemplo, sinta os sentidos — como se permitir ouvir mesmo que barulhos muito altos e irritantes — e aceite-os ou toque em algum objeto e preste atenção a movimentos do corpo e use essa ação para viver o momento presente em sua totalidade.
Medite para uma vida zen
Com a prática frequente de meditação, nosso cérebro fica mais oxigenado e relaxado, o que possibilita que pensemos e olhemos os acontecimentos de uma forma mais clara. Assim, prestamos mais atenção e contemplamos mais a vida.
Cada um pode encontrar a melhor forma para meditar. E não é preciso estar em um ambiente silencioso e específico para isso. Voltar a atenção para a respiração e para o momento presente já são formas de entrar em estado meditativo. Assim sendo, você pode praticar em qualquer lugar!
É justamente nos momentos mais conturbados do cotidiano que viver uma vida zen faz diferença. Com a prática meditativa e de contemplação do que é real e do que é fruto da nossa mente, nossa mudança de comportamento quando uma frustração aparece pode ser notada.
Por fim, não podemos esquecer que o autoconhecimento é uma jornada individual. Precisamos nos perdoar e não querer apressar entrarmos em um estado zen. Se falharmos em algum momento, não devemos nos culpar por isso.
Então, gostou do post? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento para uma vida zen!