Como ter mais qualidade de vida e bem-estar? Descubra aqui!

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3 minutos de leitura

Para dar conta de todas as tarefas que surgem ao longo do dia, acabamos deixando de lado nossas próprias necessidades e entramos em uma rotina estressante e desenfreada. Mas, para ter mais qualidade de vida e bem-estar, precisamos nos esforçar para mudar alguns hábitos e incluir atividades prazerosas na agenda.

Apesar de parecer um grande desafio, essas mudanças podem ser feitas de forma gradativa, seguindo suas preferências e o tempo que você tem disponível. Ainda não sabe por onde começar? Então, confira algumas dicas simples para ter uma vida mais leve e produtiva!

Cuide da alimentação

Manter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. A deficiência ou o excesso de nutrientes no organismo pode trazer graves consequências para a saúde, como enfraquecimento do sistema imunológico e aumento do risco de doenças.

Por isso, o cardápio precisa ser composto por diferentes grupos alimentares, entre os quais podemos destacar vitaminas, sais minerais, proteínas, carboidratos e até mesmo gorduras. Também é importante dar atenção especial à procedência, certificação e validade dos alimentos e diminuir o consumo de industrializados — os quais geralmente apresentam aditivos químicos, como conservantes e aromatizantes.

Faça exercícios físicos regularmente

Além de garantir condicionamento físico e fortalecimento muscular, a prática regular de exercícios ajuda a diminuir a ansiedade, aliviar o estresse e melhorar o humor e a autoestima, sendo uma grande aliada de quem quer se sentir bem e ter mais disposição no dia a dia.

Contudo, diferentemente do que muitos pensam, fazer atividade física não é sinônimo de exercícios pesados e que exigem muito esforço. O tai chi chuan e o yoga, por exemplo, são práticas milenares que combinam exercícios corporais de baixo impacto e meditação, estimulando o autoconhecimento e o equilíbrio físico, psicológico e espiritual.

Tenha boas noites de sono

Dormir poucas horas pode trazer consequências desagradáveis no dia seguinte, como mau humor, dor de cabeça, ansiedade, falta de atenção e cansaço. Quando isso acontece com frequência, os problemas podem se agravar, prejudicando sua saúde e o desempenho nas tarefas no longo prazo. De maneira geral, recomenda-se que a noite de sono dure de 7 a 9 horas.

Porém, nem todo mundo consegue dormir o suficiente devido a estímulos externos ou falta de costume. A dica é evitar a ingestão de alimentos e bebidas estimulantes antes de deitar, desligar aparelhos eletrônicos com, pelo menos, uma hora de antecedência e deixar o ambiente relaxante e acolhedor. Este último pode ser feito com o uso de colchão e travesseiro confortáveis, cores claras nas paredes, iluminação baixa ou indireta e aromas naturais que melhoram a qualidade do sono, como lavanda e bergamota.

Inclua momentos de lazer na rotina

Separar um tempo para fazer atividades divertidas, prazerosas ou que não exigem muito planejamento é fundamental para renovar as energias. Ir ao cinema, almoçar com os amigos, encontrar com a família, passar uma tarde no parque, meditar, ler um livro ou fazer atividades manuais são formas simples de relaxar, expandir os horizontes e construir novas memórias ao lado de quem você gosta.

Esses momentos de felicidade e descontração fazem toda a diferença para manter o corpo e a mente sempre ativos e saudáveis. Quer compartilhar suas experiências ou tirar alguma dúvida sobre como ter mais qualidade de vida e bem-estar? Deixe um comentário neste post!

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