fbpx

Como praticar yoga e ter uma vida mais equilibrada e feliz?

3 minutos de leitura

O estresse e a correria do dia a dia nos levam a buscar novas formas de nos conectarmos com nós mesmos e o mundo. Por isso, cada vez mais pessoas têm mostrado interesse em aprender a como praticar yoga para alcançar o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito.

O yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia e popularizou-se no Ocidente por meio do Hatha Yoga, uma modalidade que utiliza exercícios de respiração (pranayama), posturas (asanas) e meditação (dhyana) como caminho para o autoconhecimento.

Os benefícios do yoga vão muito além do condicionamento físico. Essa filosofia de vida também auxilia na diminuição da ansiedade, na melhora da autoestima e na quebra de padrões de comportamento prejudiciais à saúde física e mental.

Quer começar a praticar yoga? Então, confira algumas dicas essenciais para aproveitar ao máximo os momentos de concentração, relaxamento e bem-estar.

Busque orientação de um professor

Atualmente, há uma infinidade de livros, revistas, sites, vídeos e aplicativos sobre yoga, que auxiliam, e muito, os iniciantes na prática. Porém, é justamente nesse estágio que mais precisamos da orientação de um professor treinado que ensine as técnicas e aponte os erros de execução.

Receber instruções de um professor é de extrema importância até mesmo para quem já é mais experiente, principalmente quando se quer aprender novas posturas e aprimorar as técnicas de respiração e meditação, evitando, assim, fraturas, lesões e outros problemas de saúde.

Inclua o yoga na sua rotina diária

A regularidade é a chave para manter a motivação em qualquer atividade física. Por isso, é importante reservarmos alguns minutos do nosso dia para praticar yoga com o intuito de observar nossas virtudes e fraquezas e refletir sobre nossa relação com os outros e com o que nos cerca.

Respeite os limites do seu corpo

Saber respeitar as próprias limitações é uma das lições do yoga. Durante a prática, evoluímos e aprendemos a observar e a “ouvir” o nosso corpo, aguçando a percepção de que somos responsáveis pela nossa integridade, saúde e felicidade.

Tenha paciência, encontre o seu ritmo e tente compreender a lógica por trás da ordem de execução das posturas de força, flexibilidade e equilíbrio. Assim, será mais fácil conhecer o próprio corpo e as possibilidades de movimento. Para aumentar a consciência sobre si mesmo, finalize a prática com relaxamento, respiração e meditação.

Prepare o ambiente

O local onde se pratica yoga é tão importante quanto o conhecimento das técnicas. Escolher um espaço amplo, relaxante, silencioso e com boa iluminação é o ideal, mas sabemos que esse cenário não se encaixa na realidade da maioria das pessoas, principalmente das que vivem em cidades grandes.

Por isso, encontre um lugar arejado e com espaço suficiente para estender o tapete de yoga, e prepare o ambiente com incensos naturais, sons da natureza ou mantras para harmonizar o seu estado de espírito. Opte também por roupas leves e que permitam liberdade de movimento.

Agora que você já conhece as principais dicas de como praticar yoga para ter uma vida mais equilibrada e feliz, siga nossa página no Facebook para acompanhar novos artigos sobre autoconhecimento e qualidade de vida.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

Um Comentário

Compartilhe este post com mais pessoas!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on pinterest
Pinterest