Como praticar yoga e o hatha Yoga? Confira dicas e benefícios

Como praticar yoga e o hatha Yoga? Confira dicas e benefícios

9 minutos de leitura

O estresse e a correria do dia a dia nos levam a buscar novas formas de nos conectarmos com nós mesmos e o mundo. Por isso, cada vez mais pessoas têm mostrado interesse em aprender a como praticar yoga para alcançar o equilíbrio entre o corpo, a mente e o espírito. Uma de seus vertentes é o Hatha Yoga.

Essa é uma modalidade que utiliza exercícios de respiração (pranayama), posturas (asanas) e meditação (dhyana) como caminho para o autoconhecimento.

O yoga é uma prática milenar que surgiu na Índia e popularizou-se no Ocidente por meio do Hatha Yoga. O que acha de começar a praticar. Confira algumas dicas para se preparar e posições para repetir. Confira.

Como praticar Yoga?

Os benefícios do yoga vão muito além do condicionamento físico. Essa filosofia de vida também auxilia na diminuição da ansiedade, na melhora da autoestima e na quebra de padrões de comportamento prejudiciais à saúde física e mental. Porém, é preciso se preparar antes de praticar.

Quer começar a praticar yoga? Então, confira algumas dicas essenciais para aproveitar ao máximo os momentos de concentração, relaxamento e bem-estar. Depois, confira os benefícios do praticar o hatha yoga.

Busque orientação de um professor

Atualmente, há uma infinidade de livros, revistas, sites, vídeos e aplicativos sobre yoga, que auxiliam, e muito, os iniciantes na prática. Porém, é justamente nesse estágio que mais precisamos da orientação de um professor treinado que ensine as técnicas e aponte os erros de execução.

Receber instruções de um professor é de extrema importância até mesmo para quem já é mais experiente, principalmente quando se quer aprender novas posturas e aprimorar as técnicas de respiração e meditação, evitando, assim, fraturas, lesões e outros problemas de saúde.

Inclua o yoga na sua rotina diária

A regularidade é a chave para manter a motivação em qualquer atividade física. Por isso, é importante reservarmos alguns minutos do nosso dia para praticar yoga com o intuito de observar nossas virtudes e fraquezas e refletir sobre nossa relação com os outros e com o que nos cerca.

Respeite os limites do seu corpo

como praticar yoga

Saber respeitar as próprias limitações é uma das lições do yoga. Durante a prática, evoluímos e aprendemos a observar e a “ouvir” o nosso corpo, aguçando a percepção de que somos responsáveis pela nossa integridade, saúde e felicidade.

Tenha paciência, encontre o seu ritmo e tente compreender a lógica por trás da ordem de execução das posturas de força, flexibilidade e equilíbrio. Assim, será mais fácil conhecer o próprio corpo e as possibilidades de movimento. Para aumentar a consciência sobre si mesmo, finalize a prática com relaxamento, respiração e meditação.

Prepare o ambiente

O local onde se pratica yoga é tão importante quanto o conhecimento das técnicas. Escolher um espaço amplo, relaxante, silencioso e com boa iluminação é o ideal, mas sabemos que esse cenário não se encaixa na realidade da maioria das pessoas, principalmente das que vivem em cidades grandes.

Por isso, encontre um lugar arejado e com espaço suficiente para estender o tapete de yoga, e prepare o ambiente com incensos naturais, sons da natureza ou mantras para harmonizar o seu estado de espírito. Opte também por roupas leves e que permitam liberdade de movimento.

Hatha Yoga: conheça esse tipo de yoga e suas posições

Entre os diversos tipos de yoga, um muito popular é a hatha yoga. Essa é uma prática que envolve a manutenção de posturas corporais específicas, chamadas asanas. A Hatha Yoga trabalha a força muscular e conecta sua mente ao seu corpo, além de outros benefícios. 

O que é Hatha Yoga?

A prática do yoga é milenar, mas geralmente ficava restrita a um grupo seleto de pessoas consideradas mais espiritualizadas. No entanto, nos últimos anos, ela deixou o Oriente para ganhar adeptos no mundo todo. Atualmente, você pode encontrar escolas e aulas de yoga com facilidade em diversos cantos do planeta.

É importante entender também que o yoga é considerado por muitos como uma filosofia de vida, ou seja, vai além de apenas uma forma de exercício físico. Há diferentes tipos de prática que seguem linhas diferentes. 

Um dos tipos mais tradicionais é o hatha yoga. Seu significado literal é “hatha-força”, ou seja, “a força do yoga” e é a prática ideal para quem busca equilíbrio, energia e disposição diária.

O hatha yoga tem como foco as asanas (posturas) e pranayama (técnicas de respiração), sendo um dos métodos mais indicados para iniciantes e quem tem dificuldade em fazer exercícios mais difíceis, principalmente por ser uma atividade de baixo impacto. 

Dessa forma, a hatha yoga é composta de três práticas principais:

  • Posturas corporais (asanas);
  • Técnicas de respiração (pranayama);
  • Relaxamento e meditação (dyana). 

Em uma aula de hatha yoga, você pode aprender sobre diferentes maneiras de controlar sua respiração ou como sentar-se para meditar, além de trabalhar as posições de yoga.

Quais são os benefícios da Hatha Yoga?

É importante lembrar que o yoga não é apenas um exercício físico, mas sim de 

desenvolvimento pessoal. Ele não só ajuda a melhorar a respiração ou flexibilidade, mas também colabora para expandir a capacidade de raciocínio de uma pessoa, além de evoluir como ser humano. 

Aliás, os benefícios do hatha yoga e seus movimentos não param por aí. Veja alguns. 

Equilibra os chakras

como praticar yoga

Como dissemos anteriormente, o hatha yoga vai além da atividade física. Desse modo, um dos benefícios da prática é que ela equilibra os chakras. 

Chakras são centros de energia localizados ao redor do espírito – responsáveis ​​por conectar o corpo e o espírito. Eles fornecem a energia necessária para manter o equilíbrio entre as áreas física e mental, por isso são muito importantes. 

Além disso, ao equilibrar seus chakras, você será capaz de liberar qualquer energia emocional, emoção negativa ou padrão bloqueado. Ao manter o equilíbrio por meio de posturas (asanas), meditação e prática de mantras, os chacras vão colaborar para integrar corpo, mente e espírito.

Alonga e fortalece a sua musculatura

A prática do hatha yoga pode fortalecer e alongar os músculos internos e externos do corpo. Isso trará automaticamente bem-estar, energia e saúde para sua vida diária. Fazer as posições do hatha yoga pode ajudar a fortalecer os músculos do corpo como do abdômen, laterais, pélvis e costas. 

Esses músculos são importantes para o funcionamento geral do corpo e, quando estão fortes, podem ajudar a prevenir dores na parte inferior das costas, melhorar o equilíbrio e diminuir a probabilidade de lesão muscular. 

Por isso, a prática das posições do hatha yoga é uma boa opção para quem deseja fortalecer sua musculatura mas não pode fazer exercícios de alta intensidade. 

Melhora a sua postura

Entre os benefícios mais atraentes do hatha yoga, está a melhora na postura e no equilíbrio. Com práticas regulares de alongamento, você terá uma postura muito mais ereta, evitando diversas dores na coluna. 

E não é só isso! O bom desempenho dos asanas tem como uma de suas funções promover um efeito calmante e relaxante para o corpo. 

Posturas da Hatha Yoga

Embora possam parecer difíceis, qualquer pessoa pode fazer as asanas na prática da hatha yoga. Mas lembre-se de sempre consultar o seu médico antes de começar qualquer atividade física. 

É muito comum não conseguir praticar essas posturas perfeitamente já nas primeiras tentativas. Não desista e continue tentando porque a flexibilidade muda com o tempo. Mas é importante não usar força excessiva, caso contrário, você pode se ferir.

Veja algumas posturas que você pode fazer com a hatha yoga. 

Bhujangasana (postura da cobra)

hatha yoga

Bhujangasana ou postura da cobra é uma das principais asanas de flexão para trás usadas ​​na yoga. Nessa postura, a cabeça e o tronco se assemelham a uma cobra, por isso o nome. Essa é uma excelente maneira de fortalecer os músculos das costas. 

Para iniciar a postura, siga os passos:

  1. Deite-se de bruços e coloque a testa nas costas da mão ou no dorso;
  2. Certifique-se de que os pés e os dedos dos pés se tocam;
  3. Mantenha a ponta dos pés pressionada contra o solo;
  4. Traga as mãos para a frente na altura dos ombros, com as palmas apoiadas no chão;
  5. Após isso, levante lentamente o tronco e a cabeça apenas com o apoio das palmas das mãos;
  6. Os braços devem estar dobrados na altura dos cotovelos;
  7. Arqueie o pescoço ligeiramente para trás, de modo que a pose pareça uma cobra com capuz levantado.

Lembre-se sempre de respirar normalmente e sinta o estômago pressionar o chão. Fique nessa postura o quanto conseguir. 

Swastikasana (postura da prosperidade)

hatha yoga

Swastikasana (postura auspiciosa ou da prosperidade) é uma postura de meditação do hatha yoga. Ela é relativamente fácil de executar e pode ser usada para fins meditativos e para ficar sentado por longos períodos.

Para fazer essa postura:

  1. Sente-se no chão com as pernas abertas à sua frente;
  2. Dobre a perna esquerda e coloque a sola da perna esquerda contra a parte interna da coxa direita;
  3. Da mesma forma, dobre a perna direita e coloque o pé direito no espaço entre os músculos da coxa esquerda e da panturrilha;
  4. Segure o pé esquerdo pelos dedos e puxe-o para cima e coloque-o entre a panturrilha e a coxa direita;
  5. É importante que os joelhos toquem firmemente o chão.

Caso você fique desconfortável, ajuste sua postura. Também é preciso lembrar de manter o corpo e o tronco retos. Por fim, as mãos podem ser colocadas sobre os joelhos em qualquer um dos movimentos de meditação clássicos. 

Virasana (postura do herói)

como praticar yoga

Por fim, outra importante postura do hatha yoga é a Virasana, conhecida como postura do herói. Ela é excelente para alongar coxas, joelhos e tornozelos. Além disso, melhora a digestão e alivia gases. 

Para as mulheres, os benefícios são ainda maiores porque a prática ajuda a aliviar os sintomas da menopausa e reduz o inchaço das pernas durante a gravidez até o segundo trimestre.

A asana é uma postura meditativa, por isso é melhor praticar pela manhã. Mas você também pode fazer isso à noite. 

Para iniciar, siga os passos abaixo:

  1. Ajoelhe-se no chão;
  2. Certifique-se de que os joelhos estejam posicionados diretamente sob os quadris;
  3. Deixe as mãos repousarem sobre os joelhos;
  4. Em seguida, pressione firmemente a parte superior dos pés no chão;
  5. Abaixe suavemente os quadris, de modo que você se encontre sentado no tapete;
  6. Deixe seus dedos apontarem para fora e para trás;
  7. A parte interna dos tornozelos deve ser recolhida para proteger os joelhos;
  8. Contraia o umbigo;
  9. Mantenha a posição por cerca de 30 segundos. 

Depois de se sentir confortável nesta postura, você também pode usá-la como uma postura meditativa.

O hatha yoga é uma prática que vai além do exercício físico. Seu objetivo principal é induzir o relaxamento profundo e restaurar o equilíbrio do corpo. 

Durante a prática de hatha yoga é indicado utilizar um incenso que condiz com o momento e com os seus desejos. Então, acesse o nosso site e confira algumas opções para enriquecer ainda mais esse momento de equilíbrio. 

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