Como fazer Yoga em casa com 4 dicas incríveis!

Como fazer Yoga em casa com 4 dicas incríveis!

3 minutos de leitura

O Yoga é uma filosofia milenar que tem como objetivo integrar corpo, mente e espírito e conduzir o praticante ao autoconhecimento e a um estado mais puro de presença. Entre seus principais benefícios estão promoção de mais qualidade de vida, trabalho do corpo e ganho de bem-estar. Você adoraria praticar, mas não sabe como fazer Yoga em casa?

Para começar a praticar no seu lar não é preciso muita coisa: basta ter um tapetinho ou uma superfície confortável para se exercitar. Além de professores particulares, hoje em dia existe uma vasta oferta de cursos online e vídeos gratuitos que dão um norte até para os iniciantes.

A prática de Yoga pode ser feita diariamente e por todos os públicos. Além disso, apesar de não serem indispensáveis, existem alguns equipamentos que podem auxiliar durante os exercícios. De acordo com o estilo da prática, você pode usar bloquinhos, cintos, bolas de ginástica e, até mesmo, elásticos.

Confira mais algumas dicas e entenda como fazer Yoga em casa de maneira simples, prática e saudável!

1. Reserve um espaço apropriado

É importante ter um espaço confortável para a sua prática, a fim de que você consiga executar as posturas com conforto e tranquilidade. Pode ser na frente do sofá ou da cama, na sala, no jardim, na varanda etc. O ideal é que caiba seu tapetinho e ainda sobre espaço para movimentar braços e pernas.

2. Comece com posturas simples

Para começar a entender a prática de Yoga e se conectar com seu corpo, é importante que os asanas, ou seja, as posturas sejam mais simples. Assim sendo, você pode começar com o Surya Namaskar, que é a sequência de saudação ao sol. Ele ajuda a abrir o corpo e aquecê-lo, promovendo mais circulação do sangue e capacidade respiratória.

O Surya Namaskar começa com uma postura de pé, com as pernas separadas na largura do quadril e as mãos em forma de prece na frente do peito. Inspire fundo e, ao expirar, desça o tronco até tocar o chão com as mãos. Inspire, leve os dois pés para trás do tapetinho e empine o bumbum, na postura do cachorro olhando para baixo.

Inspire e incline o tronco para frente, tocando joelhos e peito no chão, como se fizesse um mergulho. Expire e descanse o resto do corpo no chão, de barriga para baixo. Em seguida, estique os braços, erguendo o tronco na postura da cobra.

Inspire e volte, com ajuda dos braços e do abdômen, para a postura do cachorro olhando para baixo. Expirando, leve um pé entre as mãos e depois o outro, dando dois passos longos para frente. Inspire e expire erguendo o tronco e levando as mãos em forma de prece na frente do peito, voltando à postura inicial.

3. Não se esqueça do relaxamento

O relaxamento é uma parte fundamental da prática de Yoga. Além da sensação de tranquilidade que a execução dos asanas traz, existe o Yoga Nidra, um momento da prática que você induz o relaxamento do corpo e promove um estado de autoconsciência profundo.

Com o corpo todo deitado e com as costas no chão, feche os olhos e procure perceber os benefícios da prática. Sinta a energia fluindo por todos os seus membros, perceba o ritmo da sua respiração e cultive um estado de presença. Você perceberá que esse momento é tão importante quanto a execução dos asanas.

4. Aproveite ao máximo os exercícios

Para conseguir tirar proveito de todos os benefícios que o Yoga oferece, também é necessário prestar atenção na respiração. Ela é um elemento indispensável na prática e, além de ser responsável pela distribuição de prana (energia vital) no corpo, ajuda a relaxar, aumenta a concentração, traz foco e promove a consciência corporal.

Viu como fazer Yoga em casa pode ser bem fácil e, ao mesmo tempo, extremamente benéfico? A prática de Yoga é essencial para aliviar o estresse, promover qualidade de vida e ajudar você a se conectar consigo mesmo. É uma maneira bastante saudável de ter mais bem-estar ao mesmo tempo em que cuida de si.

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