sábado, fevereiro 24, 2024
Anúncio
InícioBem EstarComo fazer infusão de chá? Confira dicas, cuidados importantes e curiosidades

Como fazer infusão de chá? Confira dicas, cuidados importantes e curiosidades

O chá é uma bebida bastante comum no lar de muitas famílias. Existe uma grande quantidade de sabores para apreciar junto com entes queridos.

No entanto, há uma técnica antiga para fazer essa bebida: a infusão de chá. Com essa forma de fazer chá, a erva que você escolher deve ser imersa dentro de um recipiente com água borbulhante.

Assim, a bebida fica com a tonalidade da erva e com mais sabor para você e quem estiver no aguardo da preparação do chá. 

Apreciar um chá é sempre uma maneira agradável de relaxar. Por isso, procure um local para tomar a sua bebida, e não esqueça de utilizar acessórios para harmonizar ainda mais o ambiente, como Incensos relaxantes.

Sendo assim, para você saber como fazer infusão de chá para relaxar junto com a família e amigos, criamos esse conteúdo completo. Acompanhe todos os detalhes a seguir!

O que é a infusão?

A Infusão de chá é uma forma de inserir alguma substância com o líquido fervente. Ou seja, é um método de imersão de algum ingrediente em uma água quente. 

Sendo assim, ao aquecer o líquido junto com saquinhos de chá ou ervas dentro da xícara, a bebida fica prontinha.

Mas, não são todas as bebidas deste procedimento que você pode considerar como chá. Sabe por quê? Todo chá consiste do processo de infusão, porém, nem toda infusão consiste em um chá.

Portanto, guarde isso em mente: todo processo de infusão de alguma espécie de planta pode ser feito e, de forma técnica, pode ser visto apenas como infusão.

Bule e caneca para tomar chá. Imagem ilustrativa para texto como fazer infusão de chá.

Diferença entre chá e infusão

Você sabe a diferença entre chá e infusão? Primeiramente, saiba que considera-se chás somente as bebidas que resultam da infusão das folhas de Camellia Sinensis.

Sendo assim, é necessário compreender também que infusão é a preparação de bebidas com ervas, frutas e especiarias de outros tipos de plantas.

Inclusive, muitas pessoas optam por bebidas, como o chá verde, para fazer digestão depois de comer algum alimento.

Além disso, é importante entender que os chás possuem substâncias que parecem bastante com a cafeína. Essas substâncias são estimulantes e ajudam a dar energia para o organismo. Um exemplo que é visto rotineiramente na vida das pessoas é o chá preto.

Como fazer a infusão de chá: veja dicas para a bebida perfeita

Não sabe como fazer a infusão de chá corretamente? Então, vamos lá. 

É necessário saber que muita gente faz o mesmo processo para preparar chá e infusão: colocam aqueles saquinhos de chá ou a erva junto com o líquido fervente dentro de uma xícara, e deixam por alguns minutos.

No entanto, caso também faça dessa maneira, saiba que você corre o risco de perder alguns nutrientes e óleos essenciais da planta. 

Por isso, preparamos algumas dicas para você como fazer uma bebida perfeita para relaxar entre a família e amigos. Acompanhe!  

Tampar a bebida 

Essa é a forma que mais garante benefícios para a saúde. O calor da água faz a extração das substâncias da erva com mais eficiência. Além disso, é importante entender que o vapor da infusão potencializa os efeitos da bebida.

Porém, lembre-se de tampar a sua bebida pelo tempo indicado nas instruções ou até o ponto que você desejar. Como fazer isso? Vá experimentando a bebida até ficar de acordo com o gosto que você quer.

Temperatura da água

Tenha atenção com a temperatura da água. Afinal, ninguém quer sentir o aroma ou gosto de queimado, não é mesmo?

Portanto, a temperatura que você pode utilizar para não correr esse risco é de 65º. Sabe quando começa a surgir aquelas borbulhas no fundo da chaleira? Então, é essa. Quando estiver assim, coloque a erva ou o saquinho de chá.

Ingredientes certos  

Não esqueça de utilizar os ingredientes certos na sua infusão. Afinal, não adianta entender como fazer infusão de chá e utilizar ingredientes sem sentido.

Caso o chá seja feito naqueles saquinhos, confira a embalagem para ver as instruções de preparo. Porém, se você tem o hábito de fazer com ervas, utilize a quantidade correta para a infusão.

Assim, será possível chegar ao sabor que deseja. Lembre-se: a bebida perfeita é aquela que agrada o paladar.

Qual a diferença entre infusão e decocção? 

Quem gosta de ingerir chá frequentemente precisa saber a diferença entre essas duas formas de preparar a bebida. 

A infusão é feita com um pouco de água quente em um recipiente com folhas ou saquinhos de chá. E você precisa tampar por alguns minutos para o chá ficar pronto. Lembra?

Então, no processo de decocção, ocorre de outra forma. É preciso ferver a planta junto com a água. O processo de decocção é mais lento que a infusão, e normalmente é feito com raízes, cascas e caules de plantas.

Pessoa servindo chá. Imagem ilustrativa para texto como fazer infusão de chá.

Os melhores chás feitos por infusão

Achou que não iríamos falar quais são os melhores chás feitos por infusão? Agora que você sabe como fazer infusão de chá, é importante saber quais são as melhores ervas. Sendo assim, separamos alguns aqui, veja!

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Erva cidreira
  • Chá de Melissa
  • Chá de limão
  • Chá de Laranja

Quer saber mais sobre chá e infusão? Acompanhe a Fênix

Como fazer infusão de chá? Agora, quando algum familiar ou amigo te fizer essa pergunta, certamente você saberá o que responder. Ou melhor, você vai poder mostrar como fazer na prática.

Mas para realizar todo o procedimento de infusão do seu chá, é necessário ter em casa os melhores acessórios. E não esqueça, apreciar o chá em um ambiente tranquilo e harmônico é uma das atividades mais relaxantes da vida.

Por isso, a Fênix Incensos oferece itens para garantir boas vibrações e harmonia no seu lar!

E se você quiser saber mais sobre como fazer infusão de chá, harmonizar e decorar ambiente, não deixe de acompanhar o Blog da Fênix. Você terá acesso a conteúdos que vão energizar o seu dia!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES