Como aliviar o estresse: dicas para diferentes situações [guia]

Como aliviar o estresse: dicas para diferentes situações [guia]

8 minutos de leitura

Quer saber como aliviar o estresse? Pois saiba que alguns cuidados simples, com sua alimentação, exercícios e até um “tempo para respirar” vão te ajudar muito.

Você muito provavelmente já sabe quais os efeitos do estresse no seu dia a dia. Você fica mais irritadiço, acha que tudo e todos fazem as coisas apenas para te deixar mais estressado, o mundo parece conspirar totalmente contra você. 

Mas saiba que o estresse pode ir bem além. Ele pode causar mau-estar e até problemas no coração! Certa vez, por causa de um trabalho que não era bem o melhor, comecei a perceber uma arritmia cardíaca, dor no coração, uma falta de ar que aparecia nos momentos mais variados.

O instinto foi correr para o médico. Afinal, problemas no coração são graves. O diagnóstico? Estresse. Nada mais. O “simples” estresse estava causando um mau-estar rotineiro e chegou a afetar meu coração.

Assustador, não é mesmo? Que algo tão simples possa provocar tantos reflexos no nosso dia a dia. Mas com as indicações médicas e mudanças de hábitos, o problema passou.

Então, se você também tem vivido dias estressantes, as mesmas dicas podem servir para você. Continue lendo e descubra como aliviar o estresse e a ansiedade!

Como aliviar o estresse para dormir?

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Basicamente, o estresse não deixa que você “desligue o cérebro” e tenha uma boa noite de sono. Isso pode levar à insônia, horas mal dormidas e um tempo menor do que o adequado na cama.

Para especialistas, o ideal é que um adulto durma, pelo menos, entre seis e oito horas todos os dias. Mas para se ter uma ideia, o estresse faz 43% dos adultos ficarem acordados à noite. A informação é da Associação Americana de Psicologia (APA).

Mas alguns cuidados simples são dicas importantes de como aliviar o estresse para dormir e dormir mais facilmente. Veja a seguir.

Controle a respiração

Se você quer saber como controlar o estresse, aqui vai uma dica básica. Concentre-se na sua respiração e acalme-a. Você pode respirar fundo várias vezes, inspirando e expirando devagar. É um exercício relaxante e uma opção de como aliviar o estresse para dormir.

Uma respiração calma e concentrada aumenta a oxigenação das células. Assim, o cérebro diminui sua atividade e será mais simples pegar no sono.

Tome um banho relaxante

Uma pesquisa já mostrou que tomar um banho quente uma ou duas horas antes de dormir pode melhorar muito a noite de sono. 

O ideal é que, no banho, a água esteja entre 40 °C a 42 °C. Em geral, essa prática acelera o processo para pegar no sono, e você estará dormindo em cerca de 10 minutos após deitar.

Ouça uma música calma

Ouvir músicas calmas é outro modo de “desacelerar” o cérebro e relaxar. Você pode encontrar algumas melodias desse tipo no YouTube, em playlists no Deezer, Spotify e em outras plataformas.

Uma dica é escolher apenas faixas melódicas, sem canto. Assim, você não vai se distrair cantando junto à faixa.

Você também pode optar por aplicativos que oferecem histórias e canções para a hora de dormir. O “Calm”, por exemplo, é um aplicativo muito popular de meditação e para dormir.

Aliás, meditar é outra ótima forma de aliviar o estresse. Seja antes de dormir ou em outro momento do seu dia a dia. Para isso, escolha um ambiente tranquilo e invista em alguns aliados, como incensos e uma música própria para esse momento de relaxamento.

Como aliviar o estresse no trabalho

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Lidar com prazos, pessoas, cobranças: todos esses são fatores de risco para o estresse. Principalmente em ambientes em que a exigência pela entrega é maior do que pela qualidade. Empresas com linhas de produção e prazos apertados costumam ser assim.

Antes das dicas que listamos de como aliviar o estresse no trabalho, aqui vai um conselho: tenha a certeza de que o trabalho te faz bem.

Naquela história em que contei no começo do texto, sobre o estresse e minha saúde, tive que tomar medidas drásticas. E isso incluiu, depois de um tempo, mudar de emprego.

Se o ambiente do seu trabalho é sua fonte principal de estresse, pode ser que mudar de empresa seja uma solução mais imediata.

Mas claro, também é preciso aprender a lidar com a pressão e os momentos de estresse. Assim, você terá a certeza de não ter problemas em nenhum lugar em que trabalhar. Veja abaixo.

Faça pausas em sua jornada

Às vezes, tudo o que você precisa é respirar um pouco. Como citamos, respirar e expirar profundamente garante maior oxigenação ao cérebro e acalma. Essa dica de como aliviar o estresse e a raiva é simples, mas eficaz.

Além disso, suas pausas podem servir para você se alongar um pouco. Seus músculos vão agradecer.

O ideal é que seus breaks sejam rápidos, para não atrapalharem a produtividade. Tente fazer de 5 a 10 minutos a cada 1h30, pelo menos. Será o tempo de você se alongar, ir ao banheiro, beber uma água ou café, trocar ideias com um colega e voltar ao trabalho.

Foque nos pontos positivos

Quando o estresse se instala, é comum começarmos a ver apenas os pontos negativos de tudo. Mas isso pode tornar tudo ainda mais estressante.

Então, procure focar no que é bom no seu trabalho, na relação com os seus colegas. Trabalhe a mente para que os pontos ruins do seu dia a dia não afetem tanto seu bem-estar.

Esse será um cuidado em longo prazo. Não é do dia para a noite que os pontos negativos deixam de importar tanto. Mas ter uma visão positiva vai, aos poucos, deixar as coisas mais leves e aliviar o estresse. Essa é uma ótima dica de como controlar o estresse.

Preserve o seu senso de humor

Manter o humor em alta vai muito de encontro ao que citamos antes. Se você mantiver seu astral lá em cima, será mais fácil ver os pontos positivos do seu trabalho. E então, os aspectos negativos vão parar de ter tanta importância e afetar seu bem-estar.

Conte com os colegas de trabalho

Pode ser que você esteja suportando mais carga do que consegue carregar. Então, é uma boa tentar dividir tarefas para que você se concentre no que é realmente bom.

Se você não tiver um cargo de chefia ou essa liberdade para delegar, converse com o seu chefe. Sabendo que você pode entregar mais se trabalhar mais focado, ele pode facilitar essa divisão do trabalho.

Além disso, seus colegas podem ajudar a ter momentos mais divertidos durante o trabalho. Um pouco de distração e algumas risadas são uma dica de como controlar o estresse. Use seus tempos de pausa para criar uma relação mais próxima com seus colegas e aliviar a tensão.

Como aliviar o estresse na quarentena

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Durante a quarentena decorrente do novo Coronavírus, os casos de ansiedade, depressão e estresse aumentaram consideravelmente. Principalmente pela incerteza do que está por vir.

Se você tem enfrentado o estresse durante a pandemia, saiba que as dicas que apresentamos até aqui podem ajudar muito. Sem contar que várias outras podem ser bem eficazes. Logo a seguir, apresentamos como aliviar o estresse e ansiedade.

Aproveite para fazer uma autorreflexão

Fazer uma autorreflexão é algo que nos ajuda a entender a nós mesmos, como vemos as outras pessoas, o mundo, nossas ambições e mais. 

Então, use a quarentena para fazer exercícios assim para aliviar o estresse. Além de se conhecer melhor, você terá algo no que pensar que vai além dos problemas com a pandemia. Será uma forma de aliviar o estresse causado por esse período de turbulência.

Crie uma rotina produtiva

Quer outra dica de como como aliviar o estresse na quarentena? Simples: ter o que fazer, metas a cumprir, é outra forma de aliviar o estresse. Podem ser desde metas do trabalho até tarefas de casa, como cozinhar. Ou ainda, um hobby, assistir a séries que você gosta ou outros.

Acredite: ficar sem fazer nada pode ser tão estressante quanto fazer coisas demais. Por isso, encontre um meio termo entre esses dois extremos e tenha uma rotina produtiva.

Durma e se alimente bem

Uma boa noite de sono vai evitar que o cansaço provoque estresse. Enquanto que uma alimentação balanceada e rica em nutrientes podem ajudar seu corpo de dentro para fora. 

Tenha sempre o cuidado de fazer pausas para suas refeições, e durma, pelo menos, entre seis e oito horas diárias.

Pratique exercícios para aliviar o estresse e a raiva

A prática de exercícios físicos é benéfica para todo o organismo. Inclusive porque, ela estimula a liberação de algumas substâncias no corpo que ajudam a manter o bem-estar e relaxamento.

Saber como aliviar o estresse na quarentena vai evitar que você fique preocupado e tenha crises de ansiedade nesse período. 

Como aliviar o estresse da TPM

como aliviar o estresse e a raiva

A TPM costuma ser bem diferente para cada mulher. Mesmo assim, um fator comum geralmente é o estresse, a irritabilidade no dia a dia. 

Mas há formas de resolver o problema. Acompanhe dicas de como aliviar o estresse e a raiva nesse período!

Alimentação: consuma nutrientes essenciais para mulheres

Alimentos como frutas e legumes vermelhos e alaranjados, banana, aveia, leite, chocolate 70% cacau e peixes podem ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Inclua-os na dieta! É uma ótima opção de como aliviar o estresse da TPM.

Conheça seus limites e o respeite

Essa é uma dica que vale para qualquer situação de estresse. É importante que você conheça seus limites, o que te deixa estressada e o que pode fazer para lidar com o problema.

Isso vai tornar o dia a dia bem mais simples. É preciso buscar formas para alcançar o equilíbrio mesmo diante da TPM. Uma boa dica é respirar fundo e tomar uma boa xícara de chá. Você também pode contar com a delicadeza e a força do incenso de Gerânio para deixar o seu dia mais leve e harmonioso.

Se necessário, busque ajuda médica

De novo, essa é uma dica que vale para as mais variadas sensações de estresse. Caso perceba que o estresse está prejudicando sua vida ou causando sintomas físicos, como arritmia cardíaca, procure um médico.

O especialista poderá indicar a melhor forma de lidar com o problema e resolvê-lo rapidamente.

Evite o sedentarismo

Fazer a prática regular de exercícios físicos vai melhorar seu humor, condicionamento físico, bem-estar, o funcionamento do organismo e mais. Escolha um esporte que lhe agrada e comece a praticar! Exercícios para aliviar o estresse vão trazer cuidado para todo o seu corpo. 

Conclusão

Agora você já sabe como aliviar o estresse no trabalho, como aliviar o estresse e ansiedade na quarentena, no dia a dia e como aliviar o estresse da TPM.

Como destacamos, cuidados simples no dia a dia podem ser de ótima ajuda no combate ao estresse. 

Mas é fundamental intensificar esses cuidados se você já estiver passando por problemas. Assim, você conseguirá aliviar as crises de estresse e, aos poucos, tornar seu bem-estar cada vez maior.

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