Saiba quais são os benefícios dos chás para a saúde

Saiba quais são os benefícios dos chás para a saúde

6 minutos de leitura

Os benefícios dos chás vão muito além de um refresco. Há muitas pesquisas mostrando que beber chá pode realmente melhorar sua saúde.

Se engana quem pensa que tomar chá é ideal somente no inverno. Não importa a estação do ano, o chá pode ser uma bebida saborosa, pois pode ser servido gelado ou quente.

Está interessado em saber quais os benefícios dessa bebida para saúde? Continue lendo este artigo. 

Qual a importância dos chás para a saúde? 

Um estudo publicado em 2020, envolveu mais de 100 mil adultos na China descobriu diversos benefícios dos chás como, por exemplo, que aqueles que bebiam chá regularmente eram menos propensos a desenvolver doença cardiovascular aterosclerótica. 

O estudo apontou ainda que os que tinham o hábito de consumir a bebida eram menos propensos a morrer prematuramente de qualquer causa, particularmente acidente vascular cerebral. O acompanhamento foi feito durante sete anos.

A ligação era especialmente forte entre os bebedores habituais de chá, aqueles que gostam da bebida pelo menos três vezes por semana. O chá verde parece ter um efeito mais forte do que o chá preto.

Com base nas descobertas, um bebedor frequente de chá de 50 anos pode desenvolver doenças cardíacas quase um ano e meio depois ou viver cerca de um ano a mais do que alguém que nunca ou raramente bebeu chá.

A capacidade do chá de reduzir a pressão arterial pode ser o motivo pelo qual reduz o risco de uma pessoa morrer de derrame.

Quais são os benefícios dos chás? 

Como vimos acima, consumir chás regularmente traz muitos benefícios à saúde. Veja.

O chá contém antioxidantes

Os antioxidantes atuam para prevenir a versão da ferrugem do corpo e, assim, ajudam a nos manter jovens e nos protegem dos danos da poluição. 

Abasteça-se de antioxidantes com um chá branco, que é menos processado do que o chá preto ou verde, por isso retém mais antioxidantes benéficos.

O chá tem menos cafeína do que o café

As misturas de ervas não contém cafeína, enquanto os chás tradicionais têm menos de 50% do que é normalmente encontrado no café. 

Isso significa que você pode consumi-lo sem os efeitos desagradáveis ​​em seu sistema nervoso. 

Se você está tentando mudar do café para o chá, experimente um chá de raiz de chicória, que tem uma sensação na boca e sabor semelhantes aos do café. 

A raiz de chicória também é conhecida por ajudar a reduzir o estresse e é um prebiótico, então pode ser útil para o seu intestino.

O chá pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame

Na verdade, um estudo publicado em 2016 que combinou dados de uma série de relatórios anteriores encontrou uma redução de quase 20% no risco de ataque cardíaco e uma redução de 35% no risco de derrame entre aqueles que bebiam de uma a três xícaras de chá verde por dia. 

Aqueles que beberam quatro ou mais xícaras de chá verde por dia tiveram uma redução de 32% no risco de um ataque cardíaco e níveis mais baixos de colesterol LDL. 

Quatro xícaras de chá verde podem resultá-lo correndo para o banheiro, mas você pode obter o mesmo benefício bebendo uma xícara de chá matcha, que é feito de folhas de chá verde moídas e é considerado o equivalente nutricional de 10 xícaras de chá verde normal chá.

O chá pode ajudar a proteger seus ossos

Dados de estudos recentes com animais mostraram que o chá verde pode prevenir a perda óssea. 

Moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, é conhecida por suas propriedades medicinais e agora está se tornando rapidamente um superalimento popular. 

Com mais cálcio do que leite, bem como ferro, vitamina A e K, o chá de moringa é um ótimo complemento para ajudar a manter os ossos fortes.

O chá pode estimular o sistema imunológico

Estudos mostraram que o chá pode sintonizar as células imunológicas para que atinjam seus alvos mais rapidamente. 

O chá de manjericão sagrado ou tulsi é usado por médicos ayurvédicos há séculos para ajudar a manter o sistema imunológico forte após ferimentos ou doenças, graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiinflamatórias.

O chá de ervas pode acalmar o sistema digestivo

Chás de ervas, em particular de camomila, podem ser bons para pessoas com síndrome do intestino irritável porque é um antiespasmódico. E chás de gengibre podem acalmar as náuseas.

Chá não contém calorias

Chás são uma boa alternativa à água, já que não possuem calorias. Além disso, oferecem muitas opções de sabor e versatilidade. 

Ou seja, você pode ter outra maneira de se hidratar além da água. Não é necessário adicionar nada a ele, embora possa colocar uma canela em pau, por exemplo, ou um pouco de gengibre.  

Como preparar chá? 

Existem muitas variedades de chá, o que significa que existem muitas técnicas diferentes para prepará-lo.

Lembre-se de consultar estas instruções ao preparar o chá. Aqui estão alguns dos estilos de preparação comuns.

Use um bom chá

Use o melhor chá disponível para você. Use chá de folhas frescas e soltas para obter os melhores resultados.

Use Água Boa

Ao fazer qualquer chá, certifique-se de começar com água boa, pois ela representa mais de 90% do produto final. A qualidade e o sabor da água variam muito entre os locais. Se a água da torneira tem um gosto muito bom, é provável que dê um bom chá.

Aqueça a panela

Despeje um pouco de água quente na panela para aquecê-la antes de começar a fazer o chá. Para obter os melhores resultados, sempre faça chá com água fresca, não com água previamente fervida ou que esteja parada.

Quantidade de chá

A diretriz padrão para chá é usar uma colher de chá medindo arredondada (3 gramas) de chá para cada xícara de 8 onças de água. Ao medir, leve em consideração o tamanho da folha.

Temperatura da água

Chás diferentes requerem diferentes temperaturas de água para a maceração. Usar água muito quente resulta em chá amargo e é provavelmente o erro mais comum que as pessoas cometem ao preparar o chá. 

Cronometrar

Chás diferentes requerem tempos de infusão diferentes. Consulte as instruções na sacola para saber o tempo de infusão específico para cada chá. Evite macerar o chá por mais tempo do que o recomendado. 

Expansão da Folha

Qualquer que seja o método de preparação usado, certifique-se de que haja espaço suficiente para que a folha se expanda de 3 a 5 vezes à medida que penetra.

Seja qual for o tipo de infusor que você usar, certifique-se de que haja espaço suficiente para as folhas se expandirem, de modo que todo o sabor do chá seja liberado na xícara.

Chás da Fênix Incensos

Com toda essa lista de benefícios que vimos acima, tenho certeza que deu vontade de preparar um chazinho, não é mesmo? 

A Fênix possui chás de infusão que reúne diversas especiarias, com matéria prima selecionada. Um sabor único e delicioso. 

Conheça agora mesmo nossa linha de chás e experimente todos os benefícios que eles podem trazer para o seu dia a dia. 

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