Os benefícios dos chás vão muito além de um refresco. Há muitas pesquisas mostrando que beber chá pode realmente melhorar sua saúde.
Se engana quem pensa que tomar chá é ideal somente no inverno. Não importa a estação do ano, o chá pode ser uma bebida saborosa, pois pode ser servido gelado ou quente.
Está interessado em saber quais os benefícios dessa bebida para saúde? Continue lendo este artigo.
Qual a importância dos chás para a saúde?
Um estudo publicado em 2020, envolveu mais de 100 mil adultos na China descobriu diversos benefícios dos chás como, por exemplo, que aqueles que bebiam chá regularmente eram menos propensos a desenvolver doença cardiovascular aterosclerótica.
O estudo apontou ainda que os que tinham o hábito de consumir a bebida eram menos propensos a morrer prematuramente de qualquer causa, particularmente acidente vascular cerebral. O acompanhamento foi feito durante sete anos.
A ligação era especialmente forte entre os bebedores habituais de chá, aqueles que gostam da bebida pelo menos três vezes por semana. O chá verde parece ter um efeito mais forte do que o chá preto.
Com base nas descobertas, um bebedor frequente de chá de 50 anos pode desenvolver doenças cardíacas quase um ano e meio depois ou viver cerca de um ano a mais do que alguém que nunca ou raramente bebeu chá.
A capacidade do chá de reduzir a pressão arterial pode ser o motivo pelo qual reduz o risco de uma pessoa morrer de derrame.
Quais são os benefícios dos chás?
Como vimos acima, consumir chás regularmente traz muitos benefícios à saúde. Veja.
O chá contém antioxidantes
Os antioxidantes atuam para prevenir a versão da ferrugem do corpo e, assim, ajudam a nos manter jovens e nos protegem dos danos da poluição.
Abasteça-se de antioxidantes com um chá branco, que é menos processado do que o chá preto ou verde, por isso retém mais antioxidantes benéficos.
O chá tem menos cafeína do que o café
As misturas de ervas não contém cafeína, enquanto os chás tradicionais têm menos de 50% do que é normalmente encontrado no café.
Isso significa que você pode consumi-lo sem os efeitos desagradáveis em seu sistema nervoso.
Se você está tentando mudar do café para o chá, experimente um chá de raiz de chicória, que tem uma sensação na boca e sabor semelhantes aos do café.
A raiz de chicória também é conhecida por ajudar a reduzir o estresse e é um prebiótico, então pode ser útil para o seu intestino.
O chá pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame
Na verdade, um estudo publicado em 2016 que combinou dados de uma série de relatórios anteriores encontrou uma redução de quase 20% no risco de ataque cardíaco e uma redução de 35% no risco de derrame entre aqueles que bebiam de uma a três xícaras de chá verde por dia.
Aqueles que beberam quatro ou mais xícaras de chá verde por dia tiveram uma redução de 32% no risco de um ataque cardíaco e níveis mais baixos de colesterol LDL.
Quatro xícaras de chá verde podem resultá-lo correndo para o banheiro, mas você pode obter o mesmo benefício bebendo uma xícara de chá matcha, que é feito de folhas de chá verde moídas e é considerado o equivalente nutricional de 10 xícaras de chá verde normal chá.
O chá pode ajudar a proteger seus ossos
Dados de estudos recentes com animais mostraram que o chá verde pode prevenir a perda óssea.
Moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, é conhecida por suas propriedades medicinais e agora está se tornando rapidamente um superalimento popular.
Com mais cálcio do que leite, bem como ferro, vitamina A e K, o chá de moringa é um ótimo complemento para ajudar a manter os ossos fortes.
O chá pode estimular o sistema imunológico
Estudos mostraram que o chá pode sintonizar as células imunológicas para que atinjam seus alvos mais rapidamente.
O chá de manjericão sagrado ou tulsi é usado por médicos ayurvédicos há séculos para ajudar a manter o sistema imunológico forte após ferimentos ou doenças, graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e antiinflamatórias.
O chá de ervas pode acalmar o sistema digestivo
Chás de ervas, em particular de camomila, podem ser bons para pessoas com síndrome do intestino irritável porque é um antiespasmódico. E chás de gengibre podem acalmar as náuseas.
Chá não contém calorias
Chás são uma boa alternativa à água, já que não possuem calorias. Além disso, oferecem muitas opções de sabor e versatilidade.
Ou seja, você pode ter outra maneira de se hidratar além da água. Não é necessário adicionar nada a ele, embora possa colocar uma canela em pau, por exemplo, ou um pouco de gengibre.
Como preparar chá?
Existem muitas variedades de chá, o que significa que existem muitas técnicas diferentes para prepará-lo.
Lembre-se de consultar estas instruções ao preparar o chá. Aqui estão alguns dos estilos de preparação comuns.
Use um bom chá
Use o melhor chá disponível para você. Use chá de folhas frescas e soltas para obter os melhores resultados.
Use Água Boa
Ao fazer qualquer chá, certifique-se de começar com água boa, pois ela representa mais de 90% do produto final. A qualidade e o sabor da água variam muito entre os locais. Se a água da torneira tem um gosto muito bom, é provável que dê um bom chá.
Aqueça a panela
Despeje um pouco de água quente na panela para aquecê-la antes de começar a fazer o chá. Para obter os melhores resultados, sempre faça chá com água fresca, não com água previamente fervida ou que esteja parada.
Quantidade de chá
A diretriz padrão para chá é usar uma colher de chá medindo arredondada (3 gramas) de chá para cada xícara de 8 onças de água. Ao medir, leve em consideração o tamanho da folha.
Temperatura da água
Chás diferentes requerem diferentes temperaturas de água para a maceração. Usar água muito quente resulta em chá amargo e é provavelmente o erro mais comum que as pessoas cometem ao preparar o chá.
Cronometrar
Chás diferentes requerem tempos de infusão diferentes. Consulte as instruções na sacola para saber o tempo de infusão específico para cada chá. Evite macerar o chá por mais tempo do que o recomendado.
Expansão da Folha
Qualquer que seja o método de preparação usado, certifique-se de que haja espaço suficiente para que a folha se expanda de 3 a 5 vezes à medida que penetra.
Seja qual for o tipo de infusor que você usar, certifique-se de que haja espaço suficiente para as folhas se expandirem, de modo que todo o sabor do chá seja liberado na xícara.
Chás da Fênix Incensos
Com toda essa lista de benefícios que vimos acima, tenho certeza que deu vontade de preparar um chazinho, não é mesmo?
A Fênix possui chás de infusão que reúne diversas especiarias, com matéria prima selecionada. Um sabor único e delicioso.
Conheça agora mesmo nossa linha de chás e experimente todos os benefícios que eles podem trazer para o seu dia a dia.