segunda-feira, junho 17, 2024
Anúncio
InícioBem EstarBanho de ervas: saiba como preparar e quais os benefícios da prática

Banho de ervas: saiba como preparar e quais os benefícios da prática

Existem diversas práticas para melhorar a energia no entorno do seu ambiente, como por exemplo a utilização de incensos e o banho de ervas. Cada uma à sua maneira, oferece a possibilidade de uma melhor inteligência emocional e serve para afastar energias negativas.  Entender como fazer banho de ervas é uma ótima alternativa para quem […]

Existem diversas práticas para melhorar a energia no entorno do seu ambiente, como por exemplo a utilização de incensos e o banho de ervas. Cada uma à sua maneira, oferece a possibilidade de uma melhor inteligência emocional e serve para afastar energias negativas. 

Entender como fazer banho de ervas é uma ótima alternativa para quem enfrenta momentos turbulentos na vida pessoal ou profissional. De modo geral, o banho tem o objetivo de retirar energias negativas e revigorar o ânimo da pessoa. 

Por isso, preparamos o conteúdo a seguir como algumas informações sobre o banho de ervas, como seus principais benefícios e as principais ervas. Certamente após essa leitura você estará mais aberto a renovar seu estado de espírito. 

Afinal, o que é banho de ervas?

Antes de conhecer, por exemplo, para que serve o banho de erva-doce, é importante entender o que é o banho de ervas. De modo geral, é um banho que oferece benefícios específicos através do contato das plantas com o corpo.

Para dar início ao banho de ervas é preciso que a pessoa esteja limpa, ou seja, sempre após um banho higiênico. Além disso, a preparação para o banho de ervas pode ser feita de várias maneiras, como maceração e infusão.

O importante é que as ervas tenham contato com a água e liberem suas substâncias curativas e regenerativas, no intuito de beneficiar a pessoa. Embora muitas pessoas não acreditem nos seus efeitos, o Ministério da Saúde reconhece como tratamento oficial.

Com isso, o banho de ervas é muito mais que uma crença espiritual, é uma forma de utilizar a própria natureza para condicionar uma melhor qualidade de vida. Afinal, grande parte dos itens do dia a dia são provenientes da natureza. 

Saiba mais sobre a origem

Agora que você já sabe o que é o banho de ervas, que tal conhecer mais sobre as origens dessa prática? A origem do banho de ervas pode ser descrita a partir de vários povos e civilizações.

A prática do banho de ervas e de ritos curativos a partir da natureza tem origem milenar e pode ser encontrada em livros referentes a diversos povos. Com isso, desde os ancestrais  da África até a Europa até as civilizações da Índia e de povos originários da América.

A origem desse tipo de banho possui ligação, primeiramente, com a relação psíquica desses povos com o universo espiritual. Entretanto, com o passar dos anos e do desenvolvimento de pesquisas e tecnologias, essa prática teve comprovação.

Por isso, apesar da origem intrínseca e de uma crença, o banho de ervas é uma maneira real de melhorar a mente e o corpo das pessoas. Tudo feito pela e na natureza tem um motivo e auxilia no desenvolvimento de outro ser. 

Para que serve?

O banho de ervas tem diversas finalidades, ou seja, pode servir para desenvolver questões físicas, emocionais, psicológicas e espirituais. O importante sobre essa prática é entender os significados de cada erva para obter o resultado que se espera.

Existem ervas que estão mais ligadas ao controle de doenças ou sintomas como depressão ou ansiedade. Entretanto, também existem as ervas voltadas para temas menos concretos como situação financeira ou amor. 

De modo geral, o banho de ervas serve para curar, seja uma doença, um machucado ou problemas que tenha ligação com o lado emocional. 

Os benefícios do banho de ervas

Como dito acima, o banho de ervas tem o objetivo de extrair da natureza componentes capazes de beneficiar as condições físicas e emocionais das pessoas.

Por isso, tem como principal benefício melhorar a energia do indivíduo, eliminando energias pesadas e negativas. A partir da troca entre o corpo humano e a natureza é possível atingir um melhor equilíbrio corporal e psicológico. 

Com a eliminação de energias negativas é possível beneficiar a postura, o ânimo e a alegria diária de tentar ser uma pessoa e um profissional melhor. De modo geral, o banho de ervas torna a pessoa mais leve e dona de si, com vontade de conquistar seus objetivos. 

Existe um dia certo para fazer banho de erva?

Por ser uma prática ligada à natureza, o banho de ervas tem relação com fases da lua e pelos dias que são regidos pelos astros. Por isso, para obter o melhor resultado possível, além de aprender como fazer o banho, é importante conhecer os dias mais indicados. 

Com isso, a sexta-feira por ser regida por Vênus é mais indicada para os banhos de ervas relacionados a questões de beleza, fertilidade, amor e harmonia. Já o sábado, regido por Saturno, é ideal para banhos ligados à limpeza de energias e proteção.

O domingo, por exemplo, é regido pelo Sol. Portanto, é um dia específico para banhos de alto astral que visam a prosperidade, melhora da energia e da alegria. As fases da lua também podem impactar nos banhos de ervas, confira as fases da lua e suas funções: 

  • Lua Crescente: Banho de ervas que visam conquistas, realizações, sorte, sucesso e prosperidade
  • Lua Cheia: É recomendável para beneficiar o amor, amizade, atração, força, coragem e abundância
  • Lua Minguante: Para os banhos de proteção, limpeza e renovação de energia
  • Lua Nova: Possui relação com banhos que visam iniciar novos ciclos na área pessoal e profissional da sua vida.
òleos e ervas para tomar banho e garantir boas energias

Quais ervas devem ser usadas para o banho?

As ervas utilizadas para o banho podem tanto ser encontradas na sua horta como também adquiridas em casas especializadas, como casas de incensos. Entender para que serve o banho de erva-doce ou outra erva é importante.

De modo geral, o banho de erva-doce ajuda a aumentar o otimismo e a coragem da pessoa, influenciando diretamente no fortalecimento da autoestima. Já o banho de canela é perfeito para fortalecer o coração. 

O alecrim é outra erva vista frequentemente nos banhos, ele influencia diretamente na luz das pessoas, ou seja, oferece mais alegria e energiza os sentimentos e os desejos. Com isso, fica evidente que diversas ervas oferecem diferentes benefícios.

Os benefícios mais buscados para quem deseja realizar um banho de erva são o amor, a limpeza energética e a busca pela maior proteção. Por isso, confira as melhores ervas para cada caso:

Amor

Verbena, hibisco, dama da noite, angélica, azaléia, canela, cravo, romã e anis estrelado.

Limpeza

Alecrim, alfazema, arruda, eucalipto, guiné, manjericão, sálvia, boldo e abre caminhos.

Proteção

Patchouli, casca de alho, aroeira, bambu, rosa branca, jasmim, flor de laranjeira, comigo ninguém pode e cebola.

Como fazer banho de ervas: conheça várias dicas

O passo a passo de como fazer banho de ervas não é complexo, para tornar ele possível é muito importante conhecer os tipos de ervas e seus benefícios. Portanto, procure entender suas necessidades e estudar um pouco sobre as ervas, dias e fases da lua. 

A partir desse conhecimento você pode colocar em prática o banho de ervas. No entanto, para que ele funcione é fundamental que você esteja de corpo e alma com foco nele, por isso elimine todas as preocupações e foque exclusivamente em seu banho.

Banho de ervas para prosperidade

Para colocar em prática um bom banho de ervas para prosperidade e sucesso, o ideal é escolher um domingo de Lua Crescente. Para fazer o banho você precisará de 1 litro de água, 1 canela em pau, 3 cravos da Índia e 1 anis estrelado. 

Com tudo isso em mãos você precisará ferver a misturar e esperar esfriar por alguns minutos. Com uma temperatura morna comece o banho de erva de cima para baixo, mais precisamente do pescoço até os pés. 

Para tornar o banho ainda mais eficaz é importante que sua mente esteja focada em fazer ele dar certo, por isso se concentre nas suas atividades. Além disso, procure deixar o corpo secar naturalmente. 

Banho de ervas para boas energias

Já para um banho de ervas para trazer boas energias o mais indicado é ser realizado em um sábado com Lua Minguante. As fases da lua embora não sejam determinantes, têm o papel de potencializar os efeitos desejados. 

Para trazer boas energias você vai precisar de 1 litro de água, 2 ramos de alecrim, de preferência frescos e 1 colher de sopa de mel. O processo é o mesmo para quase todos os banhos, ou seja, ferva a mistura e espere esfriar. 

Entretanto, para desenvolver boas energias é fundamental que seja um banho completo, ou seja, da cabeça para baixo. Além disso, é importante que você mentalize as energias se transformando e repita várias vezes para que todas as energias ruins sejam retiradas. 

Outro ponto importante é que você também procure se secar naturalmente para extrair por mais tempo dos efeitos das ervas que colocou no banho. 

Banho para acalmar

O banho de ervas com o objetivo de acalmar são ideais para que a pessoa tenha um momento de conversa consigo mesmo. Por isso, se utiliza muito para diminuir ansiedade e estresse. 

Para colocar o banho em prática o ideal é ferver algumas ervas como alecrim, alfazema e camomila. Utilize também em torno de 1 litro de água e realize esse tipo de banho em um sábado, de preferência na Lua Minguante. 

Banho para proteção

O banho de alecrim seguido por um banho de sal grosso são ótimas alternativas para garantir uma melhor proteção. Para colocar o banho em prática, macere os ramos de alecrim e ferva em 1 litro de água. 

Após esfriar até ficar morno despeje também do pescoço para baixo e sempre focado em pensamentos positivos e atraindo boas energias. Assim como nos outros banhos, o ideal é deixar secar naturalmente.

Para o melhor efeito, o ideal também é realizar o banho de ervas para proteção aos sábados na lua minguante. De todo modo, o principal é que seu corpo e sua mente estejam interligados e focados para tornar o banho eficaz e duradouro.

Banho de ervas para ansiedade

O chá de camomila é um dos mais conhecidos para momentos de ansiedade e tensão. Por isso, o banho para controlar a ansiedade também tem como base a camomila. Além disso, é indicado utilizar lavanda para também atenuar a ansiedade.

Portanto, ferva as duas ervas e tome um banho relaxante com elas, sempre buscando controlar a respiração. Durante o banho, jogue a água da cabeça e deixe cair por todas as partes do corpo.

Banho de ervas para a ansiedade

Banho limpeza de energias negativas

A arruda é uma erva característica da limpeza de energias positivas. Por isso, macere a erva e ferva com 1 litro de água. Após esfriar, procure mentalizar tudo de ruim que você desse limiar e jogue a água do pescoço para baixo. 

Como dito anteriormente, o banho é muito importante para a renovação das energias, mas é fundamental que o corpo e mente estejam alinhados e focados nos efeitos. Para isso, é importante saber exatamente o que deseja eliminar. 

Vale relembrar que todos os banhos citados no decorrer do conteúdo precisam ser realizados após um banho higiênico. Além disso, o mais indicado é que após os banhos de ervas o corpo seque naturalmente. 

Agora você sabe como fazer um banho de ervas

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender que o banho de ervas é uma das várias maneiras de melhorar aspectos físicos e emocionais. A partir disso, fica evidente a importância da natureza para todas as fases da vida.

Na Fênix, você encontra diversos produtos como incensos, óleos, chás naturais para melhorar o ambiente da sua casa e a relação de corpo e mente da sua vida. Os banhos de ervas são feitos principalmente para questões de amor, prosperidade e proteção.

Para obter melhores resultados é importante que você tenha o hábito de procurar cada vez mais conhecimento sobre as ervas e maneiras de extrair seus benefícios. Caso deseje conhecer mais sobre esse universo, continue acompanhando o Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES