Autocuidado: saiba o que é e como praticar no seu dia a dia

Autocuidado: saiba o que é e como praticar no seu dia a dia

5 minutos de leitura

Primeiramente, vamos esclarecer um equívoco comum: autocuidado não é sinônimo de autoindulgência ou egoísmo. 

Autocuidado significa cuidar de si mesmo para que possa ter saúde, ficar bem, fazer seu trabalho, ajudar e cuidar dos outros, e fazer todas as coisas que precisa e deseja realizar em um dia.

O autocuidado é parte da resposta de como podemos lidar melhor com os estresses diários. É estresse no trabalho. É o estresse de tentar acompanhar o ritmo da vida diária, que a tecnologia acelerou mais do que nunca.

O autocuidado é tomar medidas para cuidar de suas necessidades de saúde física e emocional da melhor maneira possível.

Continue lendo o artigo e saiba mais sobre o que é autocuidado e o que ele pode fazer pela sua saúde a longo prazo.

Adotar uma alimentação saudável também faz parte do autocuidado

O que é o autocuidado? 

Se você acha que tem ouvido mais sobre autocuidado agora, você está certo. De acordo com o Google Trends, o número de pesquisas por “autocuidado” mais do que dobrou desde o início da pandemia.

Diversas organizações e pesquisadores adotam uma abordagem voltada para a saúde ao definir o autocuidado.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define autocuidado como a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde.

De acordo com essa definição, o autocuidado inclui tudo relacionado a permanecer fisicamente saudável, incluindo higiene, nutrição e busca por atendimento médico, quando necessário.

À medida que a importância de cuidar de si mesmo se tornou mais comum, as definições começaram a se tornar mais aplicáveis ​​ao público em geral e tendem a se concentrar em sintonizar-se com as próprias necessidades e atender a essas necessidades.

A International Self-Care Foundation também inclui a alfabetização em saúde como um pilar do autocuidado.

O que significa que qualquer passo que você dá para entender melhor as informações de saúde de que você precisa para tomar decisões apropriadas sobre sua saúde e bem-estar contam como autocuidado também.

O autocuidado exige que se verifique e se pergunte como você está e o que seu corpo está pedindo.

Algumas pessoas usam para lidar com notícias difíceis, outras apenas para manter sua felicidade no dia a dia.

O autocuidado não significa a mesma coisa para todos. Diferentes pessoas adotarão diferentes práticas e até mesmo sua própria definição pode mudar com o tempo. 

Quais os tipos de autocuidado? 

Mesmo que você não possa gastar muito tempo e dinheiro, você ainda pode praticar o autocuidado várias vezes por semana, transformando as coisas que você faz todos os dias em práticas de cuidados com você.

Talvez você tente estar mais atento aos seus pensamentos sobre seu trajeto ou talvez encontre maneiras de tornar as tarefas diárias, como o banho, mais agradáveis.

Escolha um sabonete com um perfume que você ame e concentre-se nas sensações físicas do banho, por exemplo. Existem algumas categorias diferentes de autocuidado: 

Autocuidado emocional

Como falar consigo mesmo, banhos de espuma semanais, dizer “não” a coisas que causam estresse desnecessário, dar-se permissão para fazer uma pausa ou marcar um encontro semanal para um café com um amigo

Autocuidado físico

Priorizar o sono, adotar uma rotina de exercícios que você possa seguir, escolher alimentos saudáveis ​​e nutritivos em vez de alimentos altamente processados

Autocuidado espiritual

Participar de um serviço religioso, passar um tempo na natureza, meditar, incorporar atos regulares de gentileza em seu dia ou manter um diário de gratidão.

Praticar uma atividade física contribui para manter uma rotina de autocuidado

Benefícios do autocuidado

Muitas práticas comuns de autocuidado têm sido associadas à longevidade e a outros resultados positivos para a saúde. Há muitas pesquisas, por exemplo, mostrando que coisas como exercícios, yoga e atenção plena apoiam a saúde física e mental.

Um artigo publicado em janeiro de 2020 observou que a longevidade no século 21 depende de seguir práticas saudáveis ​, como fazer exercícios, não fumar e seguir uma dieta saudável e adotar um estilo de vida positivo em todos os aspectos.

As seguintes práticas têm sido bem pesquisadas e vinculadas a uma vida mais longa:

Exercício

Pessoas que se exercitam entre duas e oito horas por semana ao longo de suas vidas reduziram o risco de morrer de 29% a 36%

Dieta

Adotar uma dieta com cinco porções de frutas e vegetais por dia foi associada a um menor risco de mortalidade, especialmente por problemas relacionados ao coração.

Sono

Um estudo descobriu que dormir pouco (menos de sete horas por noite) estava relacionado a taxas de mortalidade mais altas, embora dormir em excesso também não fosse saudável.

Sair de casa

Passar um tempo em espaços verdes está associado a uma taxa de mortalidade mais baixa. 

Como praticar o autocuidado?

Para começar  praticar uma rotina de cuidado consigo mesmo, determine quais atividades lhe trazem alegria, reabasteça sua energia e restaure seu equilíbrio.

Comece pequeno, escolhendo um comportamento que você gostaria de incorporar à sua rotina na próxima semana.

Pratique esse comportamento todos os dias durante uma semana e reflita sobre como você se sente. Vá adicionando práticas adicionais quando estiver pronto.

Praticar o autocuidado não precisa ser uma tarefa difícil desde o início. Aqui estão algumas idéias para facilitar sua jornada:

  • Escrever em um diário;
  • Comece cada dia prestando atenção à sua respiração por cinco minutos e definindo as intenções para o dia;
  • Tomar café da manhã;
  • Reflita sobre o que você é grato a cada noite;
  • Coloque seu telefone no modo avião por meia hora todas as noites e libere-se da enxurrada de notificações;
  • Ligue para um amigo só para dizer olá;
  • Faça um hobby relaxante;
  • Escolha uma hora para dormir e cumpra-a.
Momentos para relaxar são de extrema importância para a saúde física e mental

Autocuidado com produtos Fênix

O autocuidado pode ter um efeito positivo na sua saúde e perspectiva, mas requer um compromisso ou intenção de investir no seu bem-estar. 

E, como vimos durante o artigo, momentos para relaxar e se conectar consigo mesmo também é uma forma de se cuidar.

Utilizando produtos da Fênix, é possível acalmar os pensamentos, equilibrar sentimentos e trazer uma profunda e imediata sensação de bem-estar.

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