Ametista e seu significado: descubra todos os benefícios desta pedra

ametista significado

A ametista é uma das pedras mais conhecidas do mundo. Quando falamos em ametista o significado é tudo proteção e elevação espiritual. 

Essa é uma pedra que carrega o lado sutil da proteção e não o lado de ataque. Ela atua fortemente nos ambientes relacionados à meditação e foco. 

A ametista serve especialmente para quem procura a autorrealização e elevação espiritual. 

Quem procura saber o significado da ametista, o que esse cristal atrai e como utilizá-lo, deve manter um espacinho especial para ele. 

E para te ajudar a entender o significado da ametista e a potência desse cristal, a Fênix separou um conteúdo completo aqui mesmo.

O que é a ametista?

A ametista é um cristal roxo que pode ser encontrado nas formas de grutas, drusas e bastões. A sua coloração muda de acordo com o ambiente que é encontrada. 

As ametistas encontradas no Peru, por exemplo, têm uma cor roxa mais potente que as encontradas no Brasil. Geologicamente falando, isso se dá pelas variações do solo. 

Existem também as que são encontradas em outras partes do mundo com um lilás bem fraquinho. Como é o caso da Rose de France, muito utilizada para a produção de jóias. 

Em todo caso, a ametista e o seu significado permanecem intactos. 

Qual o seu significado?

A ametista é uma pedra que tem uma longa história. É possível ver imagens arqueológicas da utilização desse cristal nas civilizações antigas do Egito, e nas civilizações pré-hispânicas. 

E esse é um dos motivos que faz essa pedra ter um significado tão forte. Ela é utilizada desde sempre para proteção e atraindo elevação espiritual. 

Para os gregos a ametista tem o significado da proteção, principalmente contra os ataques às castidades. Isso porque, segundo a mitologia grega, deus Baco teria ficado irritado com alguns humanos depois de uma festa e ordenou que matassem o primeiro que aparecesse. 

Quando ele estava andando, Ametista, uma ninfa sacerdotisa de Diana, estava passando, e quando Baco a viu, quis tê-la e em seguida matá-la, e Diana, protegendo sua adoradora, a transformou em pedra, um cristal translúcido. 

Baco, se arrependendo do que tinha acabado de tentar fazer, apertou as suas uvas sagradas em cima do cristal, deixando ele com o aspecto arroxeado que conhecemos atualmente. 

ametista significado

As propriedades da ametista

É normal que a busca de informações sobre o significado da ametista e propriedades, fique apenas na proteção. Mas essa é uma pedra com muitas propriedades, inclusive a curativa. 

A ametista promove a elevação espiritual, e um dos motivos é a sua cor. O roxo remete a transmutação de energia, da física para a espiritual. Ou seja, é uma cor intensa voltada para quem está em busca de uma vida espiritual ativa. 

Enquanto estamos nos momentos contemplativos e de meditação, a ametista promove uma proteção sutil, que em vez de atacar o que pode nos atacar, blinda e protege o campo energético. 

A ametista também carrega a chama violeta de Saint German. Quando direcionada para cura, a ametista trabalha com as propriedades que a chama violeta têm.  

Utilizando no dia a dia 

Como a ametista tem significado para a área de proteção, ela pode ficar exposta em ambientes que recebem mais pessoas, que a energia circula. 

Essa é uma pedra que não pode ficar em ambientes como quartos, já que ela trabalha com a atração da elevação espiritual e pode atrapalhar o descanso, promovendo sonhos intensos e sonos agitados.

Por isso, a ametista pode ser utilizada no dia a dia em jóias como colares, brincos, pulseiras e anéis. Além de carregar um significado, a ametista também é uma pedra linda, muito utilizada para adornos.

Os benefícios da ametista

Todos os cristais carregam propriedades e significados incríveis que atraem prosperidade, proteção, autoconfiança e tudo aquilo que for necessário para um crescimento pessoal. 

Sendo assim, com a ametista não é diferente. Além da relação ametista significado, que é muito conhecida, os benefícios desse cristal são enormes e geram conforto e qualidade de vida. 

A Ametista trabalha a espiritualidade quando é utilizada no dia a dia, em forma de acessórios, por exemplo, enquanto não estamos meditando ou com foco nisso. Quem está em busca do encontro espiritual, pode contar com essa ajuda. 

Ela também ajuda no afastamento de pensamentos negativos, já que consegue proteger a todo tempo que a utiliza. 

A saúde também é um ponto que a ametista pode ajudar. Portanto, sempre que apontada ou deixada em contato com o local adoecido, a ametista consegue transmutar a energia da doença em cura. 

Qual a simbologia da ametista

Desde a Idade Média a ametista tem o significado da proteção e também da prosperidade. Essa é uma pedra considerada joia, e que portanto, somente quem tinha poder aquisitivo e alta posição social utilizava. 

Por isso, hoje a ametista carrega uma simbologia mais própria que demonstra que quem a utiliza está em elevação espiritual e procura se manter protegido. 

São muitas as simbologias da ametista, mas em todas, ela revela uma intensa mudança de energia em que o indivíduo sai da sua zona de conforto e procura evoluir pessoalmente. 

ametista significado

Quais os cuidados que preciso ter com a ametista

A ametista precisa de alguns cuidados especiais como a limpeza. Os cristais tendem a pegar as energias que são ruins, por isso, periodicamente é importante fazer a sua limpeza com banhos e incensos especiais. 

Para limpar a ametista, procure deixá-la submersa em um recipiente de vidro com água e sal grosso por algumas horas. Depois, lave-a com água em abundância. 

A ametista também se limpa quando em contato com o sol, então nada de deixar a sua pedra em locais escuros e abafados. Deixe que ela modifique a energia nos locais mais espaçosos de casa.

Como energizar a ametista?

Essa é uma pedra que se conecta muito com a energia externa. Então, depois de limpá-la é preciso energizá-la. 

Para energizar a ametista é preciso deixá-la em contato direto com a lua durante uma noite inteira, pelo menos. Assim ela terá a sua carga preenchida para exercer o seu papel. 

Quando a ametista passar pelo luar, foque na sua intenção para a pedra, e passe um incenso por pelo menos sete vezes na pedra. 

Quer saber mais sobre a ametista? Acesse o Blog da Fênix Incensos. 

Saber sobre a ametista, seu significado e força, traz a possibilidade de atrairmos os melhores aspectos da evolução para a nossa vida. Portanto, agora que você sabe, aproveite as propriedades da ametista. 

O significado da ametista é de proteção, e para manter essa chama viva no seu cristal, utilize os incensos da Fênix nos momentos de energização e limpeza da pedra. Sendo assim, para saber mais sobre a ametista, significado, propriedades e tudo que ela pode te proporcionar, acompanhe o Blog da Fênix.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Deixe um comentário

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!