6 benefícios da acupuntura que você precisa conhecer agora!

6 benefícios da acupuntura que você precisa conhecer agora!

3 minutos de leitura

Você conhece os benefícios da acupuntura? Essa prática teve início na China, há mais de 2.500 anos. A técnica segue a ideia de que existem padrões de energia no nosso organismo. Ela consiste em colocar agulhas especiais em locais estratégicos do corpo para estimular os pontos onde há um acúmulo dessa energia.

A acupuntura está relacionada a duas teorias: o Taoísmo e a dualidade (mais conhecida como Yin e Yang). No Brasil, o procedimento foi apresentado há mais de 40 anos e incluído no SUS em 1988. Atualmente, é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Agora que você já sabe um pouco da história, veja quais são os principais benefícios da acupuntura para o corpo e para a mente.

1. Reduz o estresse

A redução do estresse é um dos benefícios da acupuntura mais significativos. Estudos e pacientes comprovam que a técnica tem sido muito eficiente no tratamento contra os sintomas. Esse mal do século ocorre com o aumento de alguns hormônios, principalmente o cortisol.

Uma aplicação nos locais adequados e por profissionais gera um bloqueio na produção desse hormônio em situações estressantes. Portanto, a acupuntura auxilia na redução desses picos que, quando são recorrentes, podem causar depressão, doenças cardiovasculares e aumento de peso.

2. Ameniza dores nas costas

As dores lombares podem aparecer por diferentes motivos. Entre eles, o esforço físico inadequado e a má postura. Aliás, essa queixa é uma das mais citadas nas clínicas de acupuntura.

Segundo um estudo publicado pela revista científica Archives of Internal Medicine, os voluntários que receberam o tratamento por meio de agulhas tiveram 15% de melhora nas dores nas costas em comparação àqueles que somente passaram por técnicas de quiropraxia.

3. Alivia enxaquecas e dores de cabeça

Dentre os benefícios da acupuntura, não podemos deixar de citar o alívio das dores de cabeça e das temidas enxaquecas. A prática à base de agulhas em pontos estratégicos do corpo proporciona melhoras em crises de cefaleia.

São os mesmos efeitos observados quando fazemos uso de analgésicos, relaxantes musculares e até mesmo anti-inflamatórios.

4. Alivia sintomas da TPM

A tensão pré-menstrual é caracterizada por enxaquecas, inchaço no corpo, mau humor, cólicas intensas e nervosismo. Tudo isso gerado pelo aumento de hormônio que acontece nesse período.

Para aliviar os sintomas, as agulhas são colocadas em pontos da orelha, da cabeça, do abdômen (perto do umbigo) e dos pés. Assim, a técnica consegue regular o sistema nervoso, o que melhora também o funcionamento do fígado e dos hormônios. Para isso, o tratamento deve ser feito uma vez por semana, em oito sessões.

5. Diminui a ansiedade

A acupuntura também tem sido eficaz contra os sintomas da ansiedade. A explicação é que esse procedimento milenar tem a capacidade de aumentar a produção de alguns hormônios do bem, como a serotonina e a endorfina.

Além disso, é um tratamento que proporciona relaxamento para o corpo e para a mente. As tensões do nosso organismo são suavizadas, e isso resulta em um equilíbrio de energia.

6. Reduz sintomas da depressão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que, entre 2005 e 2015, houve um aumento de 18% da população com depressão. Esse transtorno mental que incapacita o paciente a realizar suas tarefas diárias pode ser aliviado com a acupuntura.

Um estudo feito pela Universidade de Hong Kong apontou que a acupuntura pode ser aliada aos medicamentos para reduzir os sintomas de depressão. Isso foi percebido em 73 voluntários que receberam as agulhas em sete pontos estratégicos da cabeça durante três semanas, por nove sessões.

Os benefícios da acupuntura foram comprovados tanto pelos pacientes quanto por pesquisadores. No entanto, para obter resultados positivos, é imprescindível fazer a técnica somente com profissionais qualificados e de maneira regular

Gostou? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam os benefícios da acupuntura!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest