4 dicas para dormir bem e garantir qualidade de vida

4 dicas para dormir bem e garantir qualidade de vida

3 minutos de leitura

Deitar na cama, fechar os olhos e usufruir de uma noite reparadora faz bem para o corpo e para a mente. Quando, por alguma razão, o descanso não é adequado, apresentamos olheiras, o humor é prejudicado, o estresse fica fora de controle e as dores de cabeça são inevitáveis. Se você está passando por isso, saiba que seguir algumas dicas para dormir bem contribuirá — e muito! — para o seu bem-estar.

Embora muitos problemas de saúde possam refletir na qualidade do sono, é bastante comum que a dificuldade para dormir tenha como origem hábitos de vida pouco saudáveis, tais como uso excessivo de dispositivos eletrônicos, alimentação desregrada ou acúmulo das tensões do dia a dia. Portanto, com algumas mudanças simples na rotina, é possível reverter a situação rapidamente.

Siga conosco e acompanhe 4 dicas que separamos para ajudar você a dormir melhor já a partir de hoje. Vamos lá?

1. Faça exercícios de relaxamento muscular

A prática de atividades físicas faz bem para a saúde e deve ser estimulada. No entanto, fazer movimentos vigorosos pouco antes de se deitar atrapalha o sono, uma vez que as endorfinas liberadas nos deixam em estado de alerta. Assim, quando falamos em exercícios antes de dormir, devemos nos concentrar naqueles que fazem nosso corpo relaxar e adormecer facilmente.

Uma boa sugestão é deitar-se com a barriga para cima, mantendo braços e pernas afastados. Caso essa posição não seja confortável para você, faça adaptações de forma a ficar bem à vontade. Em seguida, inspire profundamente e solte o ar sentindo cada um dos seus músculos relaxar. Repita 3 vezes, sempre mantendo o foco na respiração.

2. Prepare o ambiente

Seu ninho de descanso deve ser um local que propicie o relaxamento. Assim sendo, ele deve reunir 3 características fundamentais: ser escuro, apresentar temperatura adequada e manter-se silencioso. Veja algumas sugestões para tornar seu quarto perfeito para uma boa noite de sono:

  • se mora em um lugar quente, invista em um ventilador ou ar-condicionado para climatizar o ambiente;
  • desligue todas as lâmpadas e aparelhos que emitem luzes, como celulares, tablets e TVs;
  • remova todos os ruídos possíveis;
  • se você é daquelas pessoas que só dormem com um barulhinho de fundo, há aplicativos para smartphones que imitam sons de pássaros, ventiladores ou ondas, por exemplo;
  • escolha um colchão e um travesseiro que sejam adequados ao seu corpo.

3. Estabeleça uma rotina calma antes do sono

Inicie seu ritual para dormir cerca de uma hora de se deitar. Que tal começar por um banho relaxante? Após cuidar do corpo, aproveite para aliviar a mente com um bom livro — mas não vale ler notícias nas redes sociais, uma vez que a luminosidade dos aparelhos eletrônicos deixará você ainda mais acordado.

Outra forma de relaxar e diminuir o estresse é recorrer à boa e velha xícara de chá. Dê preferência para camomila, erva-doce ou cidreira, mas não exagere na quantidade para não acordar durante a noite com vontade de ir ao banheiro. E não custa reforçar: fuja do café e de outras bebidas com cafeína antes de dormir.

4. Respeite os horários de dormir

Ter horários fixos para dormir e levantar facilitará o estabelecimento de uma rotina, contribuindo para a regulação do seu organismo. Nos primeiros dias, você poderá encontrar alguma dificuldade para se adequar ao novo esquema. No entanto, em cerca de uma semana, seu corpo estará acostumado com os hábitos recém-adquiridos, e você colherá os frutos das mudanças em sua vida.

E aí, pronto para melhorar a qualidade do seu sono? Além dessas dicas para dormir bem, ainda temos duas sugestões para você: complemente seu ritual de relaxamento com músicas calmas e faça uso da aromaterapia para perfumar seu quarto e auxiliar a chegada do sono e um descanso verdadeiramente reparador.

Precisando de mais dicas para melhorar sua qualidade de vida? Veja como praticar meditação e aproveite todos os benefícios dela! 

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