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Viva diferente! Saiba como praticar meditação

Em meio a rotinas cada vez mais tumultuadas e exaustivas, é importante procurar por atividades que tragam benefícios não só para o corpo, mas para a mente também. Aprender como praticar meditação pode representar uma melhora significativa na sua qualidade de vida.

A meditação é uma prática que procura livrar a mente da agitação e substituir as distrações por consciência e plenitude. Por causa disso, a meditação é conhecida como uma prática de higiene mental. Entre os seus principais benefícios estão: relaxamento do corpo e aquietação da mente, aumento da concentração, redução do estresse, aumento da conexão consigo mesmo, consciência corporal e entendimento emocional.

Agora que você já sabe o que é e por que é tão importante adquirir esse hábito, saiba como praticar meditação!

Escolha uma hora conveniente

Para meditar, é preciso estar disposto a se entregar à prática e, para isso, a mente deve estar relaxada e livre de distrações excessivas. É normal perceber pensamentos indo e vindo, porém é inevitável evitar que isso aconteça. Mas podemos apenas observá-los sem nos identificar e apegar à eles. Optar por meditar entre tarefas talvez não seja a melhor ideia para quem está começando, uma vez que é muito fácil perder o foco e pensar nas obrigações do dia.

Escolha uma hora conveniente e, de preferência, uma hora em que você já tenha o costume de aproveitar. Experimente meditar logo depois de acordar e antes de tomar o café da manhã, assim que chegar à sua casa depois do trabalho ou, até mesmo, antes de dormir. Reserve um tempo para se entregar à meditação e faça disso um hábito.

Opte por um ambiente silencioso

Um ambiente silencioso é essencial para conseguir manter o foco e a atenção no momento presente. Sons de carros passando na rua, crianças correndo em casa e vídeos ou músicas tocando são exemplos de barulhos a serem evitados a todo custo. Escolha um ambiente agradável e tranquilo, onde você conseguirá relaxar e concentrar-se sem estímulos sonoros em excesso.

Caso more em casa, vale escolher um cantinho mais tranquilo do quintal e tomá-lo como seu ambiente meditativo. No caso do apartamento, procure um cômodo mais afastado ou que não seja movimentado, caso você more com outras pessoas.

Sente-se confortavelmente

A meditação exige que o corpo se mantenha imóvel por um período razoável, portanto, é necessário que você encontre uma postura confortável e que garanta que você conseguirá se manter parado sem a necessidade de trocar de posição. É recomendado que a meditação seja feita com o corpo sentado no chão, com a coluna ereta e as pernas cruzadas. Caso você sinta desconforto nos joelhos, pode começar sentado em uma cadeira ou com as pernas esticadas no chão e a coluna apoiada na parede.

Comece aos poucos

É sempre importante ter em mente que não se deve exagerar. A prática da meditação é um exercício constante e crescente. É preciso conhecer a si mesmo aos poucos para entender os próprios limites e, a partir disso, evoluir. Comece com intervalos mais curtos, de 15 a 20 minutos, para adquirir o hábito e naturalizar a prática. Com o tempo, será mais fácil meditar por um período maior sem muito esforço e sem divagar.

Concentre-se na respiração

A maior dificuldade para quem está começando a meditar é conseguir acalmar a mente e entregar-se ao momento. Uma dica valiosa de como fazer isso é voltando sua atenção para a respiração. Conte quantos segundos você gasta na inspiração e tente expirar no mesmo intervalo de tempo. Retenha o ar por 5 segundos antes de inspirar e mais 5 segundos antes de expirar. Dessa forma, além de acalmar a mente, você sentirá uma sensação de plenitude quase instantânea e perceberá seu corpo se entregando cada vez mais ao relaxamento.

Entender como praticar meditação pode representar um ganho enorme de bem-estar e promover mais qualidade de vida a nível diário. Ao meditar, você desperta a consciência para o momento presente e aprende mais sobre seu corpo e sobre você mesmo. Além de se sentir mais calmo e relaxado, a meditação promove o autoconhecimento e a conexão com sua energia interna.

Você já tem o costume de meditar ou sente que precisa adquirir esse hábito? Deixe um comentário compartilhando suas experiências!

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48 Responses

    1. É simples, não tente controlar os pensamentos, apenas preste atenção na respiração, daí sua mente vai te distrair, apenas voltei a prestar atenção na respiração. Seja gentil com você mesmo, não se julgue, não brigue com você, se aceite como você é. O meditador experiente não é alguém que não divague, mas alguém que se acostumou e retornar a prestar atenção à respiração.

  1. Eu sinto que eu preciso muito de meditar por vários motivos: quando eu fico nervoso no trabalho por exemplo eu, não consigo respirar direito. Ao tentar dormir o sono não vem, por conta da ansiedade. Volto ao trabalho no dia seguinte mais cansado ainda. Tomei remédios para dormir mas nem assim , algumas vezes eu não dormia.

  2. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos 🙏
    Acabei de assistir uma palestra de “Como envelhecer”, e uma das recomendações é a prática da meditação, além da alimentação e exercícios.

  3. Eu sofro muito de ansiedade,nao consigo dormir a noite nem tomando remédios e no trabalho tenho muito serviço e fico muito agitada porque parece que não vou dar conta

  4. Eu não consigo meditar sozinha, só acompanhada p celular,as veze
    s consigo relaxar e as vezes não o q fazer? Eu durmo muito pouco sou muito a coisa, preciso de ajuda.

  5. Não Tenho o costume de meditar, e como sou uma pessoa muito ansiosa e agitada estou sendo do muita necessidade de fazer algo pra amenizar isso, e sei que a meditação é o caminho…

  6. Faz um ano que eu medito TODOS os dias, as vezes duas vezes por dia. Sou cético, não sou religioso. Eu era super estressado e ancioso e estou curado, esse um ano de meditação curou tudo. Pra quem quer começar eu indico o famoso programa de oito semanas do Mark Willians (meditação plena), se você seguir o programa certinho você se torna uma meditar irreversível 😁

  7. Sempre tive uma ligação ,com a meditação que me puxa, o silêncio, a tranquilidade, o estar bem consigo mesmo, ate hoje não consegui manter um padrão , mas sempre me foi o prazer de meditar…

  8. Quando ouvi que a meditação pode vir me ajudar para melhorar minha vida no caso de ser epilético, então, estou meu muito sobre isto e procurando ver como iniciarei os trabalhos.

  9. Tenho a necessidade de adquirir esse hábito. Para poder mudar meu modo de viver, só assim saberei reconhecer a mim mesmo e serei uma pessoa mais calma.

  10. Meu nome é Marlene
    Moro numa cidade pequena do interior de Sergipe ,tenho 52 Anos e sinto uma necessidade
    Grande de relaxar meditar

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