O que são doshas e como eles influenciam nossas vivências?

O que são doshas e como eles influenciam nossas vivências?

3 minutos de leitura

Ar, Fogo, Terra, Água e Éter (Espaço) são os elementos básicos que constituem o universo, segundo a tradicional medicina indiana Ayurveda. Esse conhecimento possibilita entender o que são doshas e como eles influenciam nossa saúde e nosso bem-estar.

Considerada a “ciência da vida”, a Ayurveda nos mostra como a alimentação e o meio ambiente afetam as funções do nosso organismo e, consequentemente, a harmonia entre o corpo, a mente e o espírito.

Nessa prática, a prevenção e o tratamento de doenças são realizados a partir da identificação de desequilíbrios entre os três doshas. Quando um deles se sobressai muito sobre os outros dois, aumenta-se o risco de desenvolvimento de problemas físicos e mentais.

Mas, afinal, o que são doshas? Continue a leitura deste artigo para saber um pouco mais sobre os conceitos do sistema de saúde mais antigo do mundo!

Os três doshas

Os três doshas, ou humores biológicos, são formados pela combinação dos cinco elementos básicos em maior ou menor quantidade. Por isso, cada um deles tem atributos específicos, que definem a personalidade, o metabolismo e a estrutura física e psicológica de um indivíduo.

Em outras palavras, os doshas são os biótipos dos seres humanos e se dividem em Vata, Pitta e Kapha. Todos nós temos um pouco de cada dosha, mas a predominância de um deles determina nossa constituição singular.

Vata

O Vata é regido pelos elementos Ar e Éter, o que lhe confere as qualidades de leveza, secura, frio e mobilidade. As pessoas com predomínio desse dosha costumam ser magras e altas, sem musculatura definida aparente; têm pele e cabelos secos e sentem muito frio.

São indivíduos criativos, adaptáveis, inspiradores e sensíveis. Por outro lado, são dispersos, com um humor instável e falam de forma rápida e confusa. Tendem a sofrer de depressão, ansiedade, problemas nas articulações e perda de memória. 

Pitta

O Pitta é formado majoritariamente pelos elementos Fogo e Água. Suas principais características são calor, oleosidade e rapidez. Aqueles que têm esse dosha dominante apresentam uma estrutura corporal mediana, músculos definidos, olhos e cabelos claros e pele oleosa ou mista.

São falantes, ágeis, competitivos, inquietos, facilmente irritáveis e detestam ser contrariados. Costumam ter um temperamento intenso e, por isso, desenvolvem doenças inflamatórias e relacionadas ao estresse, como gastrite.

Kapha

O Kapha é constituído pelos elementos Água e Terra. Tem como atributos o peso, a umidade, a oleosidade e o frio. Quem se encaixa nesse biótipo geralmente tem uma estrutura corporal maior, pele e cabelos oleosos e unhas fortes.

São pessoas amorosas, eficientes, prestativas e com boa memória. Executam tarefas mais lentamente e têm tendência à preguiça, à procrastinação e a engordarem com facilidade. Quando há desequilíbrio, podem desenvolver obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares.

A influência dos doshas em nossas vidas

A medicina Ayurveda baseia-se na teoria dos opostos e semelhantes para a compensação do excesso ou deficiência de funções e qualidades dos doshas. Isso quer dizer que pessoas com sintomas ansiosos, causados pelo desequilíbrio do Vata, por exemplo, poderiam incluir práticas de relaxamento em sua rotina para terem mais qualidade de vida.

O yoga, a meditação, a aromaterapia, as massagens e a reeducação alimentar são alguns dos métodos de tratamento utilizados nesse sistema de cura milenar para restabelecer o equilíbrio original.

Como vimos, saber o que são doshas não só nos ajuda a cuidar melhor da nossa saúde e do nosso bem-estar, como também facilita o processo de autoconhecimento.

Gostou deste artigo? Siga-nos nas redes sociais para acompanhar todas as nossas publicações: Facebook | Instagram | Twitter | Pinterest

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest