sábado, junho 15, 2024
Anúncio
InícioAutoconhecimentoO que é ancestralidade? Entenda mais sobre os aprendizados que ela pode...

O que é ancestralidade? Entenda mais sobre os aprendizados que ela pode trazer

Você sabe o que é ancestralidade? Antes de mais nada é preciso dizer que o conceito de ancestralidade tem vários sentidos. Mas, todos passam apenas por um único sentido: a ascendência da sua família sobre quem você é. No entanto, essa família não se restringe somente à mãe, pai e irmãos. A ancestralidade também é […]

Você sabe o que é ancestralidade? Antes de mais nada é preciso dizer que o conceito de ancestralidade tem vários sentidos. Mas, todos passam apenas por um único sentido: a ascendência da sua família sobre quem você é.

No entanto, essa família não se restringe somente à mãe, pai e irmãos. A ancestralidade também é sobre as gerações da sua família que você não conheceu, como seus bisavós e tataravós. 

Ou seja, anos de histórias na qual a herança segue viva na mente. Portanto, é importante destacar que nossas raízes são construídas durante a história e isso dá uma substância a mais para a existência. 

E então, quer saber o que é ancestralidade? Que tal acender Incensos no seu ambiente e acompanhar a leitura deste conteúdo exclusivo da Fênix? Aqui você vai ficar por dentro de todos os detalhes relacionados ao tema. Acompanhe conosco!

Afinal, o que é ancestralidade? 

A princípio, é necessário entender que ancestralidade se refere a particularidades herdadas e relativas aos antepassados

Em outras palavras, eles transmitem componentes sociais e genéticos que influenciam na composição interna e externa de cada pessoa.

Dessa forma, ajudam a modelar a identidade e colocação no próprio tempo, como seres humanos. 

Sendo assim, para você compreender de fato o que significa ancestralidade, saiba que ela possui relação principalmente com a hereditariedade. Isso porque a ancestralidade apresenta diversos sinais que lembram seus antecessores.

Os tipos de herança existentes

Quais são os tipos de herança existentes? Vale reforçar que a ancestralidade é tudo que se relaciona com a ascendência de cada pessoa. Ou seja, são as gerações anteriores.

Como assim? Então, é um conjunto de fatores hereditários que passam através de gerações, e possuem ligação direta da família de cada ser humano. Por essa razão, é considerada uma herança. Ela pode ser: 

Genética: O DNA é formado pela combinação dos genes dos seus pais, que receberam dos seus avós, bisavós e assim consecutivamente.

Cultural: Aqui estão os nomes, sobrenomes, rituais e costumes mantidos pelas nossas famílias.

E qual a diferença entre elas? Para distinguir as duas heranças, é necessário pontuar um detalhe: a herança genética é a única feita de forma biológica, mesmo que a pessoa não saiba de onde veio ou não. Por exemplo, os traços físicos familiares.

Já a herança cultural é diferente, essa é o que se aprende com os familiares mais velhos e é passado por gerações. 

É uma sabedoria ancestral como conhecimentos de valor que está na família por anos, por exemplo, o conhecimento por ervas, chás e plantas medicinais.

Família reunida e passeando em parque. Imagem ilustrativa para texto o que é ancestralidade.

Por que conhecer nossa ancestralidade?

Por que conhecer a ancestralidade? Então, vamos lá. Com o conhecimento sobre a ancestralidade é possível ter maior compreensão sobre a maneira que elas influenciam na vida.

Além disso, é preciso pontuar que esse conhecimento é capaz de proporcionar lições que podem contribuir no seu crescimento.

Por meio da compreensão da ancestralidade, você pode analisar sua história pessoal, incluindo a etnia, cultural e campo biológico. 

Esse conhecimento é um exercício frutífero para compreender o valor da sua existência. Demais, não é mesmo? Por essa razão a Fênix separou alguns benefícios a seguir. Confira!

Entender sua identidade

Quando se fala em identidade, compreenda que é no sentido de resgatar a história de todos os seus ancestrais e incluir elementos essenciais à sua existência. 

Ou seja, por meio do conhecimento da história da família, é possível agregar fatores importantes na sua vida.

Saber mais sobre sua origem

A linhagem biológica é bastante valiosa, pois reflete as características das pessoas. No entanto, muita gente não possui a árvore genealógica feita. 

É importante você compreender que além da origem, o conhecimento sobre ancestralidade proporciona outros benefícios.  Por exemplo, a compreensão das características familiares passadas por gerações, que consequentemente poderão ser suas.

Compreender até sua saúde

Por fim, é preciso lembrar que ter maior conhecimento pelos ancestrais ajudam também a descobrir fatores vitais da sua saúde. É isso mesmo que você leu. Com esse conhecimento aprofundado, é possível localizar particularidades da saúde dos seus antepassados. 

Assim, consegue ao menos fazer a prevenção de possíveis problemas na sua saúde futuramente.

Entenda como é possível se relacionar com sua ancestralidade

Como se relacionar com sua ancestralidade? Uma das maneiras de procurar a própria ancestralidade é por meio do autoconhecimento. Isso pode ser feito de maneiras diversas.

Uma dessas formas é a Constelação Afro Sistêmica. De acordo com Gaby Oliveira, idealizadora dessa metodologia terapêutica, a intenção principal é uma cura coletiva.

Como funciona esse método? Essa metodologia é alinhada com a Black Psychology, traduzindo para o português, Psicologia preta. 

Ela resgata tecnologias ancestrais em conexão com filosofias e matrizes africanas, aplicadas ao tratamento de trauma histórico racial.

Como a ciência pode ajudar a entender nossa ancestralidade?

É possível entender sobre seus antepassados por meio do teste de ancestralidade. A técnica usada para identificar as origens de alguém é feita por meio da análise de uma amostra da coleta da saliva.

Nela, existem células que contém o seu material genético. E como funciona esse teste de ancestralidade? Em resumo, o DNA é extraído, passa por processos com produtos químicos.

Depois disso, é feito o PCR, passando por mais alguns processos. O laboratório, então, adiciona a amostra do DNA a um chip, que vai examinar o DNA de forma específica. 

Dessa forma, é possível encontrar variantes na sequência genéticas, as conhecidas SNPs, que são responsáveis por particularidades de uma determinada população. Por exemplo, textura de cabelo e cor da pele.

Por fim, é necessário ressaltar que o teste possui uma precisão de 99,9%. E também compara os genes da pessoa com outros usuários.

Pessoa em laboratório em amostras de sangue para teste. Imagem ilustrativa para texto o que é ancestralidade.

Que tal se manter ainda mais inspirado? Entenda como a Fênix pode te ajudar!

Agora que você acompanhou a leitura desse conteúdo, certamente você já sabe o que é ancestralidade.

Mas, como a Fênix Incensos explicou neste artigo, a ancestralidade trata-se das particularidades relativas e herdadas dos antepassados.

Portanto, se você quiser saber mais sobre o seu ancestral, siga todas as orientações apresentadas neste texto. Além disso, queremos convidar você para conhecer a Fênix.

Aqui, além de encontrar acessórios para harmonizar e garantir boas vibrações para o ambiente do seu lar, você pode ficar por dentro de conteúdos únicos sobre ancestralidade, harmonia, positividade e muito mais. 

Basta acompanhar o Blog da Fênix. Venha conferir nossos artigos e mantenha sua energia em alta. Esperamos por você!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES