domingo, fevereiro 25, 2024
Anúncio
InícioAutoconhecimentoEmpoderamento feminino: o que é, quais princípios e objetivos

Empoderamento feminino: o que é, quais princípios e objetivos

Você sabe qual é o objetivo do empoderamento feminino? Empoderamento feminino é um termo bastante usual na sociedade atual. E que bom que esse é um dos assuntos mais comentados na sociedade atualmente.

O empoderamento feminino é um dos pilares da luta das mulheres pelo desenvolvimento de uma sociedade igualitária e mais justa entre os gêneros. Afinal, já passou da hora das mulheres terem os mesmos direitos que os homens, não é mesmo?

Durante anos as mulheres tiveram seus direitos negados para assumirem posições de liderança na sociedade. 

Isso ocasionou uma série de situações e fatores prejudiciais para o gênero feminino. Por exemplo, diferenças salariais, falta de representatividade, dentre outros.

Sendo assim, é essencial saber o que é e quais os princípios e influência do empoderamento feminino no desenvolvimento da sociedade. Por isso, a Fênix preparou esse artigo completo sobre o tema. 

Quer saber mais detalhes? Então vamos nessa! Acenda os Incensos no seu ambiente, harmonize seu lar e se prepare para acompanhar esse conteúdo enriquecedor conosco. Boa leitura!

O que é empoderamento feminino?

Em primeiro lugar, é necessário entender que empoderamento feminino se trata do incentivo à cada mulher na busca de encontrar o poder e determinação individual

Ou seja, o empoderamento feminino destaca, fortalece e reconhece o papel fundamental da mulher na sociedade. 

Como dito inicialmente, é um dos pilares da luta das mulheres por uma sociedade que seja mais justa e ofereça direitos iguais aos gêneros.

Além disso, saiba que o termo empoderamento, que vem do inglês empowerment, cresceu devido aos movimentos feministas na internet.

Contudo, mesmo com esse crescimento, muitas mulheres têm dificuldade de serem empoderadas no dia a dia. Isso por causa do machismo que ainda está instaurado na cabeça ultrapassada de algumas pessoas.

Por isso, é necessário continuar na luta pela representatividade feminina e direitos igualitários.

Várias mulheres reunidas em uma palestra. Imagem ilustrativa para texto empoderamento feminino.

Entenda mais sobre a proposta do empoderamento feminino

A princípio, é necessário mencionar a falta de igualdade de gênero que ocorre na sociedade há anos. Aos poucos as mulheres estão conquistando o devido espaço. 

São lutas das mulheres os temas fundamentais como: direito ao voto, igualdade corporativa, racismo, sexismo, violência doméstica, saúde, dentre outras bandeiras essenciais para a sociedade.

No entanto, mesmo que tenham conquistado alguns direitos, outros ainda parecem ainda distantes. 

Por isso, é importante seguir com o debate para arrumar essa situação atual. Até porque já passou da hora de acabar com essa desigualdade. Os direitos devem ser iguais, independente sexo, raça ou religião.

A desigualdade de gênero no Brasil atual 

Qual o nível da desigualdade de gênero no Brasil atualmente? Vamos lá! De acordo com o  ODS – Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades 2022, o Brasil chegou na 78º posição no ranking que realiza medição de 144 países.

Segundo a Agência Brasil, esse índice é um relatório que faz a avaliação e evolução dos países em objetivos e metas de Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030 da ONU.

Além disso, é preciso mencionar as recomendações desta pesquisa para otimizar o progresso na igualdade do gênero. 

Entre algumas delas estão: investimento em infraestrutura social e serviços públicos, acabar com a falta de dados do gênero, investimento na criação de espaços e apoio para movimentos feministas, entre outros.

Quais princípios pautam o empoderamento feminio?

O empoderamento feminino é a consciência coletiva, feita por meio de ações para destacar e fortalecer as mulheres e desenvolver a igualdade entre os gêneros. 

E quais são os princípios do empoderamento feminino? Em relação ao empoderamento feminino, é importante saber que a ONU – Organização das Nações Unidas lançou os princípios de empoderamento das mulheres. Confira alguns deles abaixo!

  • Liderança corporativa para iguais para os dois gêneros;
  • Tratamento igualitário para homens e mulheres no trabalho, respeitando os direitos humanos e sem discriminação;
  • Garantia de saúde, bem-estar e saúde igualitária para homens e mulheres;
  • Capacitação, educação e desenvolvimento profissional para as mulheres;
  • Apoio ao empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento do gênero;
  • Garantir igualdade de gênero por meio de iniciativas voltadas ao ativismo social.
Mulher em empresa, representando o empoderamento feminino.

Atitudes para exercitar o empoderamento feminino

Como ter atitudes que favoreçam o empoderamento feminino? Mesmo que a situação atual ainda não seja das melhores, você precisa ter em mente que a luta pelos direitos iguais precisa continuar.

Isso porque muitos direitos já foram conquistados, o comportamento da sociedade está em mudança e a tendência é que evolua ainda mais com o tempo. Por isso, é necessário tomar algumas atitudes. Veja algumas delas a seguir!

  • Mentalidade empoderada: O ponto de partida é ter em mente que atuar no dia a dia de maneira mais empoderada faz diferença.
  • Seja responsável por você mesma: Seja você mesma, tenha responsabilidade de assumir suas próprias decisões. Você está no comando das escolhas da sua vida.
  • Não tenha medo de experimentar: Todas as mulheres sabem que existem um conjunto de regras silenciosas que muitas vezes as restringem.
  • Se mantenha bem informada: Ao se manter bem informada, você terá sempre os argumentos necessários para contestar informações que não reconhecer ser a correta. Isso é muito importante no empoderamento feminino, devido a quantidade de temáticas que as mulheres lutam para tornar os gêneros igualitárias.

Quer acompanhar mais sobre autoconhecimento? Continue acompanhando a Fênix!

Depois de acompanhar a leitura desse artigo, você já sabe o que é empoderamento feminino, não é verdade?

Além disso, como você pôde perceber no artigo, quando se fala no empoderamento feminino, é necessário saber a importância dela para o desenvolvimento da sociedade.

O empoderamento femino é essencial para as mulheres reconhecerem seu papel de direito na sociedade, de forma igualitária e sem imposição sobre o lugar da mulher.

Durante anos, as funções das mulheres na sociedade se resumiam a cuidar dos filhos e do marido, enquanto os homens saíam para trabalhar. Devido à luta das mulheres, essa mentalidade está mudando. Por isso, a luta deve ser contínua!

E então quer saber mais sobre autoconhecimento? Venha conhecer a Fênix Incensos. Além dos acessórios para harmonizar seu ambiente e garantir boas energias no seu lar, aqui você terá acesso a uma variedade de conteúdos.

Entre os temas abordados estão temas como: harmonia, ancestralidade, positiva, harmonia e muito mais! Para ter acesso a esses conteúdos é bem simples. Basta acessar o Blog da Fênix. Venha nos visitar!

Por fim, em relação ao empoderamento feminino, precisamos fazer uma última menção: o lugar da mulher é onde ela quiser. A luta por igualdade continua!

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES