Conheça os principais benefícios da meditação para a rotina diária

Conheça os principais benefícios da meditação para a rotina diária

3 minutos de leitura

Alguns minutos de prática diária são suficientes para que você sinta os benefícios da meditação. Essa técnica milenar oriental, baseada na respiração e na concentração, ganhou o mundo por seus efeitos positivos na saúde do corpo e da mente e no processo de autoconhecimento.

Como forma de verificar os relatos e as experiências vividas pelos praticantes de meditação, pesquisadores começaram a realizar diversos estudos sobre o tema e obtiveram resultados surpreendentes. Muito do que as filosofias orientais já diziam há milhares de anos foi comprovado pela ciência.

Neste post, destacamos os principais benefícios da meditação que, sem dúvida, deixarão sua rotina muito melhor. Continue a leitura e confira!

Redução do estresse e da ansiedade

O estresse e a ansiedade são reações naturais do nosso corpo quando enfrentamos situações difíceis ou desafiadoras. Porém, quando esses sentimentos são intensos e persistentes, podem causar diversos problemas de saúde física e mental.

Foi comprovado que a meditação auxilia na redução dos níveis de adrenalina e de cortisol — hormônios relacionados a transtornos ansiosos e estresse — e no aumento da produção de endorfina, dopamina e serotonina — neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e felicidade.

Aumento da atenção e da memória

No momento da meditação, o cérebro sofre algumas alterações estruturais, com o aumento da densidade da massa cinzenta no hipocampo — área relacionada à aprendizagem e à formação e ao armazenamento das memórias — e no córtex pré-frontal — responsável por atenção, raciocínio e lógica.

Com isso, observou-se uma melhora considerável dessas funções em pessoas que meditam regularmente. Essa descoberta mostra que essa prática milenar traz não só sensação de paz e relaxamento como também benefícios cognitivos e psicológicos.

Melhora na qualidade do sono

Quem tem problemas para dormir também pode se beneficiar da prática da meditação. As técnicas de respiração e concentração ajudam o corpo e a mente a relaxar por completo, afastando o excesso de pensamentos e as preocupações da rotina.

A meditação tem sido muito usada como tratamento alternativo em casos de insônia, ajudando a reduzir ou eliminar o uso de medicamentos, que podem causar dependência ou ter efeitos colaterais adversos.

Fortalecimento do sistema imunológico

Outra descoberta interessante está relacionada à influência da meditação no fortalecimento da imunidade. Durante a prática, as áreas cerebrais ligadas aos pensamentos positivos são estimuladas e ativadas, promovendo bem-estar psicológico.

Esse estado de satisfação plena também intensifica a atividade da telomerase — enzima que atua na manutenção das células do sistema imunológico. Com isso, o organismo se fortalece e aumenta a produção de anticorpos, ficando menos suscetível ao desenvolvimento de doenças.

A meditação traz ainda outros benefícios, como melhora do sistema cardiovascular, alívio dos sintomas da depressão e diminuição das alterações de humor. Com o domínio das técnicas de respiração e concentração, é possível meditar em qualquer hora e lugar para alcançar o equilíbrio entre corpo, mente e alma.

Gostou de saber quais são os principais benefícios da meditação no seu dia a dia? Deixe um comentário contando suas experiências e como essa prática tem ajudado você a ter mais qualidade de vida!

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19 Responses

  1. Medito a 15 anos, mas eu meditava repetindo o mantra muito rápido, por isso eu acho que eu não tinha melhores resultados, mas de uns 6 meses que eu estou repetindo o mantra mais devagar é que eu estou sentindo melhores resultados.

  2. Estou meditando ha dois meses, mas a meditação já me trouxe resultados imediatos. tenho 63 anos e tinha problemas sérios e crônicos de aprendizagem, pensei que não tinha mais jeito pra mim, não tinha concentração e nem foco nas minhas atividades, era preciso muita leitura pra que eu pudesse falar algo daquela leitura, pois esquecia de tudo o que eu lia, um dia um psicólogo entendeu a minha situação e mandou que eu fizesse meditação atenção plena e como eu não tinha nada a perder mesmo fui experimentar essa prática, mas nunca mais quero deixa-la, pois já me trouxe muitos benefícios, estou muito feliz, encontrei a paz, a alegria, é como se eu estivesse experimentando coisas novas, muito bom, muito bom, muito bom, sou muito grata por essa técnica milenar que muita . gente não dá importância, e eu era uma dessas muita gente

    1. Cara sempre que vc se perder em seus pensamentos vc deve voltar para a respiração , se concentre em respirar e inspirar sempre que perder o foco .

  3. Gostei muito dos benefícios……estou passando por um momento difícil, sou muito ansiosa, faz dois dias que comecei, espero que me ajude, obrigada.

    1. Olá Luciana,

      Obrigado por nos enviar uma mensagem 🙂

      Diversos especialistas dizem que meditar ao acordar é uma prática muito recomendada, pois sua mente está descansada e sem tantas preocupações que podem aparecer durante o dia.

      Além disso é uma excelente forma de iniciar o dia com mais presença, direcionamento de suas intenções e equilíbrio, assim você pode mentalizar as coisas boas que quer criar em seu dia, fazendo com que seu centramento e paz interior se manifeste ao longo do dia.

      Tenha um excelente dia com as melhores vibrações

      Um grande abraço

      Equipe Fênix

  4. Boa noite, Lu! É muito comum não conseguir concentração nos primeiros dias, meses. Nossos pensamentos, preocupações que vem enquanto meditamos, são como nuvens…ou seja, deixe-os vir e ir passando, não se apegue a nenhum deles. Continue, insista, trabalhe sua respiração e com o tempo, verás que, tu já estás meditando tranquila e obtendo excelentes resultados. O segredo e resistir e persistir! vai dar certo, pois eu era como tu, agora, depois de muita disciplina e exercício, a concentração já vem naturalmente. Com um tempo, tu vais conseguir meditar até em uma fila de banco, ou numa espera de uma consulta médica. Boa sorte!

  5. ” A partir de hoje, vou ter a meditação como um elemento de cura ou seja, um remédio para a alma e para o espirito, no mundo contemporâneo em meio tantas informações e ruidos, precisamos ouvir a nossa voz interior e apreciar esse elemento básico para nossa existência! “

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