Confira 3 ensinamentos de Osho que vão melhorar o seu dia!

Confira 3 ensinamentos de Osho que vão melhorar o seu dia!

3 minutos de leitura

Compaixão, liberdade e harmonia são alguns dos temas centrais dos ensinamentos de Osho. Líder espiritual indiano, ele atraiu milhares de seguidores — conhecidos como sannyasins — para participar de retiros de meditação e viver em comunidade.

Rajneesh Chandra Mohan Jain nasceu em 1931 no estado de Madhya Pradesh, na Índia. Completou seus estudos acadêmicos aos 20 anos e começou a lecionar Filosofia na Universidade de Jabalpur. Por vários anos, ministrou palestras e participou de debates públicos nos quais contestava as religiões tradicionais e apresentava ideias polêmicas para a época.

Na década de 1960, abriu um centro de meditação na cidade de Puna e mudou seu nome para Bhagwan Shree Rajneesh. Lá, começou a se dedicar exclusivamente à liderança espiritual e ao desenvolvimento de técnicas meditativas. Fundou o movimento Rajneesh e, já no final de sua vida, passou a ser chamado de Osho — palavra em japonês que designa um sacerdote budista.

Seu legado atravessou oceanos, transpôs fronteiras e resistiu ao tempo, levando-o a ser reconhecido como uma das personalidades mais influentes do século XX. Muitas de suas ideias permanecem atuais e podem nos ajudar a ter um dia a dia mais leve e feliz. Confira neste post 3 ensinamentos de Osho que farão você enxergar a vida de outra maneira!

1. Autoconhecimento

Um dos grandes objetivos de Osho era ajudar o ser humano a despertar para que pudesse conhecer a si mesmo, encontrar espiritualidade e sentido na vida. Segundo ele, a consciência é a resposta para o autoconhecimento, mas isso só pode ser alcançado quando nos libertarmos dos conhecimentos prévios, dos nossos ideais e do ego.

Ao vivermos cada momento com aceitação extrema, estaremos em direção ao autoconhecimento. Para ele, “o homem nasce com uma potencialidade desconhecida, misteriosa. Sua face original não está disponível quando ele vem ao mundo. Ele tem de encontrá-la. Ela vai ser uma descoberta, e aí está sua beleza. E essa é a diferença entre um ser e uma coisa”.

2. Resgate da infância

Na visão de Osho, a infância é o último estado de inocência. Quando as pessoas começam a ser instruídas, elas perdem o encantamento, a fonte da sabedoria de tudo que é belo e da busca real. Segundo ele, “o encantamento o conduz na aventura de conhecer os mistérios da vida”.

O líder espiritual incentivava o adulto a olhar o mundo como uma criança, construindo castelos de areia e correndo atrás de borboletas para recuperar sua capacidade de se encantar, pois “o conhecimento funciona como uma parede; a inocência funciona como uma ponte”.

3. Compaixão

“Somente a compaixão é terapêutica, porque tudo o que é doença no homem é causado pela falta de amor. Tudo o que está errado com o homem está de alguma forma associado ao amor. Ele não tem sido capaz de amar ou ele não tem sido capaz de receber amor. Ele não tem sido capaz de compartilhar o seu ser. Essa é a miséria. Isso cria toda sorte de complexos internamente”.

A passagem acima faz parte de um discurso proferido por Osho e mostra a importância da compaixão para a manutenção da saúde espiritual. Ele dizia que a compaixão é o florescimento supremo do amor e quem a alcança está no topo do mundo, não tendo nenhuma limitação.

Seguindo os ensinamentos de Osho, você será capaz de refletir sobre o que pode mudar na sua vida para deixá-la cada dia melhor!

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer a trajetória e as ideias de um dos grandes líderes espirituais dos últimos tempos.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest