Aprenda o que são chakras e como eles podem melhorar a sua vida

Aprenda o que são chakras e como eles podem melhorar a sua vida

3 minutos de leitura

Você já ouviu falar, mas não sabe o que são chakras? Eles podem ser conceituados como pontos de absorção de energia em diferentes aspectos do nosso corpo e da nossa alma, como emocional, corpo e mente.

Ao todo, nós temos sete chakras, que são classificados por cores — vermelho, terra, laranja, amarelo, rosa ou verde, azul e branco. Compreender o que esses vórtices energéticos representam é o primeiro passo para buscar o equilíbrio do seu corpo e da sua mente, de maneira que todos os cenários da sua vida fiquem em harmonia.

Para isso, além de conhecer os elementos, é importante saber se os chakras estão abertos ou fechados. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre cada um. Confira!

Quais são os sete chakras?

Os sete chakras (centro, em sânscrito) do nosso corpo são listados de baixo para cima. Todos eles estão ligados ao seu sistema endócrino e cada um é associado a uma glândula. Agora que já sabe o que são chakras, conheça-os. 

1. Chakra básico — vermelho

O chakra básico, ou sacro, é conhecido como muladhara (em tradução, suporte) pelos hindus. Fica na base da coluna vertebral, mais precisamente na região do períneo, e está associado às necessidades humanas básicas, como comer e dormir.

2. Chakra sexual — laranja

Também conhecido como segundo chakra e swadhisthana, o chakra sexual está localizado na região do ventre. Então, nas mulheres e nos homens é associado, respectivamente, aos ovários e aos testículos. Em razão disso, é o responsável por energizar toda a região urinária e genital.

3. Chakra umbilical — amarelo

Os hindus o chamam de manipura (cidade das joias). Ele se encontra dois dedos acima do umbigo e está relacionado ao pâncreas. Tem forte influência sobre o nosso poder pessoal, ou seja, nossas emoções de raiva, rancor, medo e outras. 

4. Chakra cardíaco — verde

Cardíaco, ou anahata, é o chakra que fica próximo ao coração. Trata-se do ponto que energiza o nosso sistema cardiorrespiratório. Por isso, é vinculado ao amor, à compaixão, ao equilíbrio e à expressão sentimental.

5. Chakra laríngeo — azul-claro

Nomeado de vishuddha (purificador de sangue) pelos hindus, o laríngeo é o quinto chakra e está localizado na garganta. É o responsável pela verbalização e expressão de pensamentos.

6. Chakra frontal — azul-escuro

Conhecido popularmente como o terceiro olho, o ajna (centro de controle, em sânscrito) fica entre as sobrancelhas. Esse chakra controla todos os outros e os comandos do corpo, e representa os nossos pensamentos e o nosso raciocínio.

7. Chakra coronário — violeta

O último chakra, ou sahashara, fica no topo da nossa cabeça, pois é o que controla a glândula pineal. Por isso, com ele, nos conectamos ao plano espiritual e ao conhecimento do nosso Eu superior.

O que significa ter um chakra aberto ou fechado?

Ter um chakra fechado significa que você está com algum bloqueio ou falha de energia. Em contrapartida, os chakras abertos indicam que tudo está fluindo com equilíbrio.

Dessa maneira, quando sentimos raiva, ansiedade e emoções baixas, em geral, é sinal de que algum ou alguns chakras estão bloqueados, principalmente se você está em ambientes pesados, estressantes ou nos quais não se sente bem.

Entender o que são chakras é entender o equilíbrio do corpo e da mente. Eles são os responsáveis por manter ou não a nossa sintonia, e cada um se encarrega de um aspecto emocional e intelectual. No entanto, se estiver com algum deles bloqueado, existem técnicas e práticas para alinhá-los, como o reiki, a meditação e o yoga.

Gostou de conhecer os seus chakras? Para ficar por dentro de mais assuntos que ajudem o seu campo emocional e intelectual, siga as nossas redes sociais e acompanhe as nossas novidades. Esperamos você no Facebook, no Twitter, no Instagram, no Google+ e no Pinterest!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Responses

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest