Aprenda o que é mindfulness e como colocá-lo em prática

Aprenda o que é mindfulness e como colocá-lo em prática

3 minutos de leitura

Você está acostumado a pensar milhares de coisas ao mesmo tempo? Preenche sua cabeça com preocupações futuras ou anseios do passado? Pois bem, você precisa saber o que é mindfulness e como essa concepção tem o grande potencial de tornar sua vida mais feliz e completa.

Continue conosco e saiba como aplicar pequenas mudanças na sua rotina para encarar o dia a dia com mais tranquilidade e consciência, de acordo com práticas do mindfulness!

O que é mindfulness?

O nome, por si só, já passa uma impressão de plenitude e grandeza, não é mesmo? Mindfulness significa “atenção plena” ou “consciência plena” e foca em estar atento às experiências do momento.

Em outras palavras, o mindfulness é um estado mental que é atingido quando focamos no momento presente, ou seja, quando nos tornamos conscientes do que somos e do que estamos fazendo, sem reagir excessivamente ao que acontece em volta de nós.

Pode até parecer trivial, mas o que acontece é que, na maioria das vezes, deixamos de viver o presente e nos perdemos com pensamentos apegados ao passado ou nos tornamos ansiosos com o que está por vir.

Como praticar o mindfulness?

Confira, a seguir, práticas que têm o potencial de lhe trazer para o momento presente e, consequentemente, garantir mais plenitude e qualidade de vida.

Comece devagar e busque por constância

Sabemos que mudar determinados hábitos comportamentais que cultivamos durante muitos anos não é tarefa fácil. Para tanto, comece devagar.

Muitas pessoas pensam que, para praticar o mindfulness, é preciso meditar, mas você pode introduzir esse estilo de vida colocando atenção plena nas tarefas e atividades do dia a dia. Observe seus sentimentos e como você reage a diferentes situações.

Mantenha o foco na respiração

A respiração é uma das principais fontes de energia do corpo humano. Ela tem a capacidade de coordenar os mais diversos comportamentos e sentimentos de acordo com sua frequência.

Mas o que acontece é que não prestamos muita atenção nessa função fisiológica — que é uma excelente ferramenta para controlar o estresse.

Quando você foca na respiração, automaticamente se direciona para o momento presente e toma consciência das situações ao seu redor. Isso pode acontecer durante a prática da meditação ou em outros momentos durante o dia.

Portanto, perceba sua inspiração e expiração e veja como, em poucos segundos, você sente um bem-estar singular e coloca sua perspectiva no momento presente.

Separe um tempo para você

Não adianta: adotar novos hábitos sempre exigirá certa disposição e ânimo. Mas à medida que você começar a praticar o mindfulness, perceberá uma paz interior indescritível ao ver que a sua percepção de autoconhecimento também aumenta.

Separe um tempo para começar a adotar essa prática e realmente entender o que é o mindfulness e seus benefícios. Uma boa alternativa é encontrar um período durante a manhã, antes de encarar os desafios do dia.

Você também pode praticar o mindfulness quando estiver em situações de estresse ou que exigem certo controle emocional. Com o passar do tempo, você vai perceber que consegue agir de maneira mais racional. Então, passará a encontrar soluções melhores para os problemas e a analisar as situações sob outra perspectiva.

Entendeu o que é mindfulness e como é fácil praticar essa concepção? A consciência respiratória e o foco no momento presente têm o potencial de nos trazer o sentimento de abundância, o que nos faz sentir mais gratidão e alegria na vida.

Para aproveitar o assunto, que tal entrar em contato consigo mesmo de maneira ainda mais profunda? Leia nosso post sobre a importância do autoconhecimento. Até lá!

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