5 livros sobre xamanismo que você precisa ler!

5 livros sobre xamanismo que você precisa ler!

3 minutos de leitura

Se você chegou até aqui, é porque se interessa pelo xamanismo, certo? Basicamente, o xamanismo é composto por uma série de rituais e crenças ancestrais, vindos da América do Norte e do Norte da Ásia, com o objetivo de despertar a consciência espiritual em cada indivíduo. A melhor maneira de se aprofundar no assunto é descobrindo os principais livros sobre xamanismo disponíveis no mercado.

Podemos dizer que existem inúmeros títulos, e de diferentes autores, que explicam desde o conceito de cultura xamânica até algumas instruções de práticas para que os leitores consigam realizá-las no dia a dia e, com isso, aproximem-se da natureza e elevem o nível de consciência.

Pensando nisso, e para ajudá-lo nessa tarefa, listamos, neste post, uma pequena bibliografia que, certamente, ajudará você a mergulhar de vez nesse universo. Acompanhe a leitura e saiba mais!

1. Xamanismo e as técnicas arcaicas de êxtase (Mircea Eliade)

O primeiro livro que temos para indicar é o “Xamanismo e as técnicas arcaicas de êxtase”. Escrito por Mircea Eliade, essa é considerada a primeira obra da história a aborda, de fato, o que é o xamanismo.

Ao longo da leitura, você conseguirá entender a fundo a origem e o funcionamento desse fenômeno — desde os seus aspectos históricos até a análise do seu simbolismo e da mitologia. Ou seja, esse é o principal livro para aqueles que desejam começar um estudo detalhado sobre essa cultura tão rica e repleta de informações.

2. Alucinações Reais (Terence Mckenna)

“Alucinações Reais” é um dos livros sobre xamanismo que você precisa ter em sua biblioteca. Escrita por Terence Mckenna, essa obra conta sobre uma viagem, realizada pelo autor e pelo seu irmão, na Floresta Amazônica.

Durante a aventura, os viajantes foram em busca de substâncias psicodélicas naturais, presentes na selva, e que fizeram com que essa experiência fosse extremamente marcante. Muito além de narrar apenas uma viagem, o livro mostra como o misticismo foi relevante durante essa trajetória, já que houve muitas visões e muitos insights reveladores que mudaram a vida dos irmãos.

3. A serpente cósmica (Jeremy Narby)

“A serpente cósmica”, de Jeremy Narby, é um livro que conta a história pessoal do autor. Nele, Jeremy aborda assuntos bastante relevantes para o xamanismo, como o DNA e a história de diversos povos indígenas.

A ideia do autor era que esses temas fossem abordados de forma clara e dinâmica, para que pudessem ser facilmente compreendidos por leitores fora do mundo acadêmico.

Boa parte das histórias contadas no enredo utiliza metáforas e imagens, como forma de quebrar a linguagem técnica e proporcionar mais facilidade no entendimento.

4. O guia da floresta (Alex Polari de Alverga)

Em 1992, Alex Polari de Alverga lançou o livro “O guia da floresta”. Nessa narrativa surpreendente, o autor conta os detalhes do encontro entre um ex-guerrilheiro com o seu “padrinho”, ou “mentor”, chamado Sebastião do Santo Daime.

Tal fato acontece em uma floresta, cheia de mistérios capazes de fazer com que a história fique ainda mais envolvente. Além disso, no decorrer do enredo, o leitor tem a oportunidade de descobrir as razões que fizeram com que o protagonista se interessasse e começasse a utilizar a poderosa ayahuasca.

5. O alimento dos deuses (Terence Mckenna)

Também escrito pelo norte-americano Terence Mckenna, “O alimento dos deuses” é um livro que traz uma pesquisa completa e detalhada sobre o uso de plantas naturais e psicodélicas dentro da cultura xamânica primitiva.

Nessa narrativa, o autor cria um paralelo entre a diferença do uso dessas substâncias, capazes de expandir a consciência humana, e a utilização das drogas. Esse, nada mais é, do que um estudo aprofundado sobre a dinâmica humana por meio do vasto universo vegetal. Vale a pena ler!

Viu só? Depois de todas essas dicas, ficou fácil construir a sua biblioteca repleta de livros sobre xamanismo. Agora que você já está por dentro do assunto, não perca tempo e compartilhe o post com os seus amigos nas redes sociais. Sem dúvidas, eles vão adorar conhecer mais sobre o assunto!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Response

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest