Você conhece o olíbano? Saiba mais sobre essa resina aromática

Você conhece o olíbano? Saiba mais sobre essa resina aromática

5 minutos de leitura

Provavelmente, você já ouviu falar de olíbano. Afinal, a resina de olíbano foi apreciada por milhares de anos por numerosas culturas e é até mencionada em textos religiosos populares.

Nos tempos antigos, a preciosa substância era tão valiosa quanto o ouro e frequentemente associada a reis e realezas.

E, de acordo com uma reportagem, essa resina aromática fazia parte da rotina de beleza de Cleópatra, rainha do Egito, devido a sua variedade de benefícios.

Embora o olíbano não valha tanto agora quanto antes, ele continua a ser valorizado e muito procurado ainda hoje. Mas o que é olíbano e o que o torna tão especial?

Continue lendo esse artigo e saiba a origem dessa resina aromática, seus benefícios e como utilizá-la. 

O que é olíbano? 

O olíbano é a seiva seca das árvores do gênero Boswellia, particularmente da Boswellia sacra. Essas árvores crescem em Omã, Iêmen e África, incluindo Somália e Etiópia. 

Quando seca, a seiva é queimada como incenso e acredita-se que tenha várias propriedades medicinais.

Os produtores de olíbano furam a árvore usando uma ferramenta tradicional semelhante a um cinzel. Em seguida, sai desse buraco uma seiva branca leitosa.

A primeira seiva não é coletada e acredita-se que limpe as impurezas da madeira, de acordo com um guia turístico de Omã entrevistado pela BBC

Depois de seco, o buraco é alargado e aprofundado, assim que a seiva sai e fica seca, ela é coletada cerca de duas semanas depois.

Este processo de vazamento é repetido várias vezes, em vários pontos ao longo do ano, dependendo da região. 

Quando as árvores são danificadas, naturalmente ou pelo homem em um processo chamado striping, elas secretam uma seiva espessa que se torna uma resina aromática dura e dourada quando seca. 

A sua resina é frequentemente queimada como incenso para fins religiosos, cerimoniais e energéticos. Na verdade, o termo olíbano vem do francês antigo, “francencens”, que significa “incenso de alta qualidade”.

Mas você sabia que também é útil para fins medicinais? Por exemplo, os moradores das regiões onde o olíbano vem, fazem a mastigação de pedaços de resina como uma forma natural de aspirina. 

Quando a resina seca do olíbano é destilada a vapor, os óleos dentro da resina, que dão ao olíbano suas propriedades, são extraídos e condensados em um recipiente resfriado. 

Com isso, formam um óleo essencial rico, esfumaçado e bonito, que tem todos os benefícios da resina, mas com ainda mais formas para ser usado.

O seu óleo está rapidamente subindo na lista dos óleos essenciais mais populares à medida que mais e mais pessoas aprendem sobre sua utilidade.

Qual origem do olíbano?

Você já deve ter lido ou escutado quando criança, que o olíbano foi um dos três presentes trazidos ao menino Jesus pelos três reis magos, de acordo com o Evangelho de Mateus.

Como dizemos acima, ele vem de vários tipos diferentes de árvores Boswellia que crescem em regiões secas, rochosas e áridas, como a Península Arábica e a África. 

Depois que os pedaços de pedra são reunidos, eles são colocados para secar. O olíbano da mais alta qualidade é prateado e transparente ou com uma leve coloração verde. O incenso marrom-amarelo é o tipo mais facilmente disponível e mais barato. 

As terras produtoras de olíbano em Omã são talvez a fonte mais conhecida e antiga do material. É comercializado lá há milhares de anos e enviado em barcos para o Mediterrâneo, Índia e China. 

O olíbano tem cheiro almiscarado e cítrico. Já foi muito mais valioso e procurado, em parte devido aos seus supostos benefícios à saúde. Mas os estudos modernos fizeram com que o interesse pelo material fosse retomado, já que ele pode ter propriedades anti inflamatórias. 

Infelizmente, as árvores Boswellia estão em declínio, em parte devido ao aproveitamento excessivo de árvores para atender ao aumento da demanda, bem como às mudanças climáticas. 

Quais os benefícios do olíbano?

Agora que abordamos de onde vem e o que é o olíbano, vamos falar sobre alguns benefícios. Ele está disponível na forma de resina, óleo essencial e florais. 

Mas antes de entrarmos nos membros individuais da notável família do olíbano, aqui estão algumas de nossas maneiras favoritas de usá-lo:

Auxilia na meditação

O olíbano pode ajudar a acalmar e reduzir o estresse, estimular a cura emocional e apoiar a calma e a reflexão.

Previne e minimiza rugas, imperfeições da pele e cicatrizes

O olíbano é muito cicatrizante e rejuvenescedor para a pele. Pode ajudar a regenerar as células da pele e contém propriedades antioxidantes, tornando-o excelente para promover a saúde geral da pele.

Remédio para acne

O olíbano é uma excelente escolha para o tratamento da acne, pois tem qualidades anti-sépticas ao mesmo tempo que é extraordinariamente curativo e suave. Perfeito para peles sensíveis!

Alivia dores leves, inflamação, tensão muscular e dores de cabeça

As propriedades antiinflamatórias e analgésicas do olíbano o tornam útil para o alívio da dor, especialmente em relação a dores de cabeça e tensão muscular geral.

Auxilia na respiração

O olíbano estimula a função pulmonar saudável, ajudando a liberar a respiração, bem como a limpar a congestão e o muco.

Como utilizar olíbano?

Ele pode ser utilizado em um inalador, difusor ou em qualquer uma de suas misturas de cremes favoritos.

Você pode fazer o seu sérum anti-rugas ou pomada para cicatrizes adicionando o olíbano em algum creme indicado para essa finalidade.

Use em um soro ou loção facial, lavagem facial ou spray facial. Combine com lavanda para ainda mais poder de combate à acne!

Outra forma de utilizá-lo, é adicioná-lo a um outro óleo e aplicá-lo diretamente em uma área de interesse. Para dores de cabeça, aplique na nuca e na testa. Mastigue um pedaço da resina para obter um efeito semelhante ao da aspirina.

Colocá-lo em um inalador ou difusor durante os períodos de doença ou alergia. Você pode fazer uma mistura com o olíbano e esfregar no peito ou queimar a resina para ajudar na respiração.

Seja na forma de resina, ou como óleo, o olíbano pode ser sim considerado um verdadeiro tesouro. Aqui na Fenix Incensos Naturais ele pode ser encontrado em incensos, in natura, ou em forma de spray, produzido com o óleo essencial de olíbano. Conheça nossos produtos à base de olíbano e  experimente todos os benefícios que essa resina aromática pode proporcionar. 

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest