sábado, fevereiro 24, 2024
Anúncio
InícioAromaterapiaConfira um guia completa sobre a lavanda e saiba agora como aproveitar...

Confira um guia completa sobre a lavanda e saiba agora como aproveitar seus benefícios

Você sabia que a lavanda tem uma grande quantidade de propriedades que ajudam a aumentar nossa qualidade de vida?

Pois saiba que essa planta, além de linda, ajuda a aliviar dores, tratar a pele, combater o estresse e a ansiedade, entre muitos outros benefícios.

Pensando nisso, a Fênix decidiu produzir este conteúdo para falar melhor sobre a lavanda e mostrar tudo o que ela tem a oferecer.

Além disso, você vai conferir dicas de como utilizá-la em seu dia a dia e usufruir das vantagens que ela proporciona para a nossa vida.

Já adiantamos que são muitas opções de uso, como em incensos, banho, chá e muito mais!

Sendo assim, leia este artigo até o final. Boa leitura!

Conheça a lavanda e suas características

A Lavandula angustifolia, mais conhecida como simplesmente lavanda, é uma planta da família Lamiaceae, que é o mesmo grupo de plantas como manjericão, hortelã, sálvia e alecrim.

Essa é uma planta bastante duradoura, que pode viver por até 20 anos quando cultivada em boas condições.

Em relação à aparência dela, podemos dizer que é muito bonita, sendo um arbusto aromático que costuma medir cerca de 60 centímetros.

Além disso, ela tem flores de cor roxa, o que contribui ainda mais para a sua linda aparência.

Vale comentar, também, que suas flores possuem níveis altos de óleos essenciais. Por sinal, esse é um produto respeitado e reconhecido mundialmente.

A lavanda é uma planta que possui diversas propriedades medicinais, bem como serve para outras funções, como na cosmética e perfumaria.

Além disso, é interessante comentar que a planta tem baixa toxicidade. Suas flores são ricas em néctar, o que faz com que atraiam diversos polinizadores, como as abelhas.

Mas a lavanda não serve apenas para a produção de óleos essenciais, cosméticos e outros produtos de higiene e limpeza. Afinal, ela serve, ainda, como item ornamental.

Com tantas qualidades, não é de espantar que muitos países cultivem a lavanda, como a Espanha, França e Itália. 

Além disso, outros países produzem produtos de lavanda em larga escala, como o Japão, Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

Sendo assim, é interessante saber mais sobre para que serve a lavanda. Para isso, leia o próximo tópico.

Para que serve a lavanda: principais propriedades 

Mulher cheirando as flores de lavanda.

Provavelmente, você já deve ter utilizado diversos produtos de lavanda aí na sua casa. Afinal, é muito comum encontrá-los no mercado.

Por isso, a lavanda se faz presente no dia a dia de inúmeras pessoas, seja em produtos de higiene, cuidados pessoais, entre outros.

Mas você sabe para que ela serve e quais são os benefícios que essa planta oferece para o ser humano? Abaixo, separamos uma lista com algumas de suas propriedades. Confira!

  • Alivia dores;
  • Funções adstringentes e antioxidantes;
  • Calmante natural;
  • Propriedades cicatrizantes, anti-sépticas e bactericidas;
  • Ação analgésica;
  • Reduz ardores pós-sol;
  • Ajuda a combater a insônia;
  • Alivia cólicas menstruais;
  • Propriedades sedativas.

Como você pode perceber, a lavanda colabora para o nosso bem-estar por vários motivos. Por isso, é importante utilizá-la sem medo.

No próximo tópico, vamos falar melhor sobre os benefícios que essa planta nos traz. Sendo assim, continue a leitura!

Confira os benefícios da lavanda 

Chegou o momento de você conhecer os benefícios da lavanda com mais profundidade. Com certeza, você vai querer utilizá-la de alguma forma na sua rotina.

Muitas pessoas optam pelo óleo essencial da planta, já que o produto concentra as propriedades naturais da lavanda.

Por exemplo, você sabia que a lavanda pode ajudar a trazer mais bem-estar? Isso é possível porque ela tem propriedades calmantes, estimulantes, cicatrizantes e muito mais.

É por essa razão que o óleo essencial de lavanda vem sendo cada vez mais utilizado. No entanto, existem outros produtos que também usam a planta, conforme você vai ver mais adiante.

A partir de agora, vamos focar nos benefícios que ela traz para a nossa vida. Confira!

Combate insônia 

Recentemente, estudos revelaram que inalar óleos essenciais ajuda a combater um problema que atinge diversas pessoas: a insônia.

Porém, vale destacar que as pesquisas concluíram que a inalação de óleos essenciais é uma opção de tratamento para os casos leves do problema para dormir.

Ainda assim, um dos óleos que se comprovou ajudar no tratamento é o de lavanda. Uma boa notícia é que ele não apresenta efeitos colaterais para quem o utiliza.

O que se acredita é que o óleo essencial dessa planta ajuda a aumentar a atividade de ondas cerebrais ligadas ao relaxamento.

Além disso, ele diminui a atividade das ondas cerebrais que nos mantém alerta, permitindo que o sono apareça.

Hoje em dia, já se fala em higiene do sono, que é um conjunto de ações que ajuda a induzir o sono, e o uso do óleo de lavanda é uma das práticas recomendáveis.

Alivia problemas respiratórios

A lavanda ajuda a aliviar problemas respiratórios, como tosse, asma, bronquite, laringite, gripe, e congestão nasal.

Para isso, você deve colocar 4 gotas do óleo essencial em água quente, cobrir a cabeça com uma toalha úmida e inalar o vapor.

Ajuda a tratar pele e cabelo 

Imagem de produtos e cosméticos que são feitos de lavanda.

Outro benefício da lavanda é que o óleo essencial da planta serve para o tratamento da pele. Com isso, é comum utilizá-lo na produção de cosméticos.

Afinal, ele ajuda a tratar lesões de pele e a deixá-la mais saudável. Por exemplo, sua ação antioxidante colabora na prevenção do envelhecimento precoce.

Já sua propriedade calmante é ótima para tratar a pele exposta a queimadura de sol, enquanto a ação cicatrizante se deve ao fato de a lavanda ser antisséptica e anti-inflamatória.

Além disso, ela é adstringente, de modo que atua na gordura que as glândulas sebáceas produzem, sendo útil para o tratamento contra a acne.

Para o cabelo, a lavanda é ótima para o tratamento da alopecia aerada, que causa a queda dos fios.

Redução de estresse e ansiedade 

O grande benefício da lavanda é sua propriedade calmante. Com isso, ela funciona como ansiolítico, reduzindo o estresse e a ansiedade.

Desse modo, ao inalar o óleo de lavanda, a pessoa pode se sentir mais calma. Neste caso, é interessante usá-lo na aromaterapia.

Assim, é possível diminuir sentimentos que causam estresse, de modo a equilibrar a mente.

Auxilia no combate a depressão 

A depressão é uma doença que precisa de acompanhamento médico. No entanto, o óleo essencial de lavanda pode ajudar a complementar o tratamento.

Isso porque, ele diminui os sintomas da depressão e ajuda a pessoa a se sentir mais disposta para fazer as atividades do dia a dia.

Assim, vale destacar que a lavanda é uma ótima aliada na busca pelo equilíbrio físico e mental.

Um bom desodorante natural 

Isso é possível graças à propriedade antisséptica da planta, que minimiza a produção de micro-organismos e bactérias.

Com isso, o óleo de lavanda é ótimo para combater o mau cheiro de axilas e das mãos. Para isso, basta usar algumas gotas depois do banho.

Descubra como utilizar a lavanda no seu dia a dia 

vasilhas e velas ao lado de planta lavanda.

Agora que você já sabe que a lavanda é uma planta que oferece inúmeros benefícios, é interessante descobrir formas de utilizá-la diariamente.

Sendo assim, separamos algumas dicas para que você implemente a lavanda na sua rotina, para que você possa usufruir dos benefícios que ela tem a oferecer.

Aproveite óleos essenciais 

Uma das melhores maneiras de usar a lavanda é por meio do seu óleo essencial. Por exemplo, você pode usá-lo em massagens relaxantes.

Isso porque, as propriedades da planta ajudam a aliviar, como você já viu, a ansiedade e o estresse, bem como as tensões musculares.

Além disso, seu efeito analgésico ajuda a diminuir dores de cabeça e em outras partes do corpo.

Assim, para usar o óleo essencial em massagens, basta diluir duas gotas em um pouco de óleo vegetal específico para massagens.

Você também pode usar o óleo essencial de lavanda diretamente no local desejado e massageá-lo com suavidade durante alguns minutos.

Mas você também pode usá-lo na aromaterapia, para sentir mais tranquilidade e relaxamento. Neste caso, você pode optar por um difusor.

Para isso, coloque 10 gotas do óleo em água no seu difusor e deixe o equipamento funcionar pelo tempo que quiser.

Use incensos 

O incenso de lavanda serve para ajudar a levar as suas preces ao céu, pois fazer pedidos com o incenso aceso ajuda a elevar a espiritualidade.

Além disso, ele ajuda a purificar nossa aura, equilibrando nossos sentimentos e emoções.

Por isso, é recomendável usá-lo principalmente durante as manhãs para que os dias sejam mais harmônicos e leves.

Além disso, o incenso de lavanda atrai sorte, desenvolvimento psíquico e proteção, bem como é ótimo para o combate à insegurança, ao desânimo e à timidez.

Outro benefício desse incenso é a harmonia das relações familiares, trazendo mais bem-estar para os moradores da sua casa.

Vale comentar, ainda, que ele proporciona uma sensação de relaxamento ao corpo, causando o aumento do nosso bem-estar.

Banho com a planta

Outra forma de relaxar seu corpo e sua mente é preparar um banho relaxante de lavanda.

Afinal, a água quente aumenta sua propriedade calmante. Consequentemente, o banho de lavanda ajuda a diminuir tensões, estresse, distúrbios do sono, entre outras sensações.

Outra opção é fazer um banho de assento com a lavanda, pois isso ajuda a resolver infecções vaginais.

Para o banho com a planta, basta colocar 100 gramas de flores ou 10 gotas do óleo essencial na água em que você vai tomar banho.

O chá de lavanda 

Imagem de xícara com chá.

Você sabia que é possível beber o chá da lavanda? Pois saiba que essa é uma das principais formas de uso da planta.

Com isso, é possível usufruir das propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos e respiratórios, ansiedade, insônia, dores de cabeça e estresse.

A seguir, confira uma receita simples para fazer chá de lavanda.

  • Coloque 1 colher de chá de flores de lavanda em 200 ml de água quente;
  • Espere cerca de 5 a 10 minutos para que ocorra a infusão;
  • Coe o chá e sirva em seguida.

Faça compressas

Outra maneira de aproveitar os benefícios dessa planta é fazer compressas. Afinal, isso ajuda a aliviar a dor de cabeça, ardência de queimaduras leves e cólicas menstruais.

Para isso, aqueça um pouco de água em uma temperatura confortável para entrar em contato com a sua pele.

Em seguida, coloque algumas gotas do óleo essencial. A medida ideal é uma gota a cada 100 ml de água.

Depois disso, molhe uma gaze ou toalha com essa mistura, remova o excesso de água e faça a compressa  na área que você deseja tratar.

Por exemplo, se sua intenção for aliviar a dor de cabeça, coloque o pano úmido sobre as têmporas.

Já se você quiser aliviar o desconforto das cólicas menstruais, aplique a compressa sobre o ventre.

Recomenda-se que você mantenha a compressa durante alguns minutos no local. Assim, se o tecido esfriar, basta mergulhá-lo outra vez na sua mistura.

Mas atenção para o caso de compressa para aliviar queimaduras leves, pois, neste caso, é adequado usar água fria.

Encontre lavanda na Fênix! 

Agora, você sabe o quanto a lavanda pode melhorar a sua qualidade de vida. Por isso, vale muito a pena inseri-la no seu dia a dia.

Afinal, basta lembrar da grande quantidade de benefícios que ela oferece e a variedade de formas que você pode usá-la.

Sendo assim, seja com incensos, óleo essencial, cosméticos e até mesmo fazendo o chá da planta, o importante é aproveitar os benefícios que ela nos proporciona.

Neste caso, saiba que você encontra uma série de produtos de lavanda na Fênix Incensos. Assim, acesse o nosso site e escolha o seu produto favorito.

Todos os nossos produtos valorizam ingredientes naturais, de modo que, se você aprecia o contato com a natureza, vai gostar dos nossos incensos e demais produtos.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Portanto, se quiser conferir nossos outros conteúdos, continue no Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES