Descubra o que são óleos essenciais e como usá-los

Descubra o que são óleos essenciais e como usá-los

3 minutos de leitura

Você já deve ter passado por uma situação assim, em algum momento da vida: a sensação agradável do aroma do bolinho de chuva fritando em uma cozinha, do café sendo passado no filtro de pano, de um jardim com flores perfumadas ou alguém usando uma colônia marcante. Tudo isso pode remeter a memórias afetivas que causam uma sensação agradável de aconchego. Os aromas realmente têm efeito sobre as nossas percepções e nossos sentidos. Diante disso, uma pergunta: você sabe o que são óleos essenciais?

Talvez você tenha ouvido falar, mas ainda não entendeu como eles podem causar benefícios semelhantes àquelas sensações que mencionamos no início do texto, capazes de acalmar ou de estimular, dependendo do seu objetivo e uso.

Vamos aprender mais o que são esses óleos e como eles atuam em nossas vidas? Continue a leitura!

O que são óleos essenciais e como eles funcionam?

Os óleos essenciais são produzidos a partir de substâncias liberadas pelas plantas e que proporcionam benefícios ao organismo por meio da aromaterapia. Assim, têm propriedades que podem “limpar”, acalmar ou estimular, dependendo do tipo de óleo essencial escolhido.

Para obtê-lo, é usada uma técnica de extração que pode ser tanto por meio de prensagem a frio quanto de destilação. São retirados de flores, frutos, troncos, folhas ou raízes das plantas.

Quais os benefícios?

Os óleos essenciais são naturais e têm propriedades diferentes, de acordo com os elementos de onde são extraídos. Alguns deles, como o eucalipto ou a canela, podem ter ação antisséptica e anti-inflamatória. Outros podem ajudar na expectoração ou serem diuréticos.

Seus aromas também podem agir contra a insônia, provocando o relaxamento, como é o caso da verbena ou da menta. Usados em difusores, higienizam e purificam o ar do ambiente.

Como usar os óleos essenciais e quais são os principais aromas?

Os óleos essenciais podem ser usados na pele, desde que diluídos em gordura vegetal, facilitando a absorção pelo organismo. Outra forma de obter os benefícios das substâncias é colocá-las em um difusor.

Por meio do calor, os difusores espalham o perfume do óleo essencial pela casa, atuando em suas percepções e sensações por meio do olfato. Por fim, esses óleos estão presentes em sprays para serem utilizados nos ambientes, deixando-os perfumados.

Veja a seguir quais são as propriedades dos óleos essenciais mais conhecidos!

Alecrim

O alecrim é considerado um aliado do sistema nervoso, ajudando a manter o foco e a memória, além de aliviar dores de cabeça e até mesmo sensações de exaustão. Também estimula o sistema circulatório, prevenindo o surgimento de varizes e má circulação.

Camomila

A camomila é bem conhecida pelo chá com efeito calmante, mas seu óleo essencial é perfeito para o alívio de dores. Pode ser usado para uma infinidade delas, como as musculares, as de ouvidos, de cabeça e até dor de dente.

Nos problemas de pele, a camomila ajuda a tratar acne, feridas, dermatites, eczemas, entre outros. Assim como no chá, os problemas digestivos também podem ser aliviados com o uso desse óleo essencial.

Lavanda

A lavanda é uma das mais versáteis entre as plantas usadas para a extração dos óleos essenciais. Se o problema for estresse e agitação nervosa, ela é perfeita, pois evita a insônia. O combate à depressão e à ansiedade também têm a lavanda como forte aliada.

Além disso, atua como antisséptico; pode ser usada em picadas de insetos, cicatrizando a pele e aliviando a dor ou a coceira. Problemas respiratórios e digestivos também são problemas que podem ter o óleo essencial de lavanda como combatente.

Eucalipto

Se você estiver em busca do alívio dos problemas respiratórios, como asma, rinite, sinusite ou congestão, o eucalipto é a essência ideal. Mais do que isso, ele ajuda a fortalecer a imunidade. Em sua casa, pode agir como purificador dos ambientes, repelente de insetos e desinfetante. Na aromaterapia, é indicado para melhorar a concentração e a produtividade, pois age como estimulante mental.

Agora que você já sabe o que são óleos essenciais, já pode começar a inseri-los no seu dia a dia, deixando a sua casa sempre perfumada e com aquela sensação boa de aconchego que os perfumes são capazes de provocar em nós. Ah, e não deixe de escolher aqueles que são mais adequados às suas necessidades.

Gostou do nosso artigo? Que tal aprender mais e descobrir quais são os tipos de meditação e suas diferenças?

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Response

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest