Confira o que é benjoim e conheça suas propriedades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Para descobrir o que é benjoim, também chamado de bálsamo de monge, pense em um aroma marcante, amadeirado, com um leve toque doce e que traz muita tranquilidade.

A resina da planta — que produz o incenso e o óleo essencial — apresenta propriedades terapêuticas, além de ser ideal para harmonizar ambientes, pois consegue mandar embora as energias negativas.

Quer conhecer mais sobre o benjoim, seus benefícios e as melhores formas de utilizá-lo? Então acompanhe o post que preparamos para você!

Afinal, o que é benjoim?

O benjoim é extraído do benjoeiro, uma árvore de grande porte nativa de Sumatra (Indonésia), mas que também é cultivada na China, no Camboja, no Vietnã e na Tailândia. Desde os tempos antigos, a substância é utilizada por monges tibetanos, povos árabes e indianos. Seu uso se difundiu para a Europa e depois para as Américas, chegando ao Brasil.

É utilizado em cerimônias de cunho religioso, como budistas, hinduístas, de culturas afro-brasileiras e também de religiões do Ocidente.

Quais são suas propriedades?

A queima do incenso de benjoim proporciona um aroma agradável e que dura por bastante tempo. Entre os principais benefícios estão suas propriedades terapêuticas: ele age como um excelente expectorante e antisséptico, pois tem ação bactericida e antifúngica. Além disso, favorece a circulação sanguínea.

Sua fragrância marcante tem um poder relaxante, o que ajuda a equilibrar o humor e espantar o estresse, assumindo, assim, um poder antidepressivo. Auxilia ainda a induzir o sono, ou seja, pode ser muito útil para quem sofre com insônia.

Benefícios espirituais

Além disso, o benjoim é conhecido também por seus benefícios espirituais, visto que atrai prosperidade e promove a limpeza de energias ruins do ambiente. Dessa forma, é ideal para casas, locais de trabalho e templos sagrados.

Com o espaço “livre e mais leve”, a pessoa consegue se concentrar melhor, ter a criatividade aflorada e realizar as atividades do dia a dia com mais tranquilidade.

Como o benjoim pode ser utilizado?

O óleo do benjoim é obtido da goma extraída do caule de sua árvore e depois é misturado ao álcool produzido com a própria madeira do benjoeiro. O interessante é que todo esse processo é 100% artesanal. Essa substância origina os incensos e os defumadores e tem amplo uso como fixador de perfumes e na prática da aromaterapia.

O óleo essencial pode ser friccionado na pele, favorecendo, por exemplo, a cicatrização e prevenindo infecções. Já o uso em forma de vapor (utilizado em inaladores ou umidificadores) é bastante eficaz para limpar o sistema respiratório.

A queima do incenso, que pode ser feita a qualquer hora do dia, traz bem-estar espiritual, na medida em que promove uma limpeza energética. É, portanto, um grande aliado para quem gosta de meditar e precisa de paz no ambiente.

Agora você já sabe o que é benjoim e entende por que fazer a queima do seu incenso é importante, principalmente se sentir que o ambiente “está carregado”. A vantagem é que, apesar de leve, seu aroma permanece por bastante tempo, proporcionando uma completa sensação de bem-estar.

Quer adquirir o incenso de benjoim ou outros incensos naturais e artesanais? Confira a linha completa da Incenso Fênix!

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Compartilhe este post com mais pessoas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

5 Responses

  1. É medicinal como tudo ou quase tudo que se encontra na natureza , não tem nenhum poder sobrenatural ….. Tem utilização na cura de feridas e desinfecção das mesmas e também protege a árvore e o ecossistema de fungos e pragas

Posts relacionados

Dicas, novidades e 12% OFF no seu primeiro pedido. Cadastre-se!