sábado, junho 15, 2024
Anúncio
InícioAromaterapiaComo purificar o ambiente com aromaterapia: confira dicas!

Como purificar o ambiente com aromaterapia: confira dicas!

A rotina intensa da vida profissional ou pessoal tem feito com que as pessoas cada vez mais busquem momentos de maior autoconhecimento e bem-estar. Por isso, entender como purificar o ambiente pode ajudar na melhora da qualidade de vida.  De modo geral, a aromaterapia é uma técnica que utiliza aromas de óleos essenciais para harmonizar […]

A rotina intensa da vida profissional ou pessoal tem feito com que as pessoas cada vez mais busquem momentos de maior autoconhecimento e bem-estar. Por isso, entender como purificar o ambiente pode ajudar na melhora da qualidade de vida. 

De modo geral, a aromaterapia é uma técnica que utiliza aromas de óleos essenciais para harmonizar a casa, o escritório e proporcionar um ambiente mais tranquilo. 

Após essa breve introdução, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como purificar o ambiente. Entenda o funcionamento do difusor de óleo essencial, os benefícios da aromaterapia e os aromas mais utilizados. 

Como purificar o ambiente: conheça o difusor de óleo essencial

Um difusor é um utensílio muito importante para a prática da aromaterapia. Afinal, ele é capaz de transformar o ambiente a partir da utilização de um óleo essencial, através da inalação. 

Todos os tipos de difusores funcionam através do olfato, que leva os aromas dos óleos até o sistema nervoso e desencadeiam os sentimentos e emoções de cada essência. O funcionamento deles pode ser a umidificação, o aquecimento da água ou o uso contínuo.

Com isso, o difusor pode ser dividido entre uso pessoal, como um colar, e de ambiente, como difusores ultrasônicos, elétricos ou à vela. Ótima escolha para quem busca saber como purificar o ambiente.

Para colocar os difusores em prática, basta escolher o óleo essencial de sua preferência e despejar no recipiente disponível de cada equipamento ou colar. A partir disso, o calor ou a umidificação vão liberar as partículas essenciais e aromatizar o ambiente.

De modo geral, os difusores ultrasônicos e de LED costumam ser os mais utilizados, seja em casa ou em ambientes de trabalho. Sendo assim, são objetos bonitos e também ótimos para serem usados como decoração.

O que é aromaterapia?

Mulher relaxando ao fundo e objeto para aromaterapia. Imagem ilustrativa para texto como purificar o ambiente.

O termo aromaterapia vem do grego “aroma”, com significado de odor agradável e “therapeia” que significa tratamento. Desse modo, a aromaterapia pode ser considerada um tratamento através de odores dos óleos essenciais.

Foi o francês René Maurice Gattefossé, ainda no século XX, durante a Primeira Guerra Mundial que desenvolveu esse termo. O químico realizava pesquisas sobre a lavanda para tratamentos dos soldados feridos durante os combates. 

Portanto, a aromaterapia é considerada um processo terapêutico natural, que se baseia nos benefícios de essências para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Ou seja, deve ser tratada como uma terapia natural, preventiva, alternativa e curativa.

Óleo essencial na aromaterapia

Agora que você já sabe o que é a aromaterapia, é possível entender a importância do óleo essencial para o desenvolvimento dessa prática, certo? Sendo assim, eles são encontrados e extraídos da natureza, como plantas, folhas, raízes ou sementes.

Com isso, ao serem utilizados nos difusores para a prática da aromaterapia além de perfumarem o ambiente, garantem que suas propriedades beneficiem as pessoas, de acordo com sua ação terapêutica.

Entender essa característica é fundamental para distinguir os óleos essenciais das essências, produtos sintéticos e aromáticos, mas sem benefícios terapêuticos. 

Entre os vários efeitos fisiológicos que os óleos essenciais podem proporcionar, destacamos propriedades antivirais, cicatrizantes e antissépticas. Além disso, garante também diversos benefícios psicológicos, atuando na melhora da saúde mental. 

Principais benefícios da prática

Como podemos perceber, o uso dos óleos essenciais através da aromaterapia é extremamente benéfico para a saúde. Por isso, essa prática vem se tornando cada vez mais utilizada, seja para crianças ou para adultos.

Cada óleo essencial é especializado em algum tipo de benefício, seja ele físico ou psicológico. Entretanto, na sua grande maioria, proporcionam um ambiente mais tranquilo, sensação de relaxamento e diminuição da ansiedade e estresse. Confira mais:

  • Redução de sintomas de ansiedade; 
  • Estimulação do sistema imunológico;
  • Diminuição da insônia e melhora na saúde do sono;
  • Redução de dores musculares;
  • Tratamento de problemas e doenças respiratórias;
  • Aumento da concentração e desenvolvimento cognitivo.

Óleos essenciais que ajudam a purificar o ambiente

Agora que você já conhece os benefícios e como funciona a aromaterapia, melhor conhecer alguns dos principais óleos essenciais, não é mesmo? Com isso, separamos os óleos, seus benefícios e dicas de como utilizá-los. 

Alecrim

frasco de óleo de alecrim. Imagem ilustrativa para texto como purificar o ambiente.

O óleo essencial de alecrim é um dos mais utilizados para a prática da aromaterapia. Natural da Ásia e do Mediterrâneo, o alecrim tem características de folhas estreitas e muito aromáticas. 

Entre as principais propriedades dessa planta e de seu óleo podemos destacar, propriedades digestivas, estimulantes e antissépticas. Por isso, tem a capacidade de proporcionar uma série de benefícios físicos e psicológicos.

Sendo assim, ele é muito bom para estimular a memória e melhorar a concentração. Além disso, é muito benéfico para problemas respiratórios e para a pele, principalmente na hidratação e produção de colágeno.

Desse modo, para obter os benefícios apresentados o óleo essencial de alecrim pode tanto ser usado em difusores como em poucas gotas na mão. Inclusive, sendo uma boa escolha para quem deseja saber como purificar o ambiente.

Lavanda

Já o óleo essencial de lavanda é extremamente benéfico para proporcionar um maior relaxamento, principalmente em casos de depressão e ansiedade. Afinal, suas principais características são a ação calmante, sedativo e anti-inflamatório.

Com isso, sua utilização, seja através de difusores ou de massagem, podem ser excelentes para o tratamento de feridas, queimaduras e coceiras intensas. Assim como, a melhora na qualidade do sono, principalmente em caso de insônia. 

Essas características fazem do óleo essencial de lavanda um dos mais procurados pelos adeptos da prática de aromaterapia. Certamente um dos óleos mais completos e estimulantes desse universo. 

Eucalipto

Por fim, temos também o óleo essencial de eucalipto, muito conhecido e podendo ser dividido em quatro tipos distintos. O mais conhecido é o eucalipto globulus, mas temos também o eucalipto citriodora, stageriana. 

Embora diferentes, a extração desses óleos acontece da mesma maneira, através da destilação a vapor das folhas e galhos da planta. Entre os benefícios, certamente, o mais impactante é o tratamento de problemas respiratórios.

Até por isso, o eucalipto é muito utilizado em saunas para melhorar a condição respiratória em decorrência das altas temperaturas. Portanto, pessoas praticantes da aromaterapia com problemas como bronquite e asma, se beneficiam do uso do óleo de eucalipto.

Além disso, ele também é indicado para a melhora de dores musculares e processos inflamatórios, como dores de garganta. Assim como, ajuda a diminuir a ansiedade e a sensação de solidão.

Como purificar o ambiente com aromaterapia

bandeja com acessórios para uso na aromaterapia.

Os vários benefícios apresentados até agora sobre os óleos essenciais através da aromaterapia também podem ser utilizados para a limpeza de ambientes. Ou seja, você pode utilizá-los para purificar e aromatizar diferentes itens e cômodos.

Para isso, utilizar os óleos essenciais corretos para a limpeza da cozinha ou de um banheiro é fundamental para proporcionar um ambiente mais saudável e harmônico. Assim como, saber como utilizá-los para uma limpeza energética.

Limpeza doméstica com óleos essenciais

De modo geral, os óleos essenciais mais utilizados para a limpeza doméstica são eucalipto, capim-limão, lavanda, melaleuca, cravo e tomilho. Com seus aromas inconfundíveis ajudam a limpar qualquer tipo de ambiente ou produto.

Para a limpeza da cozinha, por exemplo, o óleo essencial de capim-limão é excelente. Afinal, possui propriedades desengordurantes e ajuda a criar um aroma refrescante. Portanto, adicione 10 gostos do óleo, com uma xícara de água.

A partir dessa solução, espirre com um borrifador pelos utensílios da cozinha, como fogão, pias, geladeiras e bancadas. Além de proporcionar uma limpeza mais rápida e simples, ainda vai deixar um aroma delicioso durante o dia.

Outro óleo essencial muito utilizado para a limpeza doméstica é o de lavanda, por conta de suas propriedades anti-bacterianas e cheiro inconfundível. 

Portanto, para limpar superfícies de uma mesa, de uma bancada ou móvel, misture uma xícara de água com 10 gotas de óleo de lavanda.

Limpeza energética com óleo essencial

A aromaterapia também é muito utilizada para a limpeza energética de um ambiente. Por isso, é muito utilizada em locais com grande circulação de pessoas, como escritórios, salas e corredores. 

Entre os óleos essenciais mais utilizados, principalmente nos aromatizadores ultrasônicos, estão o óleo essencial de alecrim, de flor de laranjeira, de lavanda e de erva doce. Com eles é possível descarregar o ambiente e proporcionar um clima mais leve. 

Ou seja, ideal para que as pessoas possam exercer suas atividades da melhor maneira possível, evitando conflitos e divergências. Além de proporcionar um aroma delicioso e relaxante, tornando as pessoas mais sensíveis, calmas e concentradas. 

Óleos Essenciais é na Fênix Incensos

Neste conteúdo você viu como purificar o ambiente e entendeu um pouco mais sobre a prática da aromaterapia. Com isso, entender sua importância para a limpeza do ambiente, proporcionando bem-estar e harmonia. 

Para o processo de purificação são utilizados os óleos essenciais que proporcionam benefícios físicos e psicológicos. Na Fênix Incensos você encontra o que há de melhor para aromaterapia e óleos essenciais. 

Através deles é possível melhorar a qualidade do seu sono, diminuir sintomas de ansiedade e depressão, assim como dores musculares e problemas respiratórios. Além de perfumar o ambiente e purificação energética, você também pode usá-los para a limpeza doméstica.

Portanto, para que você entre para o universo da aromaterapia, entre os muitos óleos essenciais existentes, os mais utilizados são de alecrim, lavanda e eucalipto. 

Caso tenha interesse em acompanhar outros conteúdos para a melhora do seu bem-estar, acesse o Blog da Fênix e conheça novas dicas.

RELATED ARTICLES

1 COMENTÁRIO

  1. Estou fazendo um curso de massoterapia e quero incluir a Aromoterapia junto aos meus conhecimento dentro a massagem para beneficiar as pessoas no alivio as suas dores tanto físicas como emocionais…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES