Capim Limão, o revigorante da alma

Capim Limão, o revigorante da alma

3 minutos de leitura

Em qualquer país da Ásia em que se peça um ensopado, será possível notar que eles sempre colocam um pouquinho de Capim Limão por cima dos pratos. É um carinho para quem degusta, quase como um presente para a alma. 

O sabor cítrico do Capim Limão funciona como um alívio digestivo, trazendo uma sensação de calma para o corpo e o espírito.

Os asiáticos sabem, há muito tempo, que o Capim Limão (Cymbopogon citratus) é uma plantinha com diversas utilidades e não apenas para a gastronomia. 

É comum nas casas orientais deixar um punhado de Capim Limão na entrada para dar aquele cheirinho de frescor no lar. Ela é usada também para espantar os insetos.

Mas, há um efeito ainda mais importante desta planta e que é conhecido pelos ancestrais: ela ajuda a transformar estados de espíritos, fazendo com que se possa sair de pontos de irritação, tristeza ou braveza para uma sensação de mais serenidade. E não é nenhum milagre que faz isso, não. É a composição da planta que facilita essa mudança.  

O Capim Limão é composto, essencialmente, por: 

  • Citral 
  • Geranial + Neral
  • β-Mirceno
  • Geraniol
  • Óxido de Limoneno
  • 1,8-Cineol
  • Linalol

Pesquisas da UFPR, Universidade Federal do Paraná, apontam que o óleo da planta é capaz de prolongar o tempo de sonolência nos humanos. Além disso, possui propriedades analgésicas, atuando na via de transmissão nervosa do corpo, diminuindo a percepção das dores.

Então, na prática, significa que um dos efeitos sob o corpo é o de tirar o ser humano de um estado de emergência, seja ela causada por uma dor física ou emocional, passando para estados menos urgentes e de mais calma, como quem vai serenando.  

O Capim Limão, promove, portanto, um frescor para os momentos de tensão, dor, irritação, fazendo com que a pessoa que está ali naquele ambiente onde o óleo foi utilizado se sinta mais leve e menos presa às dores e ao nervosismo. 

A simbologia do deixar ir

Um dos rituais mais praticados pelos orientais é o de permitir que os pensamentos negativos, as dores e até as doenças possam ser levadas por meio de fumaças (e aí está a importância do incenso para os orientais), mas também por meio de oferendas feitas às divindades. 

Uma das formas de também demonstrar que está deixando algo para trás é acender luminárias com pedidos dentro e permitir que o vento as leve. E isso é um rito tão comum, praticado há tantos séculos pelos orientais, que acabou virando festivais, como os das Luminárias Flutuantes da Tailândia, que ocorre uma vez por ano em Chiang Mai.

Festival Luminárias Flutuantes Chiang Mai

As luminárias servem, para os tailandeses, como um fio condutor de formas pensamentos e teriam o mesmo efeito que o Capim Limão, que é o de promover uma mudança de pensamento, contribuindo para percepção mais leve e calma da vida. Como quem diz: “eu posso deixar isso ir”.  E, a partir disso, passamos a enxergar as situações com menos ansiedade e irritação.

Já experimentou borrifar nosso Home Spray de Capim Limão no ambiente? Traga todo o frescor e a renovação para dentro da sua casa ou escritório. 

Que tipo de ritual você já fez para deixar ir embora os pensamentos mais pesados? Conta pra gente nos comentários.

Incensos naturais e
artesanais desde 1990

Acesse nossa loja online para conhecer
nossos produtos naturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe este post com mais pessoas!

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no pinterest
Pinterest