O Patchouli ficou conhecido principalmente nas décadas de 60 e 70 como o perfume da Geração Paz e Amor.
E, desde então, vem sendo usado na indústria da perfumaria e cosmética, passando a ser adotado pelas grandes grifes. É um tipo de aroma que ajudou a definir alguns perfis olfativos de perfume das marcas mundiais.
O que é o Patchouli?
Cientificamente, a planta foi classificada pela primeira vez pelo botânico Pelletier-Sautelet, nas Filipinas. Acreditava-se que o país era o centro da origem da espécie. Porém, na Índia foram encontradas diversas referências à Patchouli, principalmente nas literaturas antigas. As escrituras faziam referência ao uso da planta tanto para fins medicinais, como para uso em rituais religiosos, já há centenas de anos.
O gênero Pogostemon clabin Benth é um tipo de planta composta por aproximadamente 80 espécies. É encontrada, principalmente, no sul e sudeste da Ásia e também na China e América do Sul.
Quais as propriedades terapêuticas da Patchouli?
Pesquisas apontam para diversos usos da Patchouli para fins medicinais. Alguns deles são: tratamento de gripe comum, dor de cabeça, febre, vômito, indigestão e diarréia.
É utilizada, ainda, na medicina chinesa como um poderoso antifúngico.
Cientistas da Unisul, Universidade do Sul de Santa Catarina, estudaram os efeitos da inalação do óleo essencial para o corpo humano e descobriram que tem a capacidade de inibir células inflamatórias, diminuir citosinas pró-inflamatórias e reduzir edemas.
A Patchouli também atua sobre a energia vital do corpo, fazendo com que se tenha uma conexão profunda com o agora. Por isso, é tão indicada para as práticas meditativas, trazendo mais foco e centramento.
Em nosso site você encontra a Patchouli no formato Home Spray e Incenso.