sábado, fevereiro 24, 2024
Anúncio
InícioAromaterapiaAromatizador de ambientes: conheça os benefícios e como escolher um

Aromatizador de ambientes: conheça os benefícios e como escolher um

Você já pensou em usar um aromatizador de ambientes em sua casa ou em seu local de trabalho?

Pois saiba que, assim como os incensos, essa é uma excelente maneira de deixar seus ambientes sempre perfumados e mais agradáveis.

Além disso, os aromatizadores colaboram para a realização da aromaterapia, que ajuda a melhorar seu humor, aliviar dores, entre outras formas de melhorar o bem-estar.

Por isso, é interessante saber mais sobre os aromatizadores de ambiente e as vantagens que eles oferecem.

Neste artigo, você vai conferir essas e outras informações, como a relação do aromatizador com a aromaterapia, como escolher o melhor produto e dicas para escolher notas olfativas e aromas.

Se você se interessou pelo conteúdo, leia este artigo até o final. Boa leitura!

Como usar aromatizador de ambientes? 

Seja para ambiente doméstico ou empresarial, um aromatizador de ambientes pode fazer toda a diferença quando o assunto é conforto e bem-estar.

Em muitos lares em que se utiliza um aromatizador, as pessoas optam pelo difusor normal, que você utiliza em momentos específicos, como o spray, por exemplo.

Por outro lado, quem deseja usá-lo em empresas ou ambientes com fluxo intenso de pessoas pode optar pelo aromatizador de ambientes elétrico.

Seja qual for a sua preferência e o local em que deseja utilizá-lo, o fato é que o equipamento contribui para deixar os ambientes mais cheirosos e agradáveis.

Por exemplo, você pode utilizar um aromatizador em diversos ambientes da sua casa, como a sala de estar e o quarto.

Já nas empresas, é comum encontrá-los nas recepções, salas de espera e também em salas de reuniões.

Para usá-lo corretamente, é importante ler as instruções de uso enviadas pelo fabricante. Porém, normalmente, basta pingar algumas gotas do óleo essencial em um pouco de água e ligá-lo.

A partir disso, o ambiente fica perfumado, aumentando a sensação de conforto. Inclusive, esse conforto tem relação com a aromaterapia. 

Você já ouviu falar sobre isso? No próximo tópico, vamos comentar sobre a relação entre a aromaterapia e os aromatizadores de ambiente.

O aromatizador e os óleos essenciais para aromaterapia

O aromatizador é um elemento muito útil para quem gosta de praticar a aromaterapia com óleos essenciais.

Isso porque, qualquer modelo de aromatizador aceita o uso de óleos essenciais de todos os tipos e fragrâncias.

Por isso, para a aromaterapia com aromatizador, você pode escolher a essência de sua preferência, de acordo com seu gosto e com as energias que deseja atrair.

Além disso, os óleos essenciais contribuem para o tratamento de muitos sintomas. Por exemplo, o de capim-limão ajuda a afastar a sensação de cansaço da mente e do corpo.

Outro óleo essencial que você pode utilizar é o de laranja doce, que serve para deixar o ambiente mais alegre e diminuir os sintomas da ansiedade.

Portanto, uma dica é usar seu aromatizador ao final do dia, no momento em que for descansar. Certamente, ele vai ajudar a aumentar a sensação de bem-estar depois de um dia cheio de compromissos.

Como escolher aromatizador de ambientes?

aromatizador de ambientes em uma bandeja com óleos essenciais ao lado.

Conforme comentamos anteriormente, existem diversas essências para aromatizador, com variados perfumes e com diferentes significados.

No entanto, a primeira decisão que você precisa tomar é entre o uso de aromatizador normal ou elétrico. A boa notícia é que ambos costumam ser bem eficientes.

O único cuidado que você precisa tomar se escolher o aromatizador elétrico é com a voltagem, pois o ideal é que ele seja bivolt.

Caso contrário, certifique-se de que a voltagem seja compatível com a do local em que você irá utilizar o equipamento.

Vale comentar, ainda, que, caso você prefira uma opção que não precise ligar na tomada, existem os mais tradicionais, como sprays, difusores e velas aromáticas.

Em relação ao aroma, para deixar o ambiente mais agradável, normalmente, o ideal é usar um óleo essencial suave e gostoso, o que não é difícil, pois a grande maioria é muito cheirosa.

Ao escolher o seu aromatizador de ambientes ideal, é só começar a usá-lo e aproveitar as vantagens que ele oferece. 

Inclusive, no próximo tópico, vamos falar melhor sobre os benefícios do aromatizador. Por isso, continue a leitura.

Saiba quais as vantagens do aromatizador de ambientes 

Não é por acaso que os diferentes tipos de aromatizador de ambientes são muito queridos por inúmeras pessoas.

Afinal, só o bom cheiro que eles exalam no ambiente já é um grande benefício de usá-lo. No entanto, existem muitas outras vantagens.

Talvez você esteja se perguntando como ele pode ser tão vantajoso, e a resposta é simples. A maioria dos benefícios do aromatizador estão ligados com os benefícios da aromaterapia.

Por esse motivo, decidimos separar este espaço para comentar sobre as vantagens do aromatizador no seu dia a dia. Confira!

Melhorias na qualidade do sono

Infelizmente, a insônia é um mal que afeta milhares de pessoas no mundo todo. No Brasil, conforme dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), cerca de 73 milhões de pessoas convivem com esse problema.

O problema é que a insônia causa complicações que vão muito além da baixa qualidade do sono.

Isso porque, complicações no sono acarretam consequências, como baixa capacidade de raciocínio e prejuízos para a coordenação motora.

Sendo assim, os aromatizadores de ambiente podem ajudar a combater esse problema se você utilizar os óleos essenciais adequados.

Afinal, eles atuam no sistema límbico, ativando a amígdala, que regula o nosso comportamento e a autopreservação. Este caminho leva até o hipotálamo, que tem grande influência no sono. 

Por isso, é importante fazer sessões de aromaterapia 3 vezes ao dia por 20 minutos, para melhorar a qualidade do sono e se livrar da insônia.

Os óleos essenciais que você pode aplicar em seu aromatizador para essa finalidade são:

Lista com óleos essenciais para uso em aromatizador de ambientes.

Redução do estresse

Outro problema que vem afetando muitas pessoas atualmente é o estresse e a ansiedade. Por isso, a aromaterapia pode ser muito importante.

Afinal, como você viu anteriormente, os óleos essenciais conseguem chegar ao sistema límbico, que regula nossas emoções e comportamento.

Por isso, é interessante conhecer alguns óleos essenciais com propriedades calmantes, com o objetivo de reduzir o estresse.

Vale ressaltar que, como existem diversos níveis de estresse e ansiedade, há casos em que você pode tratá-los somente com o auxílio de terapias naturais.

Porém, mesmo os casos mais intensos, que precisam de intervenção médica, podem se beneficiar da aromaterapia. Portanto, veja uma lista com alguns óleos essenciais úteis para diminuir o estresse.

  • Óleo essencial de lavanda;
  • Óleo essencial de camomila;
  • Óleo essencial de rosa;
  • Óleo essencial de jasmim;
  • Óleo essencial de capim-limão;
  • Óleo essencial de ylang ylang;
  • Óleo essencial de laranja doce;
  • Óleo essencial de vetiver;
  • Óleo essencial de néroli.

Os óleos mencionados acima ajudam a acalmar o sistema nervoso, baixando a pressão arterial e a frequência cardíaca, consequentemente, reduzindo o estresse.

Sistema imunológico fortalecido

Diversos óleos essenciais contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico, o que é de extrema importância para evitar doenças.

Isso porque, os óleos que ajudam a fortalecê-lo possuem propriedades antivirais, anti-inflamatórias e antibactericidas. A seguir, listamos algumas opções que você pode usar em seu aromatizador de ambientes.

  • Óleo essencial de olíbano;
  • Óleo essencial de gengibre;
  • Óleo essencial de orégano;
  • Óleo essencial de eucalipto.

Assim, ao usar algum deles, você garante maior proteção contra infecções ao seu corpo.

Alívio de dores

Outro benefício de ter um aromatizador de ambientes é a possibilidade de usá-lo para ajudar no tratamento de dores.

Afinal, mesmo que a aromaterapia não possa substituir o tratamento médico para dores corporais, ela é uma alternativa para trazer conforto durante o tratamento.

Isso porque, alguns óleos essenciais ajudam a diminuir a dor física, principalmente aquelas causadas por cirurgias.

Para essa finalidade, é interessante escolher os óleos essenciais que listamos abaixo.

  • Óleo essencial de eucalipto;
  • Óleo essencial de jasmim;
  • Óleo essencial de camomila;
  • Óleo essencial de alecrim.

Assim, ao aplicá-los em seu aromatizador de ambientes, eles podem contribuir para o alívio de dores, do inchaço e de tensões.

Mais concentração e energia para atividades diversas 

mulher praticando atividade física.

Tem dias em que sentimos não ter energia para fazer atividades físicas, trabalhar, levar o pet para passear ou realizar qualquer outra atividade.

Isso acontece, entre outras razões, por causa da rotina cheia de atividades que precisamos cumprir, o que pode causar depressão, falta de concentração, entre outros efeitos.

Desse modo, é interessante utilizar determinados aromas em seu aromatizador, como os que vamos listar a seguir.

  • Óleo essencial de manjericão;
  • Óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • Óleo essencial de sálvia;
  • Óleo essencial de alecrim;
  • Óleo essencial de limão;
  • Óleo essencial de laranja.

Com isso, você pode aliviar a depressão, revigorar os sentidos, aumentar sua concentração e, também, melhorar o desempenho do seu cérebro.

Assim, fica mais fácil manter o foco nas suas obrigações, sem deixar cair a energia.

Perfuma o ambiente 

Provavelmente, quando você pensa em um aromatizador de ambientes, um dos primeiros benefícios que vem à sua mente deve ser o perfume agradável.

Essa é uma das principais vantagens de usar esse equipamento, pois ele deixa o ambiente perfumado de um jeito natural ao longo do dia.

Ou seja, com um aromatizador, você não vai precisar fazer esforço para que o ambiente se mantenha cheiroso.

Para escolher as fragrâncias certas para cada tipo de ambiente, é interessante saber quais mais combinam com cada espaço. Veja algumas dicas a seguir.

  • Para a cozinha: óleo essencial de eucalipto, de cravo, de laranja ou de limão;
  • Para o banheiro: óleo essencial de pinho, de limão, de menta ou de tea tree;
  • Para a sala de estar: óleo essencial de canela, tangerina ou limão;
  • Para o quarto: óleo essencial de aloe vera, de lavanda, de camomila romana, de manjerona ou de capim-limão;
  • Para o escritório: óleo essencial de alecrim, de limão ou de hortelã.

Dicas para escolher notas olfativas e aromas 

Pessoa usando um aromatizador em casa.

Você já parou para pensar que o cheiro do ambiente pode representar a sua personalidade? 

Por isso, é interessante saber escolher as fragrâncias para usar em seu aromatizador de ambientes.

Sendo assim, esse equipamento é um detalhe importante para a composição da decoração da sua casa ou escritório.

Uma forma de acertar em cheio no aroma para o seu aromatizador é conhecer um pouco sobre notas olfativas.

Neste caso, existem 3 grupos de notas olfativas. Um deles reúne as notas de saída, que é a primeira impressão da fragrância.

Outro grupo é o das notas de corpo, que dizem respeito ao cheiro principal da fragrância. Por fim, existem as notas de fundo, que colaboram para o perfume final que sentimos.

Além disso, os cheiros se dividem em aromas, de acordo com algumas características em comum. Confira alguns aromas a seguir.

  • Herbal: cheiros mais frescos, naturais e revigorantes;
  • Adocicado: fragrância mais aveludada, pungente, forte e sensual;
  • Cítrico: perfumes de frutas, com notas suaves e refrescantes;
  • Amadeirado: destaca o aroma da madeira, com notas mais secas;
  • Floral: perfumes que remetem ao cheiro de flores;
  • Especiado: fragrância que remete aos cheiros das especiarias orientais.

Agora você sabe como usar um aromatizador! 

Como você viu, há vários tipos de aromatizador de ambientes, que vão desde os tradicionais difusores e sprays, até os elétricos.

A melhor opção depende do seu gosto e do uso que você pretende fazer dele. Além disso, os perfumes que você utilizar também dependem da sua preferência.

Porém, lembre-se de que existe um jeito certo de usar o aromatizador para que ele possa cumprir sua função da melhor forma possível.

Diante de tantas vantagens que você conferiu ao longo deste artigo, agora não há motivo para não deixar seu ambiente sempre perfumado e, ainda, usar a aromaterapia a seu favor.

Para isso, utilize produtos naturais de qualidade, como a linha Home Spray 100% Natural da Fênix.

Assim, se você prefere aromatizar sua casa ou escritório com borrifadores, nossa linha é a ideal. Você encontra fragrâncias como, por exemplo, alecrim, olíbano e palo santo.

Além disso, em nosso site, você encontra diversos outros produtos naturais para outros tipos de aromatizador.

Esperamos que este artigo tenha sido interessante para você. Se quiser conferir nossos outros conteúdos, continue no Blog da Fênix.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Anúncio

POPULARES